Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da cultura organizacional e do clima organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores.
  • B. Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento, contudo, não substitui a formalização dos processos organizacionais.
  • C. Há pouca correlação entre cultura forte e rotatividade da força de trabalho.
  • D. O clima organizacional refere-se ao conjunto de processos responsáveis pela intensidade, a direção e a persistência para o alcance de determinadas metas organizacionais.
  • E. O clima organizacional se dá por pouca influência das pessoas que trabalham em uma organização.

Sobre o recrutamento de pessoal na organização, assinale a alternativa correta.

  • A. Quando o mercado de trabalho está em oferta, o processo de recrutamento nas organizações torna-se mais rígido e exigente em relação a esse processo.
  • B. A dimensão dos recursos humanos da organização independe das estratégias organizacionais, não devendo estar relacionadas.
  • C. A cultura organizacional é irrelevante no processo de recrutamento de pessoal na organização, pois nada tem a contribuir no processo.
  • D. Quando o mercado de trabalho está em procura, há grande investimento no recrutamento, com ofertas de salários elevados.
  • E. O recrutamento pode estar focalizado para manter o status quo ou concentrado na aquisição de competências necessárias ao sucesso organizacional.

Para se realizar um diagnóstico de necessidades de treinamento desenvolve-se uma pesquisa em três níveis:

  • A. dos recursos humanos.
  • B. das condições de trabalho.
  • C. o clima organizacional.
  • D. do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.
  • E. das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.

Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.

  • A. No estágio das operações concretas, Piaget estabelece que já se verifica um pensamento lógico bem estruturado e que as operações já repousam sobre proposições de enunciados verbais.
  • B. Piaget considera que a passagem das condutas sensório-motoras para as ações conceitualizadas ocorre sob a forma de uma revolução brusca, ao contrário do que é defendido por Vygotsky, que considera as zonas de desenvolvimento proximal como etapas de desenvolvimento conquistadas num processo lento e laborioso.
  • C. Para Piaget, no estágio sensório-motor já podem ser percebidas as operações propriamente ditas, bem como ações que expressam um pensamento lógico, ainda que incipiente.
  • D. Vygotsky considera que aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.
  • E. De acordo com Vygotsky, a criança já nasce com as funções psicológicas superiores e o próprio desenvolvimento biológico da criança correspondente a cada ciclo etário, promovendo o seu desenvolvimento cognitivo.

Com base no modelo bioecológico do desenvolvimento humano, analise as alternativas a seguir.

I. O ambiente/contexto ecológico é constituído por um conjunto de sistemas interdependentes vistos como organização de encaixe de estruturas concêntricas.

II. Para Bronfenbrenner, na compreensão do desenvolvimento humano, a herança genética é fundamental, definirá o desenvolvimento e se sobrepõe ao fenótipo.

III. Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário considerar o ambiente ecológico, o qual é composto por oito subsistemas.

IV. Desenvolvimento é o processo por meio do qual a pessoa se transforma e adquire uma concepção mais ampliada, diferenciada e válida do meio.

V. O desenvolvimento acontece na sucessão de estágios, sendo que em cada estágio o ego passa por uma crise. O desenvolvimento do indivíduo está relacionado ao seu contexto social, o qual influencia as crises.

Estão CORRETAS somente

  • A. I e IV.
  • B. II, III, V.
  • C. II, III, IV.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I e V.

Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.

I. Psicogenética (Piaget).

II. Psicossocial (Erikson).

III. Histórico-cultural (Vygostky).

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A. As teorias apontadas nas proposições I e III compreendem o desenvolvimento como estágios e/ou períodos que se sucedem.
  • B. Segundo a teoria apontada na proposição III, o nível de desenvolvimento real de uma criança define funções que já amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento.
  • C. As teorias apontadas nas proposições I e II apresentam como foco de estudo e pesquisa o desenvolvimento sócio-cognitivo.
  • D. Para a teoria apontada na proposição III, o adulto experiente atua como um mediador do conhecimento, enquanto que para a teoria apontada na proposição II, o adulto deve ser uma figura de afeto.
  • E. Para a teoria apontada na proposição I, o ponto crítico do desenvolvimento é a relação entre as bases biológicas do comportamento e os acontecimentos sociais, sendo o conceito fundamental o de sistema funcional do aprendizado.

