Questões de Psicologia

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Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é

  • A.

    o sopor e o estado onírico.

  • B.

    a presença de alucinações.

  • C.

    o estado crepuscular.

  • D.

    a hipoprossexia.

  • E.

    a atomização do tempo.

Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens de 85 a 90.

O mini exame do estado mental, que investiga aspectos como a capacidade de repetir palavras, seguir comandos e fazer cálculos simples, é um instrumento útil na avaliação cognitiva de idosos com diagnóstico ou suspeita de algum tipo de demência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem

  • A.

    do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.

  • B.

    da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.

  • C.

    de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.

  • D.

    de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.

  • E.

    dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito

  • A.

    educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.

  • B.

    clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.

  • C.

    psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.

  • D.

    psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.

  • E.

    psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para a avaliação da história de abuso sexual podem ser utilizadas entrevistas diretivas com a criança e com a família e podem ser usadas também bonecas anatômicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,

  • A.

    o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.

  • B.

    a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.

  • C.

    o encaminhamento da criança a escolas de reforço.

  • D.

    o contato com professores e coordenadores pedagógicos.

  • E.

    a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o

  • A.

    TDAH com predomínio de sintomas de depressão.

  • B.

    TDAH combinado.

  • C.

    TDAH isolado.

  • D.

    TDAH com ausência de sintomas de estresse.

  • E.

    TDAH misto.

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para o abuso de drogas ilícitas, o tratamento pela técnica de redução de danos não se aplica porque o abuso concomitante de álcool inviabiliza o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.

As pesquisas realizadas com equipes interprofissionais mostram ser extremamente fácil acordar sobre o alcance do poder de influência de cada um, ou mesmo de deliberação conjunta, entre os distintos especialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.

  • A.

    Reforçar o modelo maniqueísta.

  • B.

    Naturalizar o instituído.

  • C.

    Permitir uma relação possível entre professor-aluno.

  • D.

    Legitimar uma posição social de curar e educar.

  • E.

    Regular e normatizar comportamentos.

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