Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O exercício profissional da psicopedagogia é um campo relativamente consolidado nos países ocidentais. Em relação ao processo histórico desse campo, analise as proposições abaixo e responda:

I. Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa. Estes Centros tentavam readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados e atender crianças com dificuldades de aprendizagem apesar de serem inteligentes.

II. Inicialmente a psicopedagogia possuía um caráter médico-pedagógico, cuja equipe de trabalho era: médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos.

III. A psicopedagogia chegou ao Brasil, na década de 70, cujas dificuldades de aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM).

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

Relacione os 03 grandes conjuntos de transtornos psiquiátricos às definições e/ou às características:

A sequência correta é

  • A. 1, 1, 3, 2, 3.
  • B. 1, 2, 3, 2, 3.
  • C. 2, 3, 1, 3, 2.
  • D. 3, 3, 2, 1, 2.

De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:

I . Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência.

II . A assimilação ocorre quando novas experiências são incorporadas de imediato aos esquemas existentes.

III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se desenvolvem de maneira singular.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

Quando se fala em aspectos psicológicos da psicopedagogia se pensa basicamente no desenvolvimento e na aprendizagem do ser humano. Há nestas áreas nomes significativos de pesquisadores: David Ausubel, Jerome Bruner, Carl Ronson Rogers, dentre outros. Considerando os pesquisadores citados, analise as afirmativas a seguir.

“Para _______________, a estrutura cognitiva de cada indivíduo é extremamente organizada e hierarquizada, no sentido de que as várias ideias se encadeiam de acordo com a relação que se estabelece entre elas. Além disso, é nesta estrutura que se ancoram e se reordenam novos conceitos e ideias que o indivíduo vai progressivamente internalizando, aprendendo.”

 “Para _______________, deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado.”

“Para _______________, o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Bruner / Ausubel / Rogers
  • B. Rogers / Bruner / Ausubel
  • C. Ausubel / Bruner / Rogers
  • D. Ausubel / Rogers / Bruner

Analise as afirmativas abaixo com respeito às relações entre Psicanálise, instituição, dispositivo grupal e toxicomania e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O trabalho em grupo é um dispositivo fundamental para se intervir junto à constituição subjetiva dos toxicômanos e sua relação com o laço social.

( ) A Psicanálise, na instituição, seja no dispositivo grupal seja no dispositivo clínico individual, alia-se ao trabalho da atenção psicossocial, visando à cura pela adaptação e pela supressão dos sintomas.

( ) No trabalho em grupos, em que a identificação está ligada à substância droga, pode-se constatar, com frequência, a equivalência entre aquilo que os indivíduos são (‘dependentes químicos’) e o que consomem (drogas).

( ) A invenção do sujeito sobre si mesmo, a partir das intervenções do psicanalista no grupo, é uma produção de novos significados para sua existência, de novas maneiras que o sujeito encontra para falar de si e de sua história.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, V, V.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Essa construção da pesquisa segue uma linha regular, organizada em três grandes períodos. São eles, EXCETO:

  • A. Distinção entre o modo de representação icônica ou não icônica.
  • B. Codificação e descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.
  • C. Construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo e o eixo quantitativo.
  • D. Fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciada pelo período silábico e terminando no alfabético.

No artigo, “Dinâmica da transferência” (1912[ 1976]), Freud distingue uma transferência ‘positiva’ de uma ‘negativa’. A partir das definições estabelecidas no texto, analise as afirmativas abaixo:

I- A transferência é considerada positiva quando inclui ‘amor’ e ‘ódio’ como fatores de resistência.

II- A transferência é apropriada para a resistência ao tratamento apenas se for transferência negativa ou positiva de impulsos eróticos reprimidos.

III- A transferência, no tratamento analítico, aparece, desde o início, como a arma mais forte da resistência.

IV- A transferência positiva divide-se em transferência de sentimentos amistosos ou afetuosos e em transferência erotizada (resistência).

V- A transferência negativa de sentimentos hostis não é fator de resistência.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.

Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível.

( ) O psicopedagogo deve ser “continente” da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática.

( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas.

( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, V.

O alcoolismo é identificado como uma doença crônica com aspectos comportamentais e socioeconômicos. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:

I. No alcoolismo crônico, quando ocorre a interrupção abruta do uso da droga é possível aparecer os seguintes sintomas: tremores, distúrbios de percepção, convulsões e delirium tremens.

II. As recomendações atuais para o tratamento do alcoolismo envolvem duas etapas fundamentais: desintoxicação e reabilitação.

III. A socialização do indivíduo, por meio do desenvolvimento de competências sociais para a administração de conflitos, está relacionada ao processo de reabilitação do alcoólatra.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

“Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas, sim, o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu.” (Creche Fiocruz, 2004.)

Esta hipótese firma-se no conceito criado por Vygotsky conhecida por zona de desenvolvimento

  • A. real.
  • B. potencial.
  • C. proximal.
  • D. eminente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...