Questões de Psicologia

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Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.

Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:

  • A. A vítima de abuso sofre o rompimento de uma relação de afeto e confiança, sente medo do próximo episódio abusivo e de que a mãe concretize suas ameaças.
  • B. Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentemse, de alguma forma, culpadas pela conivência com as ações de seu abusador.
  • C. Ao tomar conhecimento do abuso sofrido por sua criança, a mãe passa, inevitavelmente, a reviver a própria história abusiva, e não consegue dar o apoio necessário à criança.
  • D. Os abusadores sexuais apresentam comportamentos suspeitos, tanto na presença de outras pessoas como frente à própria vítima.
  • E. As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

Enquanto as características estruturais afetam indiretamente o comportamento, as características de estruturação se relacionam com políticas e abordagens utilizadas para prescrever diretamente o comportamento de gerentes e de funcionários. A segunda categoria de estrutura inclui centralização, padronização, formalização e

  • A. automação.
  • B. multidisciplinaridade.
  • C. focalização.
  • D. generalização.
  • E. especialização.

Um fenômeno comum entre mulheres vítimas de relações violentas é que raramente elas empregam o termo “violência” ao relatarem as agressões sofridas. Para Gláucia Diniz (In: Fères-Carneiro, 2016), essa dificuldade indica

  • A. a esperança de que as relações harmoniosas sejam restabelecidas com a intervenção jurídica, sem risco de punição excessiva para o agressor.
  • B. a crença de que, no fundo, a agressão ocorreu por falha sua, trazendo para si a culpa pelas agressões sofridas na relação.
  • C. o esforço em manter uma relação não mais do que tangencial com o sistema jurídico, visto com profunda desconfiança.
  • D. a tendência a reconhecer como violência somente as agressões que levam a danos físicos visíveis e significativos.
  • E. a distância entre as experiências vividas e a possibilidade de reconhecimento e nomeação dessas experiências.

Os quadros de intoxicação, abuso e dependência de álcool e outras substâncias psicoativas se caracterizam por uma forma particular de relação do indivíduo com substância que produzem alterações no sistema nervoso central. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

  • A. a fissura é o termo que se dá ao uso mal adaptativo de álcool com mudanças comportamentais e psicológicas. Essas alterações são acompanhadas por evidências de prejuízo no funcionamento do organismo e na capacidade de julgamento de suas ações.
  • B. não há relação entre diminuição da autoestima e uso de substâncias psicoativas. O consumo de substâncias psicoativas não interfere diretamente nas questões emocionais do indivíduo, apenas o corpo reage de forma patológica a esse consumo.
  • C. os sintomas de abstinência de álcool ajudam a perpetuar o comportamento de restrição da substância contribuindo como inibidor de recaídas.
  • D. a intoxicação é definida como uma síndrome irreversível com alterações comportamentais, prejuízos do nível de consciência e alteração de humor.
  • E. a síndrome de abstinência de álcool se desenvolve no período de várias horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso prolongado de álcool e inclui sintomas como hiperatividade autonômica, ansiedade, tremor, insônia entre outros.

Antes de iniciar o acompanhamento psicoterápico da criança do caso clínico 9A1AAA, o psicólogo deverá

  • A. encaminhá-la a um nutricionista, para o tratamento da compulsão alimentar, pois isso é a causa provável dos demais distúrbios.
  • B. certificar-se de que está capacitado pessoal, teórica e tecnicamente para assumir as responsabilidades que o caso exige.
  • C. aguardar a emissão de mandado judicial que autorize o tratamento, caso os pais não entrem em consenso.
  • D. prestar à autoridade policial todas as informações passadas no atendimento, caso suspeite de abuso cometido pelo pai.
  • E. obter autorização expressa do pai e da mãe da criança.

Uma avaliação psicológica pode apresentar diferentes objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento. Sobre os diferentes objetivos de uma avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A avaliação realizada com fins de determinar o curso provável de um caso é a avaliação com objetivo diagnóstico.
  • B. Na avaliação de classificação nosológica, objetiva-se determinar o nível de funcionamento da personalidade, em que são examinadas as funções do ego, em especial a de insight.
  • C. Um exemplo de avaliação psicológica com objetivo de classificação simples é a avaliação do nível intelectual, em que o resultado quantitativo obtido pelo avaliando é comparado com os resultados de outros sujeitos da população.
  • D. A avaliação com objetivo de diagnóstico diferencial é aquela em que o psicólogo é solicitado judicialmente a responder sobre questões relacionadas à insanidade.
  • E. A perícia forense pode ser considerada um objetivo de avaliação. Nesse caso, o psicólogo precisa diagnosticar o sujeito de avaliação e se posicionar acerca da tomada de decisão judicial.

O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.

Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que

  • A. os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
  • B. os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
  • C. pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
  • D. a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
  • E. o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.

As características estruturais se relacionam com o formato básico e com a aparência da hierarquia de uma organização. O formato de uma hierarquia é determinado por sua verticalização, sua amplitude de controle e

  • A. seu tipo de departamentalização.
  • B. seus objetivos comerciais.
  • C. seu número de servidores.
  • D. seu estilo de liderança.
  • E. seu formato comunicativo.

Como atesta Gláucia Diniz, ao analisar os paradoxos das relações violentas (In: Fères-Carneiro, 2016), entre os motivos que impedem as mulheres de denunciar a violência física ou psicológica de que são vítimas nas relações conjugais, destaca-se

  • A. a valorização, pela mídia, do ideal de mulher forte e autônoma que reage às agressões.
  • B. o esforço em sustentar relacionamentos recentes e pouco estáveis.
  • C. a internalização das prescrições normativas que impedem a mulher de ter voz própria.
  • D. a falta de uma legislação específica de proteção da mulher contra o cônjuge agressor.
  • E. o desejo feminino de assegurar seu sustento por um homem, mesmo que violento.

Sobre os conhecimentos de avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. Essa afirmativa está relacionada à dimensão técnica da avaliação psicológica.
  • B. A elaboração de um contrato de prestação de serviços é dispensável, principalmente ao considerar que essa ação pode interferir no estabelecimento do vínculo profissional.
  • C. São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.
  • D. A elaboração e a entrega de um documento com os resultados do processo de avaliação psicológica é facultativa.
  • E. O acompanhamento acerca dos instrumentos considerados favoráveis para uso pelo CFP não é de responsabilidade do psicólogo, visto que a lista de instrumentos pode ser atualizada constantemente, sendo portanto inviável esse acompanhamento.
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