Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os grupos podem diferir em sua aparência e comportamento, no entanto, interiormente todos têm três elementos básicos: interação, atividades e
recursos.
atitudes.
sistemas.
sentimentos.
raciocínios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.
A seleção dos dependentes químicos que ingressarão em um grupo terapêutico deve contemplar apenas pacientes que façam uso de uma mesma substância e que estejam comprometidos com o mesmo objetivo, seja de abstinência total, seja de redução de danos.
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. O dinamismo da relação fala e ação relacionado à citação de L.S. Vygotsky trata-se da função
intrapessoal da fala.
identificadora da fala.
da memória da fala.
imediata da fala.
No transtorno de personalidade borderline, o indivíduo apresenta humor
modulado pelo nível de gratificação imediata, porém sem risco mórbido.
estável e muitas vezes não se consegue rapidamente detectar riscos eminentes.
constantemente melancólico e por vezes isto se confunde com a depressão clássica.
predominantemente irritadiço e isto se mistura com o padrão esquizotípico.
instável, muitas vezes sente-se vazio e corre grande risco de se matar.
Na visão sistêmica da dependência química, em relação ao surgimento do abuso de drogas, acredita-se que a família tem um papel de
vítima.
coautoria.
algoz.
agressora.
vitmizadora.
Marque a alternativa CORRETA.
Os processos utilizados, em Gestão de Pessoas, para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho, incluindo análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho constituem os:
Processos de desenvolver pessoas.
Processos de manter pessoas.
Processos de aplicar pessoas.
Processos de monitorar pessoas.
Julgue os itens subsequentes, quanto ao uso da psicoterapia no tratamento de transtornos psicossociais leves.
Um dos objetivos da psicoterapia breve é o apoio ao cliente que atravessa uma crise aguda em sua vida, sem tentar modificar a perturbação psicológica crônica subjacente.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.
A avaliação do comportamento alcoolista inclui a investigação de gatilhos ou desencadeadores situacionais, emocionais e químicos.
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Definida por Melanie Klein como a fase do desenvolvimento na qual o bebê reconhece um objeto total e se relaciona com esse objeto. Esse é um momento crucial no desenvolvimento do bebê, e é claramente reconhecido por leigos. Todos que rodeiam o bebê percebem uma mudança e reconhecem-na como um enorme passo em seu desenvolvimento observam e comentam o fato de que o bebê agora reconhece sua mãe. (...) Isso aumenta sua necessidade de possuir esse objeto, de mantê-lo dentro e, se possível, de protegê-lo de sua própria destrutividade. As descrições citadas das relações estabelecidas com o objeto, referem-se a que posição vivida pelo bebê?
Esquizo-paranoide
Maníaca.
Fálica.
Paranoica.
Depressiva.
Proposta de inquirição destinada à oitiva de crianças apontadas como vítimas ou testemunhas de violência ou maus-tratos. A sala reservada para ouvir a criança vítima de violência é conectada por vídeo e com zoom à sala de audiência onde estão o magistrado, o promotor de justiça, advogados, réu e servidores da Justiça, que podem interagir durante o depoimento. Todo o procedimento é gravado na memória de um computador, transcrito e juntado aos autos, além de ser copiado em mídia de armazenamento digital de dados que é inserida na contracapa do processo. O depoimento é tomado por um técnico entrevistador (profissional da área de psicologia ou do serviço de assistência social). Corresponde
ao Inventário processual.
à Oitiva individualizada.
ao Questionamento focal.
ao Depoimento sem dano.
à Anamnese contextual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...