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Julgue os próximos itens, acerca dos processos, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica.
As escalas autoaplicadas são instrumentos de avaliação que devem, preferencialmente, ser utilizados em associação com entrevistas estruturadas ou semiestruturadas.
As entrevistas clínicas semiestruturadas
são constituídas por questões.
não seguem nenhum formato sistemático.
raramente baseiam-se em questionário.
são compostas por temas elaborados juntamente com o entrevistado.
são compostas por reflexões lineares somente.
M.L.S. de Ocampo e M.E.G. Arzeno, na obra O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, concordam que, em um psicodiagnóstico, a entrevista inicial é semidirigida quando o paciente
é interrogado sobre os motivos da consulta e responde a perguntas do terapeuta, porém sem liberdade para modificar a ordem dos temas apresentados.
começa respondendo a um questionário e depois poderá conversar livremente sobre as respostas dadas por ele.
dirige a entrevista escolhendo os principais temas a tratar com o entrevistador, sem que este interfira nas escolhas.
tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar.
interroga o psicólogo sobre as questões que deseja esclarecer e o psicólogo estrutura suas perguntas a partir deste enquadre inicial.
Com relação à gestão de pessoas no serviço público e à atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo deve atuar nas equipes multiprofissionais com o objetivo de evitar a competição generalizada, criar um ambiente de cooperação e proteger a saúde mental dos profissionais envolvidos e das equipes que serão lideradas por esses profissionais.
O conceito de experimentação em psicologia pode ser primeiramente remetido e associado, em termos históricos, às(aos):
modelos desenvolvidos por estudiosos do campo da psicanálise na tentativa de compreender a energia psicossexual do indivíduo.
anseios em se firmar como ciência humana, recorrendo, para tanto, a experiências laboratoriais desenvolvidas à luz dos modelos utilizados na filosofia.
modelos desenvolvidos por estudiosos do campo da epistemologia voltados à compreensão dos aspectos inconscientes do indivíduo.
iniciativas de J. B. Watson, estudioso do campo da análise experimental do comportamento, voltadas à compreensão do comportamento operante.
anseios em se firmar como ciência, recorrendo, para tanto, a experiências laboratoriais desenvolvidas à luz dos modelos utilizados nas ciências naturais.
A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:
I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.
II. promover a gestão de conhecimento da organização.
III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O combate ao imobilismo psíquico e à conformidade em face dos processos de mudança dos trabalhadores pode ser feito pelo psicólogo, com base na análise da discrepância entre a linguagem da empresa e a dos trabalhadores, mediante a criação de estratégias de mobilização subjetiva e coletiva junto às equipes de trabalho.
O objetivo principal da ergonomia da atividade é atender às prescrições e necessidades dos trabalhadores, gestores, usuários e consumidores, evitando o desenvolvimento de patologias no trabalho.
A tendência atual para o entendimento do dano psíquico é considerar-se que
o dano psíquico é uma condição fácil de ser apurada em testes psicométricos diversos.
não há relação entre dano psíquico e dano moral.
a discussão entre o conceito de dano moral e dano psíquico só ocorre no âmbito dos estudos da psicologia do trabalho.
a patrimonialização das relações civis indica sempre o dano psíquico.
o dano psíquico é modalidade inserida na categoria de danos morais.
Julgue os próximos itens, acerca dos processos, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica.
Os instrumentos de avaliação da personalidade incluem o Teste de Apercepção Temática e o Psicodiagnóstico Miocinético.
Na busca de identidade, o adolescente recorre às situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a da uniformidade, que proporciona segurança e estima pessoal. Ocorre aqui o processo de dupla identificação em massa, onde todos se identificam com cada um. Segundo Aberastury eKnobel, esta característica define:
Deslocamento temporal.
A tendência grupal.
Identificação sexual.
Atitude social reivindicatória.
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