Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que tange ao processo psicodiagnóstico, julgue os itens a seguir.

I Devido à ausência de padronização, as técnicas psicológicas são insuficientes para fundamentar conclusões de um processo psicodiagnóstico.

II Para ser considerado válido, um processo psicodiagnóstico pode fundamentar-se tanto em resultados advindos da aplicação de testes psicológicos quanto em técnicas psicológicas.

III As características do psicólogo responsável pela avaliação devem ser dissociadas da escolha dos instrumentos a serem utilizados no processo.

IV Observações e pesquisa documental são exemplos de técnicas psicológicas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

O abuso sexual pode ser considerado um grave problema de saúde pública, pois há índices significativos de incidência e vários estudos sobre os impactos físicos e emocionais causados às vítimas. Na perspectiva das consequências do abuso sexual, analise as afirmativas a seguir.

I. O abuso sexual pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da vítima, mas não para sua família.

 II. Nenhum sintoma psiquiátrico específico resulta universalmente do abuso sexual.

III. Crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual têm maior risco de apresentar problemas interpessoais e psicológicos.

IV. Transtorno de estresse pós-traumático e transtorno dissociativo são exemplos de possíveis sequelas psicológicas apresentadas pelas vítimas.

V. As experiências sexualmente abusivas podem comprometer o desenvolvimento humano, principalmente a saúde física das vítimas.

É CORRETO o que se afirma em

  • A. I e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

Trata-se de comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores. Este estilo é denominado liderança

  • A. flexível.
  • B. incentivadora.
  • C. orientada para resultados.
  • D. situacional.
  • E. diretiva.

A partir de estudos de base psicanalítica sobre relações dos educadores de instituições-abrigo e crianças abrigadas, Almeida de Sousa e colaboradores (In: Ferreira e Ghirardi, 2016) observam que o caráter de transitoriedade da instituição-abrigo

  • A. promove a desvalorização da instituição em relação à família e pode ser visto como impedimento para o estabelecimento de vínculos.
  • B. aumenta a probabilidade de adaptação e disponibilidade afetiva da criança à família que venha a abrigá-la definitivamente no futuro.
  • C. justifica o desestímulo à formação de vínculos afetivos da criança com profissionais das instituições, a fim de evitar novas rupturas de laços vivenciada por ela.
  • D. fundamenta a necessidade de uma atuação dos profissionais focada no aqui-agora, compatível com a curta duração do vínculo com a criança.
  • E. legitima a prioridade do regime disciplinar nas instituições- abrigo, com vistas a aumentar a probabilidade de êxito de uma adoção por família estruturada e funcional.

Em se tratando de instrumentos de avaliação em saúde mental, as escalas de avaliação permitem

  • A. a definição do prognóstico de uma doença, mas perdem funcionalidade no rastreamento de indivíduos que necessitem de tratamento específico.
  • B. a estimação da frequência dos sintomas, mas não têm função alguma na determinação da gravidade de uma doença.
  • C. a qualificação de características psíquicas, mas não comportamentais.
  • D. a determinação de diagnósticos clínicos.
  • E. a avaliação das características clínicas de uma doença ou mesmo a determinação do nível necessário de cuidado.

Sobre a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), marque a alternativa CORRETA.

  • A. A ACP propõe a transposição das categorias filosóficas para o plano empírico do trabalho cotidiano do profissional de psicologia, permitindo assim o enriquecimento da prática psicológica por meio da apropriação dos conceitos filosóficos.
  • B. Reconhece-se a influência da fenomenologia nas origens da ACP, por meio das contribuições de autores como Soeren Kierkegaard e de Martin Buber.
  • C. Definida como terceira via, a Abordagem Centrada na Pessoa faz importantes críticas à psicanálise e à teoria Behaviorista. Dentre elas, a definição estabelecida pela psicanálise sobre a influência da subjetividade do terapeuta no processo clínico.
  • D. Diferentemente de outras abordagens que tiveram sua origem na experiência clínica, a Abordagem Centrada na Pessoa surge a partir de um estudo sistematizado das bases filosóficas da Psicologia.
  • E. É possível perceber na ACP a presença de uma matriz cientificista. Esse aspecto é reforçado principalmente no início de seu trabalho por uma busca de comprovação científica dos dados observados na prática clínica.

