Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e sem sentido, em sua maioria, aos quais o indivíduo tenta resistir ou tenta eliminar. Tratam-se de

  • A.

    sublimações, enquanto as repressões são usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.

  • B.

    compulsões, enquanto as obsessões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

  • C.

    repressões, enquanto as sublimações são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.

  • D.

    obsessões, enquanto as compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

  • E.

    manias, enquanto os episódios de euforia são os pensamentos ou as ações que procuram trazer alívio.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR, a característica essencial do Transtorno Desintegrativo da Infância (299.10) consiste

  • A.

    em limitações do funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades (comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, autossuficiência), após um período de, pelo menos, 3 anos de desenvolvimento aparentemente normal.

  • B.

    um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo, após um período de, pelo menos, 4 anos de desenvolvimento aparentemente normal.

  • C.

    em uma regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de, pelo menos, 2 anos de desenvolvimento aparentemente normal.

  • D.

    em uma ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação, após um período de, pelo menos, 5 anos de desenvolvimento aparentemente normal.

  • E.

    no desenvolvimento de prejuízo no funcionamento neurocognitivo devido a uma condição médico-geral, em, pelo menos, duas áreas do funcionamento cognitivo, podendo incluir perturbações na memória, após um período de, pelo menos, 6 anos de desenvolvimento aparentemente normal.

Marque a alternativa CORRETA.

 O conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização é chamado de:

  • A.

    Seleção.

  • B.

    Desenvolvimento organizacional.

  • C.

    Busca ativa.

  • D.

    Recrutamento.

Teste que consta de seis páginas com traços que devem ser acompanhados pelo examinando, com as mãos direita e esquerda, a princípio sob controle visual e depois às cegas; para interceptar a vista, na segunda fase das operações, usa-se uma folha de papelão ou tabuleta quadrangular.

Trata-se do teste denominado

  • A.

    Kohs.

  • B.

    PMK.

  • C.

    TAT.

  • D.

    CAT.

  • E.

    Rorscharch.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.

A título de motivação é adequado incluir, em um mesmo grupo terapêutico, pacientes que busquem tratamento voluntariamente e pacientes que busquem o tratamento obrigados por motivos judiciais, profissionais ou familiares.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Tal como disse em sentido figurado um pesquisador, para uma criança com menos de três anos de idade, o brinquedo é um jogo sério, assim como o é para um adolescente, embora, é claro, num sentido diferente da palavra; para uma criança muito pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real. Para uma criança em idade escolar, o brinquedo torna-se uma forma de atividade mais limitada, predominantemente do tipo atlético, que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança de idade pré-escolar.” De acordo com a citação de Vygotsky, sobre a essência do brinquedo pode-se afirmar que é

  • A.

    uma atividade que dá prazer à criança que brinca desde a tenra idade e tem sempre uma relação de conquista com suas ações no brincar, ou seja, independente da idade na qual se encontra.

  • B.

    a possibilidade da criança conectar um estágio seu de desenvolvimento para outro, ou seja, sobrepor as mudanças inexistentes nas motivações para o brincar.

  • C.

    a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.

  • D.

    a tendência para a criança muito pequena satisfazer seus desejos a longo prazo, ou seja, o intervalo entre um desejo e sua satisfação é extremamente longo.

  • E.

    necessidade de se ater a alguma atividade, ou seja, o brincar na idade escolar é controlado pelas mesmas motivações daquelas do simples chupar chupeta.

Os transtornos específicos de ansiedade são complicados pelos ataques de pânico ou por outras características que são o foco da ansiedade, sendo que quando o foco está presente em todos os eventos da vida diária, trata-se de transtorno de ansiedade

  • A.

    social.

  • B.

    específica.

  • C.

    generalizada.

  • D.

    de estresse pós-traumático.

  • E.

    obsessiva-compulsiva.

O grande estudioso do abuso sexual infantil, Tilman Furniss, explica o estereótipo da “criança sedutora” (que seduz o pai e aprecia o abuso), da seguinte maneira:

  • A.

    A criança deve ser sempre responsabilizada pela situação juntamente com seus genitores, pois o abuso é uma via de mão dupla e isso é uma précondição para qualquer trabalho terapêutico.

  • B.

    É muito comum na atualidade encontrarmos a criança que busca o abuso e tem prazer nele, cabendo ao adulto interromper a situação comunicando a autoridade judiciária obrigatoriamente.

  • C.

    Não cabe ao genitor traçar as fronteiras adequadas para a exacerbação da sexualidade de sua criança, devendo a família procurar ajuda psiquiátrica para conter de forma medicamentosa o comportamento transgressor.

  • D.

    A invasão das mídias eletrônicas tornam a barreira da sexualidade dentro do espaço privado mais tênue, cabendo ao pai entender e participar das propostas sexualizadas da criança, para que em momento posterior, com a chegada da adolescência, isso possa ser interrompido, explicado e entendido.

  • E.

    Tal situação tem pouco a ver com a realidade do abuso sexual da criança, pois ainda que haja um comportamento sexualizado da criança, ela nunca poderia ser responsabilizada pela situação.

A Psicologia Analítica foi, a partir de 1913, construída por Carl Gustav Jung. A abordagem junguiana conta com conceitos tais como:

  • A.

    Inconsciente individual, inconsciente coletivo e análise de caráter;

  • B.

    Inconsciente coletivo, arquétipos e anima;

  • C.

    Inconsciente coletivo, análise de caráter e anima;

  • D.

    Aqui-agora, inconsciente coletivo e análise de caráter;

  • E.

    Aqui-agora, inconsciente coletivo e arquétipos.

Marque a alternativa CORRETA.

Gerir talentos humanos está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. Ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Para ter talento a pessoa precisa possuir algum diferencial que a valorize. O talento envolve três aspectos. São eles:

  • A.

    Conhecimento, Disposição e Vontade.

  • B.

    Habilidade, Espiritualidade e Inteligência.

  • C.

    Conhecimento, Habilidade e Competência.

  • D.

    Competência, Fé e Disciplina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...