Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à gestão de pessoas no serviço público e à atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo deve propiciar meios para que o trabalhador possa expressar o sofrimento ético no ambiente de trabalho.
Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo, sobre fatores de risco a crianças e adolescentes e estudos atuais a respeito desse tema.
( ) A ênfase dos estudos sobre fatores de risco se restringe ao tripé uso e abuso de drogas, abuso físico e sexual e abandono familiar.
( ) A compreensão dos fatores de risco é fundamental, uma vez que possibilita a elaboração de perspectivas eficazes de prevenção e promoção da saúde.
( ) Embasados na Psicologia Positiva e no conceito de resiliência, estudiosos têm se perguntado sobre o que leva tanto atingidos quanto não atingidos por fatores de risco a enfrentar ou evitar essas dificuldades.
( ) Associados aos fatores de risco são encontrados os fatores de proteção, entendidos como as medidas de suporte oferecidas pelo poder público para crianças e adolescentes que residem em áreas de extremo risco.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V F F
V F F F
V F F F
F V F V
F F V V
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O combate ao imobilismo psíquico e à conformidade em face dos processos de mudança dos trabalhadores pode ser feito pelo psicólogo, com base na análise da discrepância entre a linguagem da empresa e a dos trabalhadores, mediante a criação de estratégias de mobilização subjetiva e coletiva junto às equipes de trabalho.
Entre os fatores fundamentais à análise ergonômica do contexto de trabalho inclui-se a atividade em situações reais de trabalho.
Sobre as famílias com membros dependentes de drogas:
devem ser orientadas a interditar juridicamente o drogadicto.
não devem passar por tratamento psicológico, pois podem reagir de forma a boicotar o tratamento do drogadicto.
devem passar por orientação e avaliação médica obrigatoriamente, pois podem ocultar outras dependências químicas.
devem passar por um tratamento psicológico, pois podem colaborar para a manutenção de uma estrutura adicta de funcionamento.
devem ser orientadas a se afastar do drogadicto enquanto perdurar o tratamento.
A entrevista lúdica de cada processo psicodiagnóstico é uma experiência nova, tanto para o psicólogo como para a criança, uma vez que nos brinquedos oferecidos pelo psicólogo, a criança deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vínculos com objetos de seu mundo interno, processo no qual, segundo Blanca Guevara Werlang, se refletirá o estabelecimento de um vínculo
rígido e contínuo.
afetuoso e colaborador.
transferencial breve.
estruturado e de enquadramento.
de confiança e de organização.
Jean Bergeret, autor importante no estudo das drogadições, menciona que há uma extraordinária densidade estabelecida nas relações parentais do dependente de drogas. Chama a atenção para a incidência de episódios psiquiátricos nos pais dos drogadictos. Dentre eles identifica:
estados delirantes, sintomas esquizofrênicos e distúrbios na sensopercepção.
estados depressivos, alcoolismos e dependência de outras drogas, superconsumo de psicotrópicos, condutas de automedicação.
psicopatia, condutas de instabilidade afetiva e síndrome do pânico.
anorexia, bulimia ou transtornos alimentares em geral.
apatia, transtornos bipolares e/ou de ansiedade generalizada.
Com relação à gestão de pessoas no serviço público e à atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, julgue os itens que se seguem.
As técnicas gerencialistas de gestão, sempre que empregadas, produzem nos trabalhadores sentimento de submissão em relação, por exemplo, à competitividade exacerbada, à padronização de condutas, ao descaso do Estado e à exclusão social dos desempregados e dos não empregáveis.
Assinale a alternativa correta sobre a importância da pesquisa no campo da Psicologia:
É recurso para produção de conhecimento científico que se restringe, portanto, às instituições acadêmicas e de pesquisa.
Alimenta as bases de dados do Sistema Conselhos, constituindo-se em sua única ferramenta válida para conhecer as práticas profissionais dos psicólogos.
Possibilita à psicologia adentrar conhecimentos de outras áreas que de outro modo não poderiam nunca ser acessados.
É o mecanismo que possibilita acesso maciço da população aos serviços da Psicologia, reduzindo os custos desses serviços.
É recurso para produção de conhecimento científico, podendo ser utilizada também na intervenção profissional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O combate ao imobilismo psíquico e à conformidade em face dos processos de mudança dos trabalhadores pode ser feito pelo psicólogo, com base na análise da discrepância entre a linguagem da empresa e a dos trabalhadores, mediante a criação de estratégias de mobilização subjetiva e coletiva junto às equipes de trabalho.
Os eventos críticos são fundamentais para a análise ergonômica, uma vez que consistem em uma ruptura no curso normal de uma atividade de trabalho.
De modo geral, as consequências da violência doméstica contra a criança podem assumir várias formas, tanto em qualidade como em quantidade, porque são influenciadas por inúmeros fatores, dentre os quais destaca-se:
idade da vítima; tipo de relação entre o autor da violência e a vítima; personalidade da vítima; duração e frequência da violência; tipo e gravidade do ato; reação do ambiente.
idade do autor da violência, nível socioeconômico da vítima; escolaridade do agressor; personalidade da vítima; reação do ambiente; drogadição na família.
comportamento patológico da vítima; idade do agressor; tipo e gravidade do ato; autoestima dos familiares; reação do ambiente; personalidade da vítima.
nível escolar da vítima e do autor da violência; comportamento dos amigos da escola em que a vítima frequenta; idade e nível socioeconômico do agressor; reação do ambiente; drogadição na família; tipo da violência.
reação da família e dos profissionais que acolhem a vítima; escolaridade do agressor; autoestima da família; tipo e gravidade do ato; reação do ambiente; autoestima dos familiares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...