Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A técnica de Aconselhamento, segundo a abordagem proposta por Carl Rogers, afirma, como um dos princípios básicos com respeito à atuação do orientador, que este

    A) compreende as vivências reveladas pelo orientando e expressa sua opinião e aconselha o melhor para o orientando.

    B) aceita o orientando, mas dirige a entrevista e dirige as ações ou a conversa.

    C) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.

    D) estabelece metas e responsabilidades das decisões pertencentes ao orientando, a fim de estabelecer imediato rapport.

    E) pretende dirigir as ações ou a conversa, a fim de que possa modificar a conduta do orientando.

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o (CRAS) tem papel fundamental na

    A) busca da construção de um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e o (CREAS) na referência de medidas apenas socioeducativas.

    B) referência para o atendimento apenas em famílias em situação de risco e direitos violados e o (CREAS) na referência da proteção social especial.

    C) apenas na proteção social especial e o (CREAS) na referência para o atendimento apenas com crianças, adolescentes e idosos.

    D) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.

    E) O (CRAS) tem papel fundamental de ofertar serviços de violência física, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de atividades socioeducativas e o (CREAS) na referência para atendimentos apenas aos usuários com transtorno mental.

O maior mérito da teoria de Melanie Klein foi descrever um novo modelo da mente e de seu funcionamento. A pioneira de toda corrente psicanalítica contemporânea, que enfatiza a existência de relações de objeto precoces como fundadores do desenvolvimento psíquico e da personalidade. Que tem como princípio:

    A) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Self e psicose simbiótica.

    B) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Projetiva e introjetiva.

    C) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Depressiva e projetiva.

    D) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Esquizoparanóide e introjetiva.

    E) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Esquizoparanóide e depressiva.

Este teórico, a partir de sua experiência com crianças pequenas, constatou que boa parte dos problemas emocionais pareciam encontrar sua origem nas etapas precoces do desenvolvimento. Sua teoria trabalha com a importância do meio ambiente no desenvolvimento mental primitivo, o conceito de sustentação ou holding e fenômenos e objetos transicionais. Trata-se de:

    A) Ott Kernberg.

    B) Harrtmann.

    C) Heinz Kohut.

    D) Donald Winniccott.

    E) Lacan.

A teoria histórico cultural parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, as crianças se desenvolvem intensamente. Essa teoria foi criada por:

    A) Wallon.

    B) Piaget.

    C) Vygotsky.

    D) Watson.

    E) Lacan.

A visão Construtivista baseada na Escola de Genebra da Epistemologia Genética, concebe a aprendizagem em função de uma construção que

    A) há pouco intercâmbio entre sujeito e meio, onde estruturas mais primitivas genéticos são base para estruturas mais complexas.

    B) se dá a partir do intercâmbio entre sujeito e meio, onde estruturas mais conscientes, genéticas são base para estruturas mais complexas.

    C) não há intercâmbio entre o sujeito e meio, onde estruturas mais lógicas genéticas não são base para estruturas mais complexas.

    D) se dá a partir do intercâmbio entre sujeito e meio, onde estruturas mais primitivas genéticas são bases para estruturas mais complexas.

    E) se dá a partir de intercâmbio entre sujeito e meio, onde estruturas intrapsíquica genéticas são bases para estruturas mais complexas.

O teórico que postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento chama-se:

    A) Kurt Lewir.

    B) Piaget.

    C) Vygotsky.

    D) Klein.

    E) Miller.

A sigla ECRO significa Esquema Conceitual Referencial Operativo, proposta pela epistemologia convergente como unidade operacional, que possibilita o psicopedagogo construir seu fazer

    A) psicopedagógico a partir de uma assimilação sem a interação das propostas pessoais e profissionais.

    B) psicopedagogo a partir de aspectos profissionais.

    C) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, ela deixando que a ação interativa seja assimilada somente cognitivamente.

    D) psicopedagogo a partir de um voltar-se para si mesmo na interação mutua dos aspectos pessoais e profissionais.

    E) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, interagindo tecnicamente.

Segundo Ferreiro, durante o processo da construção da escrita a criança passa por diferentes níveis estruturais da linguagem, a saber:

    A) Nível pré-silábico, nível silábico e nível alfabético.

    B) Nível pré-silábico, nível receptivo e nível expressivo.

    C) Nível receptivo, nível silábico e nível alfabético.

    D) Nível alfabético, nível expressivo e nível receptivo.

    E) Nível expressivo, nível receptivo e nível de regulação.

A técnica dos grupos operativos começou a ser sistematizada por

    A) Wallon.

    B) Pichon Riviere.

    C) Jorge Visca.

    D) Sara Pain.

    E) Miller.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...