Situações de emergência e desastres trazem efeitos impactantes sobre indivíduos, comunidades e nações, pois causam medo, insegurança e desequilíbrio. Lidar com o sofrimento em situações de emergência requer uma forma particular de atuação. Franco (2005; 2012) apontou que o objetivo da intervenção na crise desencadeada por desastres é resolver situações de grande pressão, em um período

  • A. reduzido e com uso de intervenção direta e focalizada, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam desenvolver novas estratégias adaptativas.
  • B. de seis meses e com uso de intervenção relativa, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam eliminar lembranças traumáticas.
  • C. ideal e com uso de intervenção profunda e substancial, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam elaborar estratégias de prevenção.
  • D. de um ano e com uso de intervenção mediada e confortante, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam compreender os danos sofridos.
  • E. contínuo e com uso de intervenção prolongada e significativa, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam partilhar responsabilidades afetivoemocionais com outros envolvidos.

O conjunto de escolhas de bem-estar para gestão da qualidade de vida no trabalho pressupõe uma visão integrada e dinâmica das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e se concretiza em programas, ações, ferramentas gerenciais, inovações tecnológicas, melhorias ergonômicas, dentre outras iniciativas, que ocorrem em alguns níveis de aplicação e decisão. O nível operacional externo refere-se

  • A. às condições de cada pessoa, como sua personalidade, história de vida, dinâmica de autoestima, grau de exigência para si, experiência profissional anterior, bons desempenhos comprovados, competências e habilidades identificadas, desejo de aprimoramento e ascensão.
  • B. a produtos e serviços realizados com os profissionais e recursos da própria organização, como: benefícios legais, treinamentos com pessoal interno, compartilhamento de políticas de equidade e justiça social, diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, paridade de gênero, integração geracional, primeiro emprego, habilidades nutricionais, arte e lazer, reciclagem, por exemplo.
  • C. à missão, valores, imagem da organização, impacto e posicionamento na comunidade e no mercado, especialmente integração com os demais eixos da organização, de forma a garantir o bem-estar pessoal e organizacional.
  • D. à formação e desenvolvimento de competências, lideranças e equipes, metas, atividades de mobilização, comunicação interna e externa, ou seja, a implementação da política, diagnóstico, ferramentas, orçamento e condições para difusão de um ambiente saudável e controle dos fatores de mal-estar.
  • E. á contratação de especialistas ou empresas especializadas em atividades de práticas saudáveis, como ginástica laboral, orientação nutricional, teatro educativo, suporte psicoterápico, semanas temáticas, consumo sustentável, competições esportivas, programas de preparação para a aposentadoria, dentre outros.

Muitas mudanças no mundo do trabalho constituem um cenário de risco para o bem-estar e para a saúde mental e física do trabalhador, favorecendo o desenvolvimento do estresse ocupacional e do burnout, que se configura como uma resposta multidimensional ao estresse caracterizada por comportamento e atitudes negativos em relação aos clientes, ao trabalho e às organizações. Trata-se de síndrome constituída pelas dimensões: exaustão emocional, despersonalização e

  • A. aceleração no ritmo da evolução das tarefas.
  • B. aumento do interesse interpessoal.
  • C. declínio da compreensão de sinais.
  • D. diminuição da realização pessoal.
  • E. proliferação de queixas sensoriais.inuição da realização pessoal.

Como destaca Cássia Regina de Souza Preto (2016), há situações de emergência nas quais o psicólogo terá de produzir um documento urgente a ser apresentado ao Juiz. Esse documento, via de regra, consiste em um breve relato da situação, com posicionamento técnico do profissional, sendo denominado

  • A. Laudo informativo.
  • B. Registro documental.
  • C. Prontuário provisório.
  • D. Relatório circunstanciado.
  • E. Briefing psicológico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...