Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na prática terapêutica de posição pós-moderna e construcionista social, para compreender dilemas humanos não cabem diagnósticos essencialistas e centrados
no sistema familiar.
no psiquismo grupal.
na estrutura familiar.
nas relações interpessoais.
no indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA.
A saúde ocupacional está relacionada com a assistência:
Médica preventiva.
Médica Hospitalar.
Psicoterapeutica.
Farmacológica.
Julgue os itens subsequentes, quanto ao uso da psicoterapia no tratamento de transtornos psicossociais leves.
O sucesso da psicoterapia depende da capacidade do cliente de usar suas habilidades de comunicação, inteligência, motivação e de estabelecer relações objetais, mas independe da formação do clínico e da relação transferencial.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.
No atendimento ao paciente adicto, qualidades do terapeuta como afeto, amizade, aceitação sem julgamento e empatia são variáveis irrelevantes para o processo de adesão ao tratamento, que depende estritamente da orientação teórica e adequação técnica adotada pelo terapeuta.
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A citação descreve a experiência da fantasia no processo de estruturação psíquica fundamentada na teoria Melanie Klein.
Freud descreveu o ego como um precipitado de catexias objetais abandonadas. Esse precipitado consiste em objetos introjetados. O primeiro desses objetos descrito pelo próprio Freud é o superego. A análise de primitivas relações de objetos projetivas e introjetivas revelou fantasias de objetos introjetados no ego a partir da mais tenra infância, começando pela introjeção dos seios ideal e persecutório.
Considerando a teoria kleiniana sobre o processo de fantasia, é correto afirmar que à medida que prossegue o desenvolvimento,
e que o sentido de realidade opera mais plenamente, os objetos internos se aproximam mais estreitamente das pessoas reais no mundo externo.
os objetos introjetados serão sempre elaborados em articulação com as fantasias internas que possibilitaram sua constituição, sem se relacionar com o mundo exterior.
o processo de fantasia, que começa na infância, deixa de existir, já que na vida adolescente e adulta o fantasiar inexiste.
as experiências de realidade inexistem na estruturação psíquica já consolidada até o final do quinto ano de vida da criança.
a introjeção objetal ocorre apenas frente a experiências traumáticas fantasiadas pelo sujeito em seu indeterminado modo de vida.
Muitos estudos focalizam padrões transgeracionais de relacionamentos violentos e sua repetição, sendo comum a utilização, de uma representação gráfica da família, considerando as várias gerações, que fornece um mapa para investigação e melhor compreensão das alianças, delegações, das redes de relacionamentos e do ciclo de vida familiar. Trata-se
do intergeracional.
da anamnese.
do mapa familial.
do cenário familiar.
do genograma.
O pensamento sistêmico e a cibernética como eixos norteadores da prática da terapia familiar destacam
a ampliação do alcance das novas teorias e a inclusão do indivíduo no contexto das perturbações localizadas no âmbito da psicopatologia individual.
a autonomia de unidades individuais e as manifestações das pessoas em seus mundos internos, para que se possa compreender o contexto a partir das relações introjetadas pelo indivíduo.
a importância dos contextos e das relações entre as partes e o todo no universo vivo e humano, buscando as interdependências entre os membros de um sistema.
as ideias que se espalharam pelos territórios americano e europeu, construindo modelos e formas de intervenção na terapia, no contexto da psicodinâmica individual, sendo o paciente visto como responsável por sua situação atual.
as manifestações humanas, na epistemologia sistêmica, vistas como parte de um processo individual, no qual o sintoma é compreendido a partir da autobiografia do indivíduo, ao longo de sua história de desenvolvimento pessoal.
As atitudes, sentimentos e fantasias que o analista experimenta, em relação ao seu paciente, muitas das quais proveem, aparentemente de modo irracional, de suas próprias necessidades e conflitos psíquicos e não das circunstâncias reais de suas relações com o paciente denomina- se
contravontade.
contração.
contratransferência.
contingência.
coprofilia.
Tem-se na construção social da realidade três instâncias que dinamizam essa construção e interagem entre si constantemente e interferem na constituição subjetiva dos sujeitos. Essas instâncias estão conceituadas. Analise-as.
É um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.
É a base concreta da sociedade. Pode ser uma grande empresa ou estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche.
Realiza as regras; reproduz e, em outras oportunidades, reformula tais regras.
Elas são, respectivamente
grupo, instituição, organização.
instituição, organização, grupo.
organização, grupo, instituição.
instituição, grupo, organização.
grupo, organização, instituição.
Marque a alternativa CORRETA.
O conjunto de hábitos e crenças estabelecido por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização, define a:
Visão organizacional.
Cultura organizacional.
Socialização organizacional.
Orientação organizacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...