Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem. As práticas socioassistencias corroboram com a perspectiva da tutela, haja vista que a proteção direcionada aos usuários de álcool e outras drogas, bem como aos seus familiares, é a melhor ação a ser realizada a curto prazo.
Na abordagem preventiva do crack, identificam-se fatores de proteção ao início do uso, como rede familiar, educação e prática esportiva, entre outros, e fatores de risco, sobre os quais é correto apontar que:
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem. Por intermédio do modelo de atuação psicoeducativo, busca-se promover a compreensão do comportamento disfuncional do indivíduo, além de capacitar seus familiares para a identificação dos pródromos de um evento adverso.
O uso de esteroides tem indicação terapêutica para reposição hormonal; porém, essas substâncias são utilizadas principalmente pelos competidores esportivos e jovens que, em busca de um corpo mais forte e musculoso, podem desenvolver um padrão de consumo que se assemelha ao de dependência. Entre as manifestações psiquiátricas decorrentes do abuso de esteroides, pode(m)-se identificar:
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem. A estratégia da redução de danos constitui prática emancipatória, uma vez que estimula o protagonismo e a autonomia do usuário para o resgate de sua condição de sujeito.
O psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) é um expoente da chamada Psicologia Humanista e se notabilizou por seus estudos sobre a motivação. Maslow descreveu a motivação em termos de uma divisão hierárquica das necessidades humanas, que ele nomeou Hierarquia das Necessidades. De acordo com a teoria de Maslow, analise as afirmativas a seguir:
I. Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades consideradas por Maslow o mais básico e reflexivo, o dos interesses fisiológicos e de sobrevivência.
II. As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas, e são representadas como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros.
III. A terceira camada da pirâmide de Maslow fala das necessidades de associação, que se referem às necessidades do indivíduo em termos sociais, como amizades e socialização.
IV. As necessidades de status e de estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas e são: a autoconfiança e a conquista do reconhecimento, a confiança e o respeito aos outros.
V. A última necessidade refere-se à motivação para realizar o potencial máximo do ser, que é a necessidade de autorrealização.
Assinale se:
No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos. Práticas religiosas podem configurar estratégias de enfrentamento orientadas para o problema ou para a emoção, assim como podem influenciar positiva ou negativamente o tratamento de doenças crônicas.
No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos. O repasse de informações relacionado a fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais do processo de adoecimento auxilia na desmistificação de crenças errôneas difundidas pela cultura em que o indivíduo está inserido e que podem impactar no sucesso do tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.
No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos. Nas teorias recentes do estresse, a dimensão microssocial do adoecimento é enfatizada, dado o entendimento de que os principais aspectos que interferem no enfrentamento de doenças crônicas dizem respeito às características individuais do sujeito.
No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos. Uma das políticas de saúde promovidas pelo Ministério da Saúde que fornecem informações importantes para a atuação dos psicólogos no atendimento aos pacientes crônicos, é o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que aborda doenças circulatórias, doenças respiratórias crônicas, câncer e diabetes, além de seus fatores de risco em comum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...