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As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
Trabalhar em equipe na área da saúde de maneira integrada significa estabelecer conexões entre os distintos processos de trabalho, fundamentando-se em certo conhecimento sobre o trabalho do outro e na valorização das contribuições deste na produção de cuidados.
Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.
Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.
Disciplinar comportamentos.
Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.
Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.
Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)
destaque dado ao profissional no contexto de saúde.
grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.
falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.
trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.
concepção da psicologia como intervenção inadequada.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O paciente pode se beneficiar de um tratamento multidisciplinar, mas é indicado que ele ingresse, inicialmente, apenas no tratamento psicoterápico, que será a intervenção preventiva em nível primário para o sucesso do tratamento com outros profissionais.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
Para que a interdisciplinaridade ocorra de fato e contribua para aumentar a eficácia das intervenções, é importante não somente facilitar a comunicação entre distintos especialistas e profissionais, como também montar um sistema que produza um compartilhamento de responsabilidades pelos casos e pela ação prática e sistemática conforme cada projeto terapêutico específico.
A formação continuada para os professores é uma forma de ressignificar a identidade profissional e as atuações exigidas no contexto escolar. Assinale a alternativa que não se relaciona às atribuições do docente na contemporaneidade.
Promover a cidadania.
Participar da elaboração de projetos coletivos.
Agir de forma reflexiva, sem o abuso do poder.
Enfatizar a expressão de valores individualistas.
Valorizar a diversidade em sala de aula.
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,
aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.
acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.
ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.
verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.
coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Em razão da existência de doença crônica, a intervenção psicológica para o paciente tem como um dos objetivos a modificação de comportamentos reconhecidos como mediadores de uma possível agudização da doença que, se acontecer, poderá ser fatal.
O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.
O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite considerar que nenhum especialista, de modo isolado, poderá assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, que exige ampliação do trabalho clínico e sanitarista.
No processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, assinale o tipo de relação que não propicia a troca entre as diferenças.
Assimétrica
Interacionista
Simétrica
Meta-interação
Cooperativa
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