Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Em relação à classificação e interpretação básicas da técnica de Zulliger, relacione adequadamente as colunas.

1. Respostas.

2. Localizações.

3. Determinantes.

4. Fenômenos especiais / movimento inanimado.

( ) Áreas das manchas em que o examinando situa a resposta verbalizada.

( ) Respostas em que o conteúdo está sendo visto em movimento, sendo movido por forças físicas, químicas, mecânicas ou abstratas.

( ) Conteúdo verbalizado é uma ideia, um conceito vinculado diretamente a determinada área-estímulo do diapositivo ou do cartão.

( ) Palavra usada nas técnicas de Zulliger para identificar quais fatores psíquicos que levaram o examinando a dar essa ou aquela resposta.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 1, 3, 4, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.
  • E. 1, 4, 2, 3.

Um psicólogo do TRT da 2a Região foi solicitado a elaborar um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Era necessário apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estivessem interferindo na decisão. Tratava-se, portanto, de uma resposta a uma consulta na área de sua competência. Destacando os aspectos relevantes e opinando a respeito, e considerando os quesitos apontados, o psicólogo, com fundamento em referencial teórico e científico, e respeitando os critérios existentes no Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP no 0007/2003, elaborou um documento composto por 4 (quatro) itens − 1. Identificação; 2. Exposição de motivos; 3. Análise; 4. Conclusão −, denominado

  • A. Relatório psicológico.
  • B. Atestado psicológico.
  • C. Laudo psicológico.
  • D. Parecer psicológico.
  • E. Declaração psicológica.

Segundo Cunha (2000), as estratégias de avaliação são, pois, uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possam ser usadas de maneira muito específica. Em relação à avaliação psicológica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A testagem pode ser um passo importante do processo da avaliação, mas constitui apenas um dos recursos possíveis de avaliação.
  • B. As técnicas projetivas podem ser consideradas estratégias de avaliação; historicamente, são caracterizadas por seu estilo de avaliação impressionista.
  • C. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
  • D. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica e diferenças individuais.
  • E. As sementes da avaliação psicológica, que hoje constituem uma das funções do psicólogo, foram lançadas numa fase que abrangeu o fim do século XVIII e o início do século XIX.

A Terapia Interpessoal é uma forma de psicoterapia limitada no tempo (breve), foi inicialmente desenvolvida para tratar a fase aguda da depressão unipolar não-psicótica e está estruturada em três fases: inicial, intermediária e final. A fase intermediária é composta por

  • A. 7 a 15 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos passados relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com experiências dolorosas e/ou traumáticas vivenciadas com as figuras significativas da infância.
  • B. 10 a 12 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos atuais relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com o humor atual do paciente.
  • C. 3 a 5 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos futuros relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as ansiedades vividas pelo paciente relacionadas com suas metas futuras.
  • D. 8 a 20 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos traumáticos relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as emoções a eles associados.
  • E. 6 a 18 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos relevantes vivenciados anteriormente e relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com os sintomas depressivos passados do paciente.

Em relação à técnica D-E, analise as afirmativas.

I. O fundamental objetivo é se prestar a exploração da dinâmica inconsciente da personalidade.

II. É uma técnica de investigação que não se restringe às noções habituais e particulares que se tem a respeito dos testes psicológicos.

III. É direcionada a investigação da personalidade, sendo um instrumento com sensibilidade para explorar o inconsciente de tipo vertical e focal.

IV. O examinando não é livre e, sim, direcionado em relação à sua comunicação pelo terapeuta, que fornece um substrato básico de meios estáveis, conduzindo, assim, os participantes.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I , II e III, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos, e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças

  • A. distorcidas e substitui-los por outros mais críticos.
  • B. funcionais e substitui-los por outros mais adaptativos.
  • C. imediatistas e substitui-los por outros mais simbólicos.
  • D. concretas e substitui-los por outros mais fantasistas.
  • E. disfuncionais e substitui-los por outros mais realistas.

 

Assinale o instrumento que pode ser direcionado a realizar o procedimento mencionado.

  • A. Escala PBDC.
  • B. Escala MMPI.
  • C. Escala Wechsler.
  • D. Técnica de Zulliger.
  • E. Teste de Apercepção Temática – TAT.

Para estudar o crescimento e as mudanças que ocorrem ao longo da vida, os psicólogos do desenvolvimento empregam alguns métodos de pesquisa. Há pesquisadores que examinam as mudanças no desenvolvimento observando ou realizando, ao mesmo tempo, testes com pessoas de diferentes faixas etárias, por exemplo. Podem estudar o desenvolvimento do pensamento lógico por meio da realização de testes com um grupo formado por crianças de 6 anos de idade, outro formado por crianças de 9 anos e um terceiro grupo de crianças de 12 anos, e assim buscar diferenças entre os grupos etários. Trata-se de um estudo

  • A. transversal.
  • B. longitudinal.
  • C. biográfico.
  • D. diagonal.
  • E. múltiplo.

 

Em relação à bateria de testes psicológicos, marque o INCORRETO.

  • A. Utilizada por considerar que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo.
  • B. Na prática clínica, é tradicional o uso da bateria não-padronizada. Embora atenda a vários requisitos, é organizada de acordo com os critérios mais flexíveis.
  • C. O emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro.
  • D. As baterias padronizadas são utilizadas para avaliações não específicas e as não-padronizadas são organizadas para avaliações específicas, sendo estas baterias consideradas os principais tipos de baterias de testes.
  • E. A organização da bateria padronizada é efetuada com base em pesquisas realizadas com determinados tipos de pacientes e recomendada para exames bem específicos, como em certos tipos de avaliação neuropsicológica.

As afirmações “Não consigo imaginar que espécie de vida será a minha em dez anos” e “Não espero conseguir o que realmente quero” estão incluídas nas Escalas Beck, no questionário

  • A. do Inventário de Ansiedade Beck − BAI.
  • B. do Inventário de Depressão Beck − BDI.
  • C. da Escala de Desesperança Beck − BHS.
  • D. da Escala de Ideação Suicida Beck − BSI.
  • E. do Inventário de Interesses Beck − IIB.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...