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Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é
o sopor e o estado onírico.
a presença de alucinações.
o estado crepuscular.
a hipoprossexia.
a atomização do tempo.
Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens de 85 a 90.
O mini exame do estado mental, que investiga aspectos como a capacidade de repetir palavras, seguir comandos e fazer cálculos simples, é um instrumento útil na avaliação cognitiva de idosos com diagnóstico ou suspeita de algum tipo de demência.
Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem
do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.
da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.
de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.
de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.
dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito
educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.
clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.
psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.
psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.
psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para a avaliação da história de abuso sexual podem ser utilizadas entrevistas diretivas com a criança e com a família e podem ser usadas também bonecas anatômicas.
Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,
o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.
a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.
o encaminhamento da criança a escolas de reforço.
o contato com professores e coordenadores pedagógicos.
a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o
TDAH com predomínio de sintomas de depressão.
TDAH combinado.
TDAH isolado.
TDAH com ausência de sintomas de estresse.
TDAH misto.
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para o abuso de drogas ilícitas, o tratamento pela técnica de redução de danos não se aplica porque o abuso concomitante de álcool inviabiliza o processo.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
As pesquisas realizadas com equipes interprofissionais mostram ser extremamente fácil acordar sobre o alcance do poder de influência de cada um, ou mesmo de deliberação conjunta, entre os distintos especialistas.
O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.
Reforçar o modelo maniqueísta.
Naturalizar o instituído.
Permitir uma relação possível entre professor-aluno.
Legitimar uma posição social de curar e educar.
Regular e normatizar comportamentos.
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