Questões de Psicologia

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De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o autismo é classificado na categoria dos transtornos invasivos do desenvolvimento. Todas as alternativas abaixo são relacionadas às características deste transtorno mental, EXCETO:

  • A. O autismo infantil caracteriza-se por anormalidades qualitativas nas seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento, que é restrito e repetitivo.
  • B. Parece ser comum no autista um considerável comprometimento nos movimentos das mãos, dos membros inferiores, do tronco e do jeito de sentar.
  • C. Autistas dão provas de que possuem uma memória operacional fraca.
  • D. Há uma tendência no autista para cheirar pessoas e objetos, em detrimento à utilização da visão e da audição.
  • E. De acordo com pesquisas realizadas, o autista tende a apresentar insônias agitadas, acompanhadas por agitação motora.

“Em sentido geral, a ‘cognição’ é entendida como o ato ou processo de conhecer, que inclui estados mentais e processos como o pensamento, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência e as emoções. Assim, a cognição – cognitio, em latim – não se reduz a uma simples aquisição do conhecimento, ela é o processo pelo qual o ser humano, entendido na sua individualidade, interage psicologicamente com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem que haja qualquer perda da sua identidade.”

 (Revista Espaço Acadêmico nº 157; junho 2014.)

Embora abrangente, essa definição resultaria em algo impreciso aos olhos de Piaget (1975) por que:

I. A interação com os semelhantes ou com o meio é a única condição para explicar o que a mente conhece.

II. Além das relações, seja com semelhantes ou com meio, a mente se sujeita a processos específicos que formam estruturas mentais que se inter-relacionam no psiquismo como partes dentro de uma totalidade organizada.

III. Para a produção do conhecimento basta conhecer como a mente funciona; no entanto, nesse processo, deve-se considerar a existência de um sujeito que se baste a si mesmo consciente, ou seja, de um objeto já constituído.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns da infância e adolescência. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:

I. O TDAH é um distúrbio biopsicossocial, caracterizado por inúmeros problemas relacionados com a falta de atenção e a impulsividade.

II. O TDAH está frequentemente associado a comprometimentos acadêmico, social e profissional, além de haver maior incidência de transtornos psiquiátricos em portadores quando comparados à população geral.

III. O DSM-IV categoriza os pacientes com TDAH em três grupos distintos: TDAH tipo combinado, TDAH tipo predominantemente desatento e TDAH do tipo predominantemente hiperativo.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.” (Weiss, 2012, p. 31.)

Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:

  • A. Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
  • B. Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
  • C. Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.
  • D. Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

Em relação às diferentes abordagens teóricas sobre o processo de diagnóstico, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A. Na perspectiva fenomenológica, o psicodiagnóstico é considerado uma prática interventiva.
  • B. O jogo de rabisco é um recurso bastante utilizado na entrevista psicológica com crianças, de acordo com a perspectiva psicanalítica.
  • C. O Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) é uma técnica não estruturada, utilizada para fins diagnósticos, baseada no método da associação livre, que dá liberdade à criança para criar e associar.
  • D. As técnicas projetivas são, normalmente, utilizadas no psicodiagnóstico interventivo.
  • E. No psicodiagnóstico fenomenológico-existencial o psicólogo é o principal responsável por esse processo.

Segundo Goldert (1985), “(...) O objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: o preventivo e o terapêutico (...)”. Sobre os dois enfoques citados, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque terapêutico considera como objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, a análise, a elaboração de uma metodologia de diagnóstico e o tratamento das dificuldades de aprendizado.
  • B. No trabalho terapêutico, o objeto de estudo se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal, e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito; implica no não aprender.
  • C. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos.
  • D. No trabalho preventivo, a escola é o único espaço físico e psíquico da aprendizagem, e o objeto de estudo da psicopedagogia enquanto processo didático-metodológico e a dinâmica institucional, que interferem no processo de aprendizagem.

O psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, frequentemente solicitada por profissionais que trabalham em parceria com psicólogos. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. O psicodiagnóstico pode ser definido como um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados.

II. A entrevista inicial, o processo de aplicação de testes, a entrevista devolutiva e a construção do laudo psicológico são etapas do processo de diagnóstico tradicional.

III. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados no psicodiagnóstico independe do referencial teórico, do objetivo e da finalidade do processo.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. V F V.

Em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, analise as proposições abaixo e responda:

I. No Transtorno Obsessivo Compulsivo compulsões ou obsessões estão presentes na maioria dos dias, por um período de pelo menos duas semanas.

II. A vivência das obsessões ou a realização dos atos compulsivos não são prazerosos, causando angústia e interferindo nas relações sociais do indivíduo.

III. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é o resultante de outros transtornos mentais.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. I e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

Faz parte do planejamento de ações de treinamento de TD&

  • A. a estruturação da contribuição de cada teoria de aprendizagem ao processo educacional planejado; isso porque as ações comportamentalistas, cognitivistas e humanistas precisam ser devidamente equacionadas no curso a ser montado.
  • B. a definição dos objetivos de ensino, que podem ser traduzidos como o momento de análise, de classificação e ordenação das ações do curso e recursos necessários.
  • C. o cálculo do índice de prioridade, uma vez que, sem considerar a importância da habilidade e o número de aprendizes, não é possível especificar a importância do que é dominado pelo público-alvo.
  • D. a avaliação dos primeiros efeitos do conteúdo ensinado no nível do cargo, pois só assim o psicólogo organizacional poderá alinhar sua decisão com sua ação.
  • E. a definição dos desempenhos que deverão ser desenvolvidos e alcançados, podendo estes ter sido reconhecidos na avaliação de necessidades; no entanto, caso isso não tenha ocorrido, a identificação e descrição dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) terão de ocorrer no planejamento.

O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio mental complexo, cuja característica mais marcante é a alternância de episódios de euforia com os de depressão. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos do transtorno bipolar, EXCETO:

  • A. Transtorno bipolar Tipo I.
  • B. Transtorno bipolar Tipo II.
  • C. Transtorno regular.
  • D. Transtorno ciclotímico.
  • E. Transtorno bipolar não especificado ou misto.
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