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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprimoramento do desempenho na realização de determinada tarefa, resultado da experiência individual, não é considerado treinamento, uma das formas de indução de aprendizagem.
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Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.
O psicólogo organizacional e do trabalho, ao avaliar o bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho, adota uma abordagem embasada em aspectos ergonômicos.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
As redes sociais como Orkut e Facebook reúnem virtualmente, em torno das telas dos computadores, jovens e adolescentes que fazem usos mais ou menos interessantes das possibilidades que elas oferecem. Entre as questões que o uso dessas redes têm levantado está o imediatismo com que esses usuários se colocam e a pouca consciência que demonstram ao postar rapidamente aquilo que estão fazendo, pensando ou sentindo no momento. Usos indevidos das redes têm sido cenário de conflitos que repercutem fortemente nas escolas. Certa vez, um aluno de Ensino Médio criou um falso perfil no Orkut de um de seus professores e começou a interagir virtualmente com colegas da turma, com outros professores e até com familiares desse professor. Nesses contatos utilizou, em nome do docente, linguagem imprópria e fez comentários inadequados. Ninguém sabia quem era o responsável por isso.
A maneira com que os adolescentes se colocam nas redes sociais revela algumas vezes confusão e promiscuidade entre o espaço público e o privado. Esses casos preocupam educadores por remeter a uma ausência de limites que
dificulta a percepção dos obstáculos existentes, que precisam ser transpostos para se atingir a maturidade.
compromete a constituição da própria identidade, que está ligada ao exercício de sua intimidade, ao reconhecimento e ao respeito da individualidade do outro.
confunde os alunos a respeito do que é ou não moralmente pertinente pensar sobre seus colegas e professores.
estimula os jovens a uma maior descentralização, processo que não favorece o desenvolvimento do autoconhecimento.
propicia a internalização equivocada de fronteiras entre o eu e o outro que desestabilizam o processo de autonomia do sujeito.
Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.
Independentemente do objetivo a que se propõe, o psicólogo pode utilizar a entrevista livre para complementar o processo de avaliação psicológica.
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Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Rosenberg, no treinamento em uma organização, os meios referem-se à escolha da estratégia instrucional que melhor se adéque à aprendizagem requerida, às características da clientela e às estratégias de mensuração.
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Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.
O custo indireto do acidente do trabalho envolve o total das despesas decorrentes das obrigações para com os empregados expostos aos riscos inerentes ao exercício do trabalho, tais como despesas sociais, custo de tempo perdido pela vítima etc.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
As redes sociais como Orkut e Facebook reúnem virtualmente, em torno das telas dos computadores, jovens e adolescentes que fazem usos mais ou menos interessantes das possibilidades que elas oferecem. Entre as questões que o uso dessas redes têm levantado está o imediatismo com que esses usuários se colocam e a pouca consciência que demonstram ao postar rapidamente aquilo que estão fazendo, pensando ou sentindo no momento. Usos indevidos das redes têm sido cenário de conflitos que repercutem fortemente nas escolas. Certa vez, um aluno de Ensino Médio criou um falso perfil no Orkut de um de seus professores e começou a interagir virtualmente com colegas da turma, com outros professores e até com familiares desse professor. Nesses contatos utilizou, em nome do docente, linguagem imprópria e fez comentários inadequados. Ninguém sabia quem era o responsável por isso.
Diante dessa situação, a atuação mais adequada da escola seria
ignorar o acontecimento, por ter ocorrido fora do ambiente escolar, e esperar que a brincadeira terminasse por si mesma, evitando, assim, ampliar sua disseminação na escola.
denunciar para todos os alunos que tal prática equivale a crime e explicitar que caso os autores não se entregassem o caso seria levado para a polícia investigar e localizar os culpados.
atuar coletivamente de forma que todos os professores pudessem revelar sua indignação com o fato, promover debate sobre ética e, ao final, enfatizar que esperavam que o falso perfil fosse retirado.
convocar uma reunião de pais para relatar o que estava ocorrendo e pedir a parceira dos mesmos, indicando que deveriam proibir por algum tempo que seus filhos utilizassem computador.
entrevistar individualmente diferentes alunos procurando pistas ou denúncias que levassem ao autor, de modo a estabelecer algumas consequências que ele deveria assumir em função de seu ato.
Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.
Incluem-se entre os objetivos da entrevista psicológica a investigação, o diagnóstico e a orientação.
Um psicólogo está envolvido em um trabalho multiprofissional em que a intervenção faz parte da metodologia adotada. Segundo o Código de Ética Profissional do Psícólogo (Art. 7º, inciso d), ele poderá intervir
em casos que não se trate de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço.
sem pedido do profissional responsável pelo serviço.
na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
quando não for informado da interrupção voluntária e definitiva do serviço, por parte do paciente.
quando não for informado de interrupção temporária do serviço, por qualquer uma das partes.
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Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação das necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação, as variáveis relacionadas à análise de contexto são tratadas de acordo com as perspectivas de oportunidade ou restrição, como fator de influência distal ou proximal e como fator consequente ou antecedente ao desempenho humano no trabalho.
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