Questões de Psicologia

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Diversos autores, como Buchanan, Greenberg e Baron afirmam que, em relação às equipes de trabalho e desempenho, existem os estágios de desenvolvimento das equipes que são extremamente importantes para esse processo. Neste sentido, após seu nascimento ou a sua fundação, uma equipe de trabalho passa por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Considerando tais informações, NÃO apresenta uma das fases do desenvolvimento de uma equipe:

  • A. Conflito.
  • B. Formação.
  • C. Adaptação.
  • D. Normatização.
  • E. Desintegração.

A adequação de um grupo como sistema organizado no desempenho de suas funções, pode ser avaliada segundo uma dupla dimensão. Em geral, elas correm em paralelo com os dois tipos de funções indicadas: uma se relaciona com a avaliação da medida em que o grupo consegue bons resultados chegando aos objetivos que dizem respeito às tarefas, e a outra está relacionada à avaliação da medida em que o grupo

  • A. reorganiza seus objetivos para encontrar soluções criativas para lidar com os conflitos existentes.
  • B. satisfaz as necessidades dos seus membros, tomados individualmente.
  • C. aumenta sua capacidade comunicativa para influenciar e persuadir as pessoas dentro e fora do grupo.
  • D. aumenta sua interação e engajamento para obtenção de novos resultados, além daqueles previstos como objetivos primários a serem alcançados.
  • E. mantém-se motivado para lidar com mudanças e cenários constantes de conflitos.

De acordo com Zanelli (2004 p. 367 apud, Sanchez 2002, p. 378), sobre a liderança, pode-se afirmar que as diversas formas de conceber a liderança são reflexos de diferentes enfoques teóricos e metodológicos. São enfoques teóricos sobre a liderança, EXCETO:

  • A. Os modelos integradores partem da base de que a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.
  • B. Nos enfoques centrados nos seguidores, os seguidores possuem crenças compartilhadas sobre os traços e a conduta dos líderes, que irão influir na percepção e no processamento da informação sobre o líder.
  • C. Aqueles que se centram na figura do líder são exclusivamente os enfoques que se baseiam na figura do líder, analisando seus atributos pessoais, suas condutas, independentemente da situação ou dos seguidores.
  • D. Os que consideram a análise a partir da situação partem de um pressuposto que não existe um estilo ideal de conduta do líder que seja adequada a todas as situações.
  • E. Nos enfoques centrados nos seguidores, a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.

De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de A. H. Maslow o nível mais básico de necessidades inclui as que são primárias ou fisiológicas. Enquanto estiverem insatisfeitas, elas têm exclusividade de poder de motivação e monopolizam o comportamento

  • A. inconsciente da pessoa.
  • B. pré-consciente da pessoa.
  • C. consciente da pessoa.
  • D. de esquiva da pessoa.
  • E. de fuga da pessoa.

Considerar o grupo como elemento-chave para entender o comportamento das pessoas deve fazer parte das ferramentas de todo aquele que trabalha para obter resultados por meio do outro. Deve-se olhar o grupo mediante o indivíduo e o indivíduo como reflexo do grupo a que pertence. Sobre os grupos nas organizações, analise.

I. Para administrar pessoas, deve-se compreender que o grupo é maior do que os indivíduos, embora por eles seja constituído. Sendo assim, pode-se afirmar que possuir uma visão sistêmica é o caminho mais adequado para conseguir estabelecer padrões de comportamento desejáveis em uma organização.

II. Compreendendo que os grupos existem, que estabelecem normas de convivência e que essas normas podem ir a favor ou contra aos objetivos organizacionais, o administrador pode estabelecer suas próprias regras comportamentais para interagir de maneira adequada com os diversos grupos e, assim, lograr os seus objetivos.

