Questões de Psicologia

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São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:

  • A.

    o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;

  • B.

    no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;

  • C.

    o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;

  • D.

    o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;

  • E.

    o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.

Avalie as assertivas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.

I - O conflito não faz parte de uma organização e deve ser evitado.

II - O conflito é causado por diferenças de personalidades e por falha de liderança.

II - O conflito é uma inevitável consequência de interações e pode ser resolvido pela identificação de suas causas.

IV - A liderança tem grande impacto sobre o comportamento, atitudes e desempenho dos envolvidos, usuários e/ou servidores, em um serviço de saúde, influenciando para evitar, gerar ou solucionar conflitos.

V - O conflito nunca pode ser uma força positiva para melhorar uma organização.

  • A.

    V, F, V, F, F

  • B.

    F, F, V, V, F

  • C.

    V, V, F, F, V

  • D.

    F, V, F, V, F

  • E.

    V, F, F, V, F

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

A elaboração de projeto pedagógico objetiva à eficácia educacional, obtida por meio da realização de atividades coletivas de planejamento que dão origem a um documento programático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atuação do psicólogo em saúde mental, julgue os próximos itens.

Principais diretrizes para atuação do psicólogo na atenção em saúde mental incluem a noção de território, a organização da atenção à saúde mental em rede, a intersetorialidade, a reabilitação psicossocial, a multiprofissionalidade/ interdisciplinaridade, entre outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias e aos transtornos da personalidade, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a teoria adleriana, o ser humano nasce fraco e inferior; por isso, a força dinâmica subjacente ao seu comportamento é a luta pelo sucesso ou pela superioridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um episódio de depressão moderada as características centrais são, exceto:

  • A.

    Humor triste.

  • B.

    Ausência de prazer.

  • C.

    Pensamento negativo.

  • D.

    Redução da energia.

  • E.

    Pró-atividade excessiva.

Um dos ajustes à terceira idade, descrito por Peck, no qual as pessoas superam a preocupação consigo mesmas e aceitam a morte, concentrando-se em contribuições de valor social duradouro, denomina-se:

  • A. flexibilidade mental versus rigidez mental.
  • B. transcendência do ego versus preocupação com o ego.
  • C. transcendência do corpo versus preocupação com o corpo.
  • D. valorização da sabedoria versus valorização dos poderes físicos.
  • E. auto definição mais ampla versus preocupação com papeis profissionais.

Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.

"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.

A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:

  • A.

    Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.

  • B.

    Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização

  • C.

    Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.

  • D.

    Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.

  • E.

    Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a 106.

Com a elaboração do projeto pedagógico, busca-se a construção coletiva com respeito às singularidades e particularidades da instituição educativa, ou seja, sem a preocupação com a promoção de inovações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atuação do psicólogo em saúde mental, julgue os próximos itens.

A atuação do psicólogo em programas de saúde mental ocorre por meio de grupos informativos, grupos psicoterápicos, dinâmicas de grupo, teatro informativo, visita domiciliar e atendimento individual, além do trabalho com características interdisciplinares desenvolvido em equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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