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No diagnóstico de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a abordagem terapêutica inclui
a intervenção psicossocial e o acompanhamento psicoterápico da criança em casos de comorbidade.
a psicoterapia de família e a mudança de escola da criança.
o diagnóstico psiquiátrico e o encaminhamento da família à terapia de casal.
o tratamento medicamentoso e a inserção da criança em classes especiais.
a inserção da criança em classes especiais e o acompanhamento psicopedagógico.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
É adequado que a intervenção psicológica cognitivocomportamental para o paciente foque na modificação do seu comportamento alimentar e do estilo de vida, com prioridade para a mudança de hábitos alimentares, porque essa mudança é mais fácil de alcançar e pode ser usada como reforçador e como estímulo para outras mudanças necessárias.
O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.
No âmbito do PPCD, o apoio matricial e as equipes interprofissionais e de referência são, ao mesmo tempo, arranjos organizacionais e uma metodologia para a gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se clínica ampliada e integração entre distintas especialidades e profissões.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma das prioridades de ensino da rede pública no Brasil. Assinale a alternativa que não descreve o objetivo da EJA.
Criar oportunidades de estudo para pessoas que não têm a idade escolar.
Aumentar as taxas de escolarização.
Descumprir a função de equalizar.
Exercitar a autonomia.
Construir a cidadania.
Na abordagem de Vygotski, a motivação para a aprendizagem contempla
a atividade da criança no processo de desenvolvimento cognitivo.
a punição e o reforço.
apenas os processos inconscientes.
a dinâmica da ação infantil, seu imaginário e suas representações.
o desenvolvimento do meio ecológico.
Cinco anos atrás Bruno sofreu um acidente automobilístico no qual morreram seus pais e, em consequência dos ferimentos, ele permaneceu hospitalizado por 10 meses. Durante a hospitalização o paciente sentia dores fortes na região lombar, que permaneceram após a alta. Bruno buscou diferentes serviços e profissionais na busca de alívio para a dor, e, em muitas dessas visitas, ele entendeu que os profissionais percebiam sua dor como menos intensa e menos desgastante do que relatava. Isso o deixou cada vez mais frustrado e descrente em relação a uma possível cura. Além disso, Bruno tem muito medo de andar de carro, sonha muito com o acidente e começou a ingerir bebidas alcoólicas sob o argumento de que, assim, lida melhor com a dor.
Julgue os itens de 66 a 72 com base no caso clínico acima.
Conforme descrito nesse caso clínico, o estilo de enfrentamento adotado por Bruno é totalmente focado no problema.
O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.
A formação do profissional de saúde tem sido orientada por um modelo de atenção cuja racionalidade sustenta-se na fragmentação, no aprofundamento e na descrição de partes para se compreender a unidade humana que deu origem a preceitos especializantes.
Um grupo de alunos encontra-se fora da escola, para fumar maconha. Nessa situação, assinale a alternativa correta a ser desempenhada por um psicólogo escolar ao surpreender esses alunos.
Não interferir, pois os alunos estão fora da escola.
Propor um seminário a respeito do tema e convidar os pais e alunos.
Comunicar à delegacia, para reforçar o policiamento.
Exigir que os alunos joguem fora o cigarro de maconha.
Fazer um discurso moral em sala de aula e citar o exemplo dos alunos.
O uso abusivo de drogas e a delinquência resultam de experiências desfavoráveis. Alguns fatores que ocasionam esses comportamentos são a relação inapropriada entre pais e filhos, punições parentais excessivas, ambiguidade na aplicação da disciplina e sensação de insegurança. Assinale a alternativa incorreta para a prevenção dessas condutas.
Tratamento terapêutico.
Educação social.
Diálogo entre educadores-familiares.
Punição física.
Orientação acerca da mudança de atitudes e valores.
Cinco anos atrás Bruno sofreu um acidente automobilístico no qual morreram seus pais e, em consequência dos ferimentos, ele permaneceu hospitalizado por 10 meses. Durante a hospitalização o paciente sentia dores fortes na região lombar, que permaneceram após a alta. Bruno buscou diferentes serviços e profissionais na busca de alívio para a dor, e, em muitas dessas visitas, ele entendeu que os profissionais percebiam sua dor como menos intensa e menos desgastante do que relatava. Isso o deixou cada vez mais frustrado e descrente em relação a uma possível cura. Além disso, Bruno tem muito medo de andar de carro, sonha muito com o acidente e começou a ingerir bebidas alcoólicas sob o argumento de que, assim, lida melhor com a dor.
Julgue os itens de 66 a 72 com base no caso clínico acima.
O insucesso no manejo da dor leva à percepção de perda do controle sobre o tratamento e a saúde, o que agrava a situação emocional do paciente, pode aumentar a intensidade da dor e deve ser o foco de atenção no tratamento psicológico.
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