Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o autismo é classificado na categoria dos transtornos invasivos do desenvolvimento. Todas as alternativas abaixo são relacionadas às características deste transtorno mental, EXCETO:
Em sentido geral, a cognição é entendida como o ato ou processo de conhecer, que inclui estados mentais e processos como o pensamento, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência e as emoções. Assim, a cognição cognitio, em latim não se reduz a uma simples aquisição do conhecimento, ela é o processo pelo qual o ser humano, entendido na sua individualidade, interage psicologicamente com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem que haja qualquer perda da sua identidade.
(Revista Espaço Acadêmico nº 157; junho 2014.)
Embora abrangente, essa definição resultaria em algo impreciso aos olhos de Piaget (1975) por que:
I. A interação com os semelhantes ou com o meio é a única condição para explicar o que a mente conhece.
II. Além das relações, seja com semelhantes ou com meio, a mente se sujeita a processos específicos que formam estruturas mentais que se inter-relacionam no psiquismo como partes dentro de uma totalidade organizada.
III. Para a produção do conhecimento basta conhecer como a mente funciona; no entanto, nesse processo, deve-se considerar a existência de um sujeito que se baste a si mesmo consciente, ou seja, de um objeto já constituído.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns da infância e adolescência. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:
I. O TDAH é um distúrbio biopsicossocial, caracterizado por inúmeros problemas relacionados com a falta de atenção e a impulsividade.
II. O TDAH está frequentemente associado a comprometimentos acadêmico, social e profissional, além de haver maior incidência de transtornos psiquiátricos em portadores quando comparados à população geral.
III. O DSM-IV categoriza os pacientes com TDAH em três grupos distintos: TDAH tipo combinado, TDAH tipo predominantemente desatento e TDAH do tipo predominantemente hiperativo.
A sequência correta é:
Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem. (Weiss, 2012, p. 31.)
Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:
Em relação às diferentes abordagens teóricas sobre o processo de diagnóstico, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Segundo Goldert (1985), (...) O objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: o preventivo e o terapêutico (...). Sobre os dois enfoques citados, assinale a afirmativa INCORRETA.
O psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, frequentemente solicitada por profissionais que trabalham em parceria com psicólogos. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. O psicodiagnóstico pode ser definido como um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados.
II. A entrevista inicial, o processo de aplicação de testes, a entrevista devolutiva e a construção do laudo psicológico são etapas do processo de diagnóstico tradicional.
III. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados no psicodiagnóstico independe do referencial teórico, do objetivo e da finalidade do processo.
A alternativa correta é:
Em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, analise as proposições abaixo e responda:
I. No Transtorno Obsessivo Compulsivo compulsões ou obsessões estão presentes na maioria dos dias, por um período de pelo menos duas semanas.
II. A vivência das obsessões ou a realização dos atos compulsivos não são prazerosos, causando angústia e interferindo nas relações sociais do indivíduo.
III. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é o resultante de outros transtornos mentais.
A sequência correta é:
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Faz parte do planejamento de ações de treinamento de TD&
O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio mental complexo, cuja característica mais marcante é a alternância de episódios de euforia com os de depressão. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos do transtorno bipolar, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...