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Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
O questionário de vivências acadêmicas (QVA) poderia ter sido aplicado nos anos iniciais para avaliar a adaptação e o rendimento do aluno.Idalberto Chiavenato menciona que recrutar e selecionar candidatos requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe à pessoa que irá executá-la. Quando o cargo não foi ainda preenchido, a situação se complica, pois requer uma visão antecipada da interação entre pessoa e tarefa. Quase sempre, as características individuais estão relacionadas com três aspectos principais: execução da tarefa em si; interdependência com outras tarefas e interdependência com
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. O novo paradigma do trabalho capitalista divide-se em três competências: as participativas, relativas à capacidade de conhecer a função integral de uma empresa; as transversais, que integram os campos autonomia, responsabilidade e comunicação social; e as sociais, referentes à cooperação entre as equipes e as redes de diferentes setores.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A psicologia da educação, no decorrer das duas primeiras décadas do século XX, identificou-se com as tentativas de utilizar e de aplicar na educação todos os conhecimentos potencialmente relevantes proporcionados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia cientifica. Nesse período, existiram três áreas de pesquisa psicológica que se sobressaíram pelo seu interesse potencial na educação escolar, a saber:
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Considerar a realidade de trabalho é essencial para delinear uma organização do trabalho que concilie racionalidade instrumental e racionalidade subjetiva e, assim, exerça influência direta na prevenção do adoecimento no trabalho.
Com relação à psicoterapia individual e à clínica infantil e do adolescente, julgue os itens subsequentes. No atendimento aos adolescentes, o único objetivo das entrevistas é o diagnóstico psicológico da família.
Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
O problema de ajustamento acadêmico do aluno está relacionado, provavelmente, a fatores pessoais, interpessoais ou vocacionais.O mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas, enquanto que o mercado de recursos humanos se refere ao contingente de pessoas que
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A servidão voluntária uma patologia do trabalho é definida como um assujeitamento fortemente influenciado pela necessidade de sobrevivência, de segurança e de poder como dimensões da condição humana.
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