Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos quatro estados de identidade, proposto por J. Marcia, envolvendo a ausência de uma reavaliação atual e de um comprometimento pessoal firme, é denominado:
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
Ao esclarecer dúvidas e orientar os alunos, mostrando-se predisposto a prestar-lhes auxílio, o professor consegue estabelecer, em sala de aula, um clima psicológico favorável ao estabelecimento de uma boa relação com os educandos.
Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem, relativos aos transtornos de adaptação.
O diagnóstico de transtorno de adaptação não se aplica a pacientes que apresentam sintomas relacionados ao luto, salvo se a reação do paciente exceder ou se prolongar mais do que seria o esperado.
A psicopatologia é o ramo da Psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos e da personalidade desajustada. Para que haja um diagnóstico adequado podemos distinguir três tipos de reações anormais:
Perturbações transitórias e emocionais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.
Perturbações transitórias e situacionais, perturbações de transtorno e perturbações psicóticas.
Perturbações transitórias e situacionais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.
Perturbações transitórias e situacionais, perturbações traumáticas e perturbações psicóticas.
Perturbações finais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.
Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:
Para Álvaro Chrispino (2007), se o conflito é inevitável, devemos aprender o ofício da mediação de conflito, entendido como o procedimento em que
o mediador, nomeado pela equipe gestora da escola, induz atitudes de tolerância e responsabilidade para uma nova ordem social ao investigar, identificar e punir os causadores do conflito.
os participantes, com a assistência de um mediador, colocam as questões em pauta com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.
o mediador escuta e analisa as argumentações dos envolvidos com o objetivo de definir, com base nos dados coletados, as estratégias adequadas para resolver a situação e definir as responsabilidades.
os participantes nomeiam um mediador para uma discussão assistida que tem por objetivo identificar as circunstâncias e causas do conflito para definir as medidas cabíveis em relação aos envolvidos.
os envolvidos no conflito são ouvidos por um mediador, designado pela gestão da escola, visando inibir manifestações conflituosas e promover um ambiente saudável de controle social no contexto escolar.
Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.
A realização pelo professor de avaliação da aprendizagem dos alunos ao final de cada tópico ou unidade de ensino indicia o domínio que ele tem do conteúdo ensinado.
Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem, relativos aos transtornos de adaptação.
Após o início do estressor ou dos estressores, os sintomas devem desenvolver-se no período máximo de dois meses.
São formas clássicas de esquizofrenias encontradas no adolescente, exceto:
Esquizofrenia simples.
Esquizofrenia hebefrênicas.
Esquizofrenia catatônica.
Esquizofrenia bipolar.
Esquizofrenia paranóica.
Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Uma delas é a filtragem, que se refere à
diferença de significado das palavras para cada indivíduo.
projeção realizada pelo emissor, que passa a manter visão parcial do processo de comunicação.
capacidade das pessoas de processarem informações, evitando sobrecarga.
forma de recepção da mensagem, que depende do estado de espírito do receptor.
manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...