Questões de Psicologia

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As três estruturas do aparelho mental, segundo a teoria da Personalidade desenvolvida por Freud, são:

    A) O ego, o superego e o consciente.

    B) O id, o inconsciente e o ego.

    C) O id, o ego, o superego.

    D) O ego, o inconsciente, e o pré-consciente.

    E) O pré-consciente, o inconsciente e o superego.

Para Freud, as fases ou estágios do desenvolvimento são:

    A) Fase oral, fase genital, fase projetiva e fase de latência.

    B) Fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.

    C) Fase oral, período de latência, fase sensorial e fase psicomotora.

    D) Fase oral, fase genital, fase sensorial e fase psicomotora.

    E) Fase anal, fase sensorial e psicomotora.

A abordagem teórico-técnica denominada Epistemologia Convergente é uma integração das teorias de Piaget, da Psicanálise e da Psicologia Social. Quem criou a Epistemologia Convergente?

    A) Wallon.

    B) Sara Pain.

    C) Maria Lúcia Weiss.

    D) Nádia Bossa.

    E) Jorge Visca.

A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por fases distintas, assim como os demais aspectos dessa área de estudo. Kiguel, que também tem contribuído nesse processo de construção do saber psicopedagógico, afirma que o objetivo central da psicopedagogia está em torno do (a/s)

    A) problema de aprendizagem relacionado com os fatores neurológicos, e como base na concepção organicista.

    B) fracasso escolar, bem como a influência do meio (escola, família e sociedade).

    C) dificuldades e dos problemas de aprendizagem na escola.

    D) processo da aprendizagem humana, seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.

    E) compreensão do enfoque terapêutico, considerando a identificação, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, no contexto da escola, família e sociedade.

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:

    A) Prática Clínica (individual, grupal e familiar) em instituições educativas e de saúde, construção teórica permeada pela prática e tratamento psicopedagógico-didático.

    B) Prática Clínica e preventiva, construção teórica enfatizando as teorias de aprendizagem, com enfoque no fracasso escola e atividades didáticas em grupos operativos.

    C) Pratica Clínica (em grupos terapêuticos), construção teórica permeada pela literatura da neuro-psicopedagogia e tratamento analítico.

    D) Prática Clínica (família e grupos operativos), construção teórica com base orgânica e cultural e atividades psicopedagógico-didático.

    E) Prática Clínica, desenvolvimento de metodologias que melhor atendam aos portadores de necessidades especiais, construção teórica permeada pela teoria da personalidade e tratamento psicopedagógico-didático.

Quais os fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do Desenvolvimento Humano?

    A) Hereditariedade, aspecto intelectual, genética e aspecto sensório-motor.

    B) Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio.

    C) Genética, maturação neurofisiológica, meio e hereditariedade.

    D) Genética, crescimento orgânico, meio e hereditariedade.

    E) Hereditariedade, genética, aspectos pré-operatório e crescimento orgânico.

A Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) pode ser definida pelo psicopedagogo como uma sessão conjunta com

    A) o usuário, os pais e até toda a família, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    B) os pais do usuário, objetivando a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das expectativas familiares, a aceitação e o engajamento do usuário e de seus pais, além da realização do contrato.

    C) o usuário, os pais e a escola, tendo como propósito a compreensão da queixa nas dimensões escolar, além da realização do contrato.

    D) família e a escola, tendo como objetivo a compreensão da queixa nas dimensões familiar, social e escolar, captação das relações sociais e o engajamento da escola e dos pais, além da realização do contrato.

    E) o usuário, os pais e até toda família e a escola, visando a compreensão da queixa nas dimensões familiar, escola e social, a captação das relações e expectativas familiares, a aceitação e o engajamento da família.

A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:

    A) O Psicopedagogo, após a entrevista devolutiva, analisa todos os dados coletados, todos os protocolos, com base nas evidências, e, elabora o diagnóstico.

    B) O Psicopedagogo analisa todo o processo, elabora o parecer, constrói a síntese diagnóstica, sugere os encaminhamentos necessários e faz a entrevista devolutiva.

    C) O Psicopedagogo analisa todo os protocolos, todos os dados coletados; em seguida, sugere os encaminhamentos necessários, e entrega o parecer na entrevista devolutiva.

    D) O Psicopedagogo analisa todos dos dados coletados, todos os protocolos, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo multiprofissional, em seguida faz a entrevista devolutiva.

    E) O Psicopedagogo analisa todo o processo, todos os dados coletados, todos os protocolos; a partir das evidências, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo apropriado, em seguida a entrevista devolutiva os encaminhamentos necessários e entrega o parecer psicopedagógico, devidamente assinado.

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em

    A) Saúde e Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais, considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    B) Saúde que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escolar e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    C) Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    D) Educação Inclusiva que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

    E) Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio familiar, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

A formação acadêmica e profissional dos psicólogos precisa nutrir-se do debate sobre as particularidades territoriais e da determinação social da saúde, das formas de adoecimento e sofrimento para que possa construir um estatuto diferenciado da profissão no campo da saúde. Para tanto, a formação e o exercício profissional dos psicólogos não podem ficar alheios a esse debate. Em primeiro lugar, porque a ideia de que os processos de formação estão deslocados dos acontecimentos do mundo, do cotidiano da vida e dos serviços de saúde é contraproducente. Segundo, porque é preciso aprofundar a relação ensino-serviço-comunidade de modo que a formação se dê no e para o serviço (Dimenstein, et al. 2017). Analise as proposições e marque a alternativa CORRETA. I. As experiências formativas possam desenvolver metodologias de aprendizagem que possibilitem articular ?os componentes de gestão, assistência e participação popular, mobilizando a incorporação dos trabalhadores como atores identificados com as necessidades de criação e modificação no cenário da saúde? II. Atuar na Rede de Atenção Psicossocial exige, dentre outros desafios, conhecer o território. Nessa perspectiva, as ações devem pautar-se em um trabalho de diagnóstico e planejamento situacional que considere as formas como a população se relaciona nos espaços onde vive e desenvolve suas atividades diárias III. Isso demanda dos psicólogos habilidades para reconhecer os processos psicossociais mobilizados pelas condições de vida, para intervir nos modos de existência e campos de sentidos de forma singularizada, para coordenar ações intersetoriais no território, para saber valorizar a heterogeneidade espacial, social e simbólica que permeia os diferentes cenários

    A) I, II e III estão corretas

    B) I e II estão corretas

    C) I e III estão corretas

    D) II e III estão corretas

    E) Apenas I está correta

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