Questões de Psicologia

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Flávio é professor de literatura em uma escola de ensino médio. Cada vez mais, ele tem usado as multimídias para facilitar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Para que as modernas tecnologias da informação e da comunicação sirvam aos propósitos do professor, é importante

  • A. garantir um tempo para as reflexões individualizadas dos alunos, sem pressupor a necessidade de realização de trabalhos coletivos.
  • B. promover múltiplas interações e múltiplos tipos de discurso, partindo-se do pressuposto de que a motivação pessoal para a realização da atividade proposta é irrelevante nesse caso.
  • C. integrar as diferentes formas de expressão escrita, oral e audiovisual.
  • D. predeterminar sentidos e polarizações, além de favorecer o trabalho colaborativo.
  • E. planejar as atividades de forma que os desdobramentos delas sejam previsíveis, para que não haja necessidade de constantes negociações com os alunos.

Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve apoiar os professores na utilização da metodologia de projetos e na conscientização da sequência do método científico: método indutivo; método dedutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de sete anos de idade, filha de um casal em processo de divórcio litigioso, foi encaminhada para avaliação psicológica por determinação judicial. O caso envolvia a suspeita de violência sexual pelo genitor e a possibilidade de reversão do modelo de guarda, que, a princípio, era compartilhada.

Assinale a opção que apresenta o documento a ser elaborado ao final do processo avaliativo dessa criança pelo psicólogo responsável pela avaliação.

  • A. comunicado psicológico
  • B. declaração
  • C. atestado psicológico
  • D. parecer psicológico
  • E. relatório psicológico

Considerando as ideias de Outeiral (1994) sobre adolescência e a sexualidade, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A sexualidade talvez se constitua em um dos tópicos mais importantes e mais difíceis tanto para o próprio adolescente e para seus pais, como para a sociedade como um todo.
  • B. A identidade sexual, que começa a se organizar desde o nascimento, adquire sua estrutura, seu perfil definitivo, na adolescência.
  • C. É na adolescência que ocorre a passagem da bissexualidade (infantil) para a heterossexualidade adulta.
  • D. Os rituais de iniciação da adolescência nada têm a ver com a interdição do incesto.
  • E. O Complexo de Édipo se reedita com intensidade na adolescência, com as peculiaridades anteriores, agora somadas a um novo fator: o desenvolviemtno puberal (biológico) torna as fantasias sexuais possíveis de serem realizadas.

Ainda no que se refere ao caso clínico 3A3AAA, julgue os itens subsequentes.

Os filhos do paciente têm maior probabilidade de serem obesos do que os filhos de pessoas magras, tendo em vista que são os fatores genéticos que determinam a obesidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A personalidade humana é dotada de aspectos fenotípicos e genotípicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos testes de personalidade.

I. Os testes identificam traços de temperamento.

II. Testes de personalidade diferenciam as pessoas entre si.

III. Testes genéricos são denominados de globalização personificada.

IV. Testes específicos pesquisam traços de personalidade, tal como as frustrações de um indivíduo.

V. Testes genéricos são também chamados de psicodiagnósticos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, IV, V apenas
  • D. I, II, V apenas
  • E. I,II, III, IV, V

De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve

  • A. considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
  • B. ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
  • C. consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
  • D. levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
  • E. ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.

Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve usar sua autoridade para promover a autonomia e a reflexão crítica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e se apresentar como sujeito de superação das normas impostas por políticas públicas que reafirmem o sistema vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O documento em que o psicólogo descreve a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, com intuito de prestar informações sobre as condições do atendimento, denomina-se

  • A. laudo psicológico.
  • B. parecer psicológico.
  • C. relatório psicológico.
  • D. atestado psicológico.
  • E. declaração.

A alienação parental é a mais grave forma de abuso emocional. Considerando as principais características desse fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Não é um problema novo, é uma maldade discreta disfarçada pelo sentimento de amor e de cuidados parentais. É um fenômeno tão comum e corriqueiro que qualquer pessoa já deve ter observado, mesmo que não trabalhe com esse tema.
  • B. É uma perturbação que acontece após a separação conjugal, que consiste em um genitor “programar” de forma consciente ou inconsciente a criança para que rejeite ou odeie o genitor alienado sem justificativa, objetivando o afastamento entre este e o filho.
  • C. Inicia de forma leve. No primeiro estágio, a entrega do filho ao genitor alienado acontece de forma tranquila, a campanha de desmoralização do genitor alienado é rara e os laços de afeto do filho com ambos os genitores são fortes e sadios.
  • D. Apenas quando a alienação parental está instalada em estágio grave, a própria criança passa a contribuir para a desmoralização do genitor alienado. Nesse caso, a criança passa a odiar e sentir repulsa pelo genitor alienado e também pela sua família e amigos, privando-se do convívio necessário com o núcleo familiar e afetivo ao qual estava inserida.
  • E. A acusação de abuso sexual praticado pelo genitor alienado contra a criança, quando falsa, é a mais grave forma de alienação parental, tanto pela eficácia do objetivo, como pelas consequências psicológicas na criança.
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