A psicanálise freudiana foi bastante modificada por parte de seus discípulos ou seguidores e se desenvolveu em várias direções, por exemplo, a psicoterapia psicodinâmica é, em geral, mais

  • A. focal que a psicanálise clássica e, dentre outras táticas, evita a exploração dos desejos ou fantasias dos pacientes e a ênfase nas experiências passadas.
  • B. breve que a psicanálise clássica e, dentre outras táticas, põe o foco sobre o afeto e a expressão das emoções do paciente e a ênfase em experiências passadas.
  • C. pontual que a psicanálise clássica e, dentre outras táticas, não valoriza tentativas dos pacientes de evitar tópicos ou de envolver-se em atividades que obstruem o progresso da terapia, colocando o foco no futuro.
  • D. simples que a psicanálise clássica, pois, dentre outras táticas, não se propõe a identificar modelos nas atitudes, pensamentos, sentimentos, experiências e relacionamentos do paciente, colocando o foco no presente.
  • E. complexa que a psicanálise clássica, pois, dentre outras táticas, só focaliza experiências interpessoais dos pacientes se possível colocar a ênfase no continum passado-presente-futuro.

Analise as afirmativas abaixo que exemplificam a alienação parental.

I. Omitir deliberadamente ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares e médicas.

II. Dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência social comunitária.

III. Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade.

IV. Apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente.

V. Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, familiares deste ou com avós.

É CORRETO o que se afirma nas alternativas.

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. Apenas III, IV e V.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II, III e V.
  • E. Apenas I, II e IV.

A auditoria cultural é uma análise projetada para descortinar valores e crenças compartilhados em uma organização. As quatro etapas a seguir apresentadas podem ser utilizadas ao se conduzir uma auditoria cultural: analisar o processo e conteúdo da socialização dos novos empregados e gerentes; analisar respostas para incidentes críticos na história da organização; analisar os valores e as crenças dos criadores e condutores da cultura; e

  • A. incentivar comportamentos dos novos colaboradores que fortalecem a cultura.
  • B. buscar em outras empresas pontos comuns e de divergência da cultura.
  • C. explorar anomalias ou características enigmáticas descobertas em outras análises.
  • D. reconhecer valores e crenças pessoais em sinergia com a cultura.
  • E. identificar comportamentos dos clientes da empresa associados a cultura.

Ao discutir a Síndrome de Alienação Parental (SAP), proposta por Richard Gardner, Sousa (2010)

  • A. defende que o diagnóstico seja feito em termos individuais, pois se trata de configuração clínica constelada no nível da vida privada e da história particular de cada indivíduo que venha a apresentar a síndrome.
  • B. aponta que o surgimento e a rápida difusão da teoria de Gardner sobre a SAP foram facilitados por uma racionalidade que privilegia o indivíduo e favorece, com isso, a proliferação de discursos sobre a existência de patologias individuais.
  • C. demonstra que os instrumentos de psicólogos e psiquiatras asseguram o rigor de suas avaliações e, em consequência disso, conferem validade científica à teoria de Gardner e desnaturalizam a questão da alienação parental.
  • D. destaca a importância de se identificar precocemente a síndrome, como medida preventiva, dado que o alienador costuma apresentar traços de psicopatia, sociopatia ou tendência à violência que põem em risco a família.
  • E. declara que há consenso quanto à primazia da figura paterna como alienadora, por ser o pai habitualmente menos favorecido no ambiente jurídico em caso de litígio sobre a guarda dos filhos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...