Questões de Psicologia

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NÃO corresponde a uma das categorias de fonte do estresse ocupacional:

  • A. Papel na organização.
  • B. Categorias ocupacionais.
  • C. Relacionamento no trabalho.
  • D. Fatores intrínsecos do trabalho.
  • E. Estrutura e clima organizacionais.

O conteúdo de um treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de conceitos e desenvolvimento ou modificação de

  • A. padrões.
  • B. valores.
  • C. relações.
  • D. experiências.
  • E. atitudes.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “As ‘organizações virtuais’ referem-se a uma nova forma organizacional caracterizada por uma coleção permanente ou temporária de indivíduos, grupos e departamentos organizacionais dispersos geograficamente, que não pertencem a uma mesma organização, ou uma organização na sua totalidade, que são dependentes de comunicação eletrônica para conduzir seus processos de produção.”

ENQUANTO

II. “Uma equipe virtual de forma similar a qualquer equipe é um grupo de pessoas que interagem em tarefas interdependentes guiadas por um propósito comum. Diferente das equipes convencionais, uma equipe virtual trabalha entre limites espaciais, temporais e organizacionais, cujos vínculos são reforçados por tecnologia de redes de comunicação.”

São consideradas como principais características sobre a organização virtual, EXCETO:

  • A. Confiança.
  • B. Excelência.
  • C. Integração.
  • D. Oportunismo.
  • E. Ausência de limites.

A era da informação trouxe dinamismo, mudança e competitividade, o que gerou a necessidade de ajuste nos processos de avaliação de desempenho. Três principais tendências a serem aplicadas, a partir de agora, aos processos de avaliação de desempenho, são:

  • A. a competência técnica passa a ser supervalorizada; a análise das atitudes e comportamentos passa a ser essencial no processo de avaliação de desempenho; e a competência intragrupal torna-se a mais importante a ser avaliada no contexto de conquista de resultados diferenciados.
  • B. os processos de avaliação do desempenho de incidentes críticos passam a ser os mais utilizados; a avaliação de 360° é desestimulada pela baixa objetividade; e a competência técnica passa a ser supervalorizada.
  • C. os indicadores tendem a ser sistêmicos; a avaliação do desempenho torna-se um elemento integrador das práticas de Recursos Humanos; e a avaliação do desempenho está cada vez mais enfatizando resultados, metas e objetivos do que comportamentos.
  • D. o método de incidentes críticos tende a ser o mais utilizado; os indicadores de comportamentos individuais serão os mais valorizados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e o pagamento de bônus passa a ser aplicado de maneira oficial.
  • E. o método de pesquisa de campo tende a ser o mais utilizado; os indicadores de boas práticas no ambiente de trabalho passam a ser os mais recomendados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e a política de mérito passam a ser adotadas por todas as empresas.

A síndrome Burnourt é considerada um distúrbio relacionado ao trabalho. Trata-se de uma resposta prolongada a agentes estressores do contexto de trabalho, sendo composta por três dimensões. Relacione tais dimensões às suas respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 1.
  • B. 1, 2, 3.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 1, 3, 2.
  • E. 2, 1, 3.

Trata-se do tipo de líder que exige submissão imediata e pode ser resumido na frase "faça o que eu mando". Movido por resultados, iniciativa e autocontrole, funciona melhor numa crise, quando é preciso "virar a mesa", ou com funcionários problemáticos. É denominado líder

  • A. coercitivo.
  • B. afiliativo.
  • C. marcador de ritmo.
  • D. treinador.
  • E. coach.

O autor Zanelli (2004) afirma que, em relação às condições de trabalho, existe uma determinada condição que pode ser entendida como um conjunto de variáveis do ambiente que circunda uma pessoa durante a realização de suas atividades, representando um conjunto classificado em três grandes categorias:

• condições físicas do ambiente trabalho que incluem temperatura, iluminação e ruídos;

• condições temporais: horário de trabalho, intervalo de descanso, duração do turno de trabalho;

• condições sociais: relação com colegas, estilo de liderança, clima organizacional.

Os dados mencionados anteriormente se referem às

  • A. relações pessoais de trabalho.
  • B. condições culturais de trabalho.
  • C. condições ambientais de trabalho.
  • D. condições emocionais de trabalho.
  • E. relações socioprofissionais de trabalho.

O processo de comunicação é composto de cinco elementos. O decodificador é o equipamento situado entre o canal e o

  • A. facilitador.
  • B. transmissor.
  • C. codificador.
  • D. emissor.
  • E. destino.

Em relação ao indivíduo no contexto organizacional e processo de socialização, os autores Zanelli (2004 apud, Van Maanen & Schein 1979) conceberam as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturados nas organizações. Sem classificação, esses autores desenvolveram um modelo de análise baseado em dimensões na qual cada tática pode variar. São modelos de análise de táticas no contexto organizacional, EXCETO:

  • A. Serial vs disjuntivo.
  • B. Formal vs informal.
  • C. Serial vs randômica.
  • D. Coletivo vs individual.
  • E. Sequencial vs randômica.

As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de seis maneiras: descrição e análise do cargo; aplicação da técnica de incidentes críticos; requisição do empregado; análise do cargo no mercado; hipótese de trabalho; e

  • A. discrepância entre vagas existentes.
  • B. estrutura organizacional presente.
  • C. avaliação de desempenho.
  • D. competências individuais requeridas.
  • E. referências individuais apresentadas.
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