III. Embora possa parecer simples, gerenciar o comportamento humano é uma tarefa complexa. Os membros das organizações não conseguem reconhecer as diferenças entre os comportamentos socialmente sustentados pelo seu grupo e as cobranças feitas pela organização. Nessas circunstâncias, nem sempre a comunicação constitui um elemento que favorece o adequado gerenciamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I , apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

A cultura organizacional apresenta 6 características. As políticas que afirmam as crenças sobre como os empregados e os clientes devem ser tratados correspondem a característica denominada

  • A. valores dominantes.
  • B. regras.
  • C. normas.
  • D. processos.
  • E. filosofia.

Segundo Zanelli (2004), em relação ao comportamento humano no trabalho, ressalta-se que “as teorias sobre atitudes sugerem perspectivas em que atitudes são entendidas como uma rede de sentimentos, crenças e tendências para agir em direção a pessoas, grupos, ideias ou objetos, tornando-se um referencial fértil para o entendimento da afetividade em diferentes contextos, especialmente no trabalho”. Juntamente com este fator, esta teoria é apontada como o principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado no trabalho durante o século XX, tendo como seus principais representantes os seguintes conceitos atitudinais:

I. satisfação no trabalho;

II. empatia com o trabalho;

III. automotivação no trabalho;

IV. sociabilidade no trabalho;

V. envolvimento com o trabalho;

VI. comprometimento organizacional afetivo.

Sobre as atitudes no trabalho, está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. II.
  • B. I, IV e V.
  • C. I, V e VI.
  • D. II, IV e VI.
  • E. I, II, III, IV e VI.

Para fazer a mudança organizacional, torna-se necessário propor algumas condições às pessoas, entre elas

  • A. aprender a ampliar sua rede de relacionamentos; aprender a conviver com a incerteza; e desenvolver uma perspectiva diferente de encarreiramento.
  • B. especificar as oportunidades de aprendizagem; direcionar o encarreiramento; e reforçar o poder de liderança dos gestores gerando maior credibilidade para os colaboradores envolvidos no processo de mudança.
  • C. especificar as oportunidades de desenvolvimento; diagnosticar interesses divergentes; e aplicar práticas de recursos humanos consagradas.
  • D. manter expectativas sobre o emprego; adotar relações de trabalho que privilegiem a supervisão; e especificar oportunidades de encarreiramento.
  • E. manter expectativas sobre o emprego; aumentar os níveis hierárquicos; e adotar relações de trabalho que privilegiem a supervisão.

O termo estresse popularizou-se a partir de seu uso na medicina, de tal forma que ninguém desconhece ou deixa de usá-lo, em algum momento e com os mais variados significados. Em relação ao termo estresse, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais este se depara.

( ) O “estresse” pode ser considerado na visão da psicologia como uma “síndrome específica” constituída por todas as alterações não-específicas produzidas num sistema biológico.

( ) O “estresse” pode ser considerado na visão da psicologia como uma “síndrome específica” constituída por todas as alterações específicas produzidas num sistema biológico, pois é identificado por várias manifestações fisiológicas especificadas no organismo.

( ) Nas organizações, muitos estudos sobre o estresse estão sendo realizados, com o objetivo de identificar quais condições e características do trabalho são fatores contribuintes para a produção deste estado.

( ) Em relação ao estresse, é correto afirmar que, nas áreas da psicologia e psiquiatria, somente após a Segunda Guerra Mundial as pesquisas tornaram-se visíveis e apareceram em trabalhos de literatura científica.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. V, V, F, V, V.

A avaliação de resultados em treinamento pode ser feita em 3 níveis: organizacional, recursos humanos e tarefas. Na avaliação no nível das tarefas e operações, o treinamento deve proporcionar resultados como

  • A. aumento das habilidades e conhecimento das pessoas.
  • B. melhoria da imagem da empresa e do clima organizacional.
  • C. aumento da eficácia organizacional e da eficiência.
  • D. aumento da produtividade e melhor atendimento ao cliente.
  • E. redução da rotatividade e melhor relacionamento empresa × empregados.
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