Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As políticas de proteção e promoção social são consideradas políticas setoriais por terem suas ações organizadas por área específicas. Além dessas, algumas políticas têm sido elaboradas tomando como referência necessidades e objetivos de grupos populacionais específicos. Por abranger diversos tipos de políticas tanto de proteção quanto de promoção social, são chamadas de políticas transversais. Podemos considerar as Políticas Transversais:

    A) Igualdade Racial, habitação e urbanismo, Educação e Cultura.

    B) Igualdade de Gênero, Igualdade Racial, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso.

    C) Educação, Cultura, Assistência Social e Desenvolvimento Agrário.

    D) Juventude, Saneamento Básico, Saúde, Cultura e Educação.

    E) Habitação, Educação, Saúde, Saneamento Básico e Cultura.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi criado a partir da IV Conferência Nacional de Assistência Social. A Lei 8.742 preconiza que:

    A) A assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas públicas apenas na Cultura, através das manifestações culturais mais diversas, como: teatro, dança, música, museus, livros e patrimônio Cultural.

    B) A assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas públicas apenas na valorização da mão de obra feminina para determinados cargos e funções já reconhecidas socialmente.

    C) A assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas públicas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalidade dos direitos sociais.

    D) A assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas públicas, através das manifestações de rede e defesa dos direitos humanos, não visando o enfrentamento da pobreza, mas o acesso ao Sistema Único de Saúde.

    E) A assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas públicas setoriais, visando o não enfrentamento da pobreza, mas a criação dos (CRAS).

Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.

    A) Preconizam-se três objetivos principais: uma reeducação das concepções errôneas, um treinamento de habilidades comportamentais e uma modificação de estilo de viver.

    B) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.

    C) Preconiza-se a função de controle dos afetos, apresenta o estímulo com intensidade total, impedindo a resposta antiga de ocorrer e se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.

    D) Constitui-se a noção dos três Ds, apresenta o estímulo com intensidade total e afirma que a dinâmica de qualquer grupo se manifesta em três áreas: corpo, mundo interno, mundo psicossocial.

    E) Preconiza-se a manifestação da dinâmica de qualquer grupo através das três áreas corpo, mundo interno e psicossocial, acredita que a linguagem verbal como a não verbal são importantes e permite estimular o relato de todos os integrantes sobre a mesma problemática.

As transgressões dos preceitos do Código de Ética do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, considerando a sequência.

    A) Advertência; Censura Pública; Multa; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias ad referendum do Conselho Estadual de Psicologia; Cassação do exercício profissional ad referendum do Conselho Estadual de Psicologia.

    B) Advertência; Multa; Censura pública; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

    C) Multa, Advertência, Suspensão do exercício profissional, por 90 (noventa) dias ad referendum do Conselho Estadual de Psicologia; Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Estadual de Psicologia.

    D) Censura Pública; Multa; Suspensão do exercício profissional, por até 90 (noventa) dias ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

    E) Advertência; Censura pública; Multa, Advertência, Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Estadual de Psicologia.

Margaret Mahler é uma destacada integrante de uma das linhas principais do pensamento psicanalítico. Sua originalidade consiste em conceber uma teoria do desenvolvimento psíquico a partir do vínculo diádico entre o bebê e a mãe. Para Mahler, desde o momento do nascimento, são produzidas várias fases, que são:

    A) Simbiose normal e de separação.

    B) Autismo normal, separação e self.

    C) Aproximação, libido e autismo normal.

    D) Autismo normal, simbiose normal e de separação e individuação.

    E) Separação e Individuação normal.

Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica, com funções específicas para cada uma delas, que estão interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente. No modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas:

    A) O Inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

    B) O Id, O Ego e o inconsciente.

    C) Ego ideal, Superego e Consciente.

    D) O Inconsciente, o Superego e o Ego Ideal.

    E) O Pré-consciente, o Id e Consciente.

Para dar materialidade à política de Saúde, a Constituição instituiu o Sistema Único de Saúde, definido em Lei nº 8.080, de 1990, como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídos nesta definição:

    A) Transplante apenas nos casos de grandes necessidades, atividades dirigidas às pessoas, individual e coletiva principalmente ao idoso, acesso as vacinas desde que as condições socioeconômicas sejam comprovadas.

    B) Atividades dirigidas apenas individualmente, voltada para a prevenção, com direito a consultas médicas e consultas nas clínicas básicas.

    C) Atividades dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente, voltadas para a promoção da saúde e prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de agravos e doenças; serviços no âmbito ambulatorial, hospitalar, vacinas, consultas nas clínicas básica e cirurgias.

    D) Diagnóstico e tratamento apenas alguns grupos, por motivos relacionados à renda e cor; consultas em clínicas básicas e serviço hospitalar.

    E) Intervenções ambientais, medicamentos, vacinas, consultas desde que as condições socioeconômicas sejam comprovadas.

A Lei Orgânica da Saúde estabelece princípios e diretrizes norteadores do funcionamento do SUS. Entre eles destacam-se:

    A) Universalidade de acesso em todos os níveis de assistência, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Gestores.

    B) Igualdade na Assistência Saúde, Participação da Comunidade, e das Secretarias Municipais.

    C) Participação do Conselho Municipal, Conselho Estadual e Gestores.

    D) Integralidade da Assistência à Saúde, Representação de Gestores, Secretarias Municipais.

    E) Universalidade de acesso em todos os níveis de assistência, Integralidade da Assistência à Saúde, Igualdade na assistência à saúde, Participação da Comunidade e Descentralização Político-administrativa.

A Lei nº 10. 216, de 06 de abril de 2001, trata fundamentalmente:

    A) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

    B) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, mas estimula o tratamento em regime hospitalar e pessoas com necessidades especiais.

    C) Dos direitos e da proteção das pessoas idosas e com transtornos mentais, além de estimular o tratamento em regime não comunitário.

    D) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.

    E) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais em regime de internações, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.

A característica essencial no Transtorno Paranoide da Personalidade é uma tendência persistente para interpretar as ações das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que explicita os critérios que identifiquem tal transtorno.

    A) Perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; inflexibilidade, rigidez e teimosia; Pouco interesse em relações sexuais.

    B) Autovalorização excessiva; indiferença aos sentimentos alheios; poucos interesses sexuais; indiferença a elogios e críticas; raramente vivenciam emoções fortes como raiva e alegria.

    C) Busca constante de afirmação, aprovação ou elogios; autodramatização; teatralidade; Intolerância severa; discurso impressionista.

    D) Sentimento de dúvida e cautela exagerada; falta de generosidade e de sentimento de compaixão; dificuldade em descartar-se de objetos usados.

    E) Sensibilidade exagerada a contratempo e rejeições, desconfiança e tendência a interpretar erroneamente as experiências amistosas ou neutras; autovalorização excessiva, suspeitas injustificáveis em relação à fidelidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...