Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos quatro estados de identidade, proposto por J. Marcia, envolvendo a ausência de uma reavaliação atual e de um comprometimento pessoal firme, é denominado:

  • A. moratória
  • B. desempenho
  • C. adolescência
  • D. difusão de identidade
  • E. atraso desenvolvimental

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Ao esclarecer dúvidas e orientar os alunos, mostrando-se predisposto a prestar-lhes auxílio, o professor consegue estabelecer, em sala de aula, um clima psicológico favorável ao estabelecimento de uma boa relação com os educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem, relativos aos transtornos de adaptação.

O diagnóstico de transtorno de adaptação não se aplica a pacientes que apresentam sintomas relacionados ao luto, salvo se a reação do paciente exceder ou se prolongar mais do que seria o esperado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicopatologia é o ramo da Psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos e da personalidade desajustada. Para que haja um diagnóstico adequado podemos distinguir três tipos de reações anormais:

  • A.

    Perturbações transitórias e emocionais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.

  • B.

    Perturbações transitórias e situacionais, perturbações de transtorno e perturbações psicóticas.

  • C.

    Perturbações transitórias e situacionais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.

  • D.

    Perturbações transitórias e situacionais, perturbações traumáticas e perturbações psicóticas.

  • E.

    Perturbações finais, perturbações neuróticas e perturbações psicóticas.

Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

  • A. monia
  • B. repressão
  • C. regressão
  • D. puerilismo
  • E. infantilismo

Para Álvaro Chrispino (2007), se o conflito é inevitável, devemos aprender o ofício da “mediação de conflito”, entendido como o procedimento em que

  • A.

    o mediador, nomeado pela equipe gestora da escola, induz atitudes de tolerância e responsabilidade para uma nova ordem social ao investigar, identificar e punir os causadores do conflito.

  • B.

    os participantes, com a assistência de um mediador, colocam as questões em pauta com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.

  • C.

    o mediador escuta e analisa as argumentações dos envolvidos com o objetivo de definir, com base nos dados coletados, as estratégias adequadas para resolver a situação e definir as responsabilidades.

  • D.

    os participantes nomeiam um mediador para uma discussão assistida que tem por objetivo identificar as circunstâncias e causas do conflito para definir as medidas cabíveis em relação aos envolvidos.

  • E.

    os envolvidos no conflito são ouvidos por um mediador, designado pela gestão da escola, visando inibir manifestações conflituosas e promover um ambiente saudável de controle social no contexto escolar.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

A realização pelo professor de avaliação da aprendizagem dos alunos ao final de cada tópico ou unidade de ensino indicia o domínio que ele tem do conteúdo ensinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem, relativos aos transtornos de adaptação.

Após o início do estressor ou dos estressores, os sintomas devem desenvolver-se no período máximo de dois meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

São formas clássicas de esquizofrenias encontradas no adolescente, exceto:

  • A.

    Esquizofrenia simples.

  • B.

    Esquizofrenia hebefrênicas.

  • C.

    Esquizofrenia catatônica.

  • D.

    Esquizofrenia bipolar.

  • E.

    Esquizofrenia paranóica.

Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Uma delas é a filtragem, que se refere à

  • A.

    diferença de significado das palavras para cada indivíduo.

  • B.

    projeção realizada pelo emissor, que passa a manter visão parcial do processo de comunicação.

  • C.

    capacidade das pessoas de processarem informações, evitando sobrecarga.

  • D.

    forma de recepção da mensagem, que depende do estado de espírito do receptor.

  • E.

    manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...