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Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Medidas de Proteção:
I. São aplicadas de maneira isolada ou cumulativamente, bem como, podem ser substituídas a qualquer tempo.
II. Quando são aplicadas, não consideram as necessidades pedagógicas.
III. Podem ser aplicadas sem preocupações com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pois está recluso em instituição educacional.
IV. Aplicam-se apenas à criança de zero a 12 anos.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II, III e IV.
Todas.
I.
II e III.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A teoria que ressalta que o ser humano é portador de várias necessidades e estas aparecem organizadas em prioridades e em hierarquias, bem como, que sustenta que só será motivadora uma necessidade que não foi satisfeita é atribuída à:
Frederick Herzberg.
Burrhus F. Skinner.
John S. Adams.
Abraham H. Maslow.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Verificada a prática de ato infracional, as medidas sócio-educativas que a autoridade competente pode aplicar são:
Advertência, notificação, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, pagamento de taxas financeiras ao Estado, prestação de serviços à comunidade, prisão.
Notificação, restrição dos direitos de sair de casa sozinho, internação em regime de semiliberdade, internação em sistema prisional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As medidas sócio-educativas são restritivas de direitos e aplicadas, apenas, por ordem judicial, a pessoas que tenham cometido ato infracional. Assim, aplicam-se:
Às crianças que estão na primeira infância.
Às crianças que estão na segunda infância.
Às pessoas que infracionam pela primeira vez. Os chamados reús primários.
Quando a pessoa é maior de 21 anos.
Nenhuma das questões anteriores.
Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada
instinto sexual.
inconsciente.
id.
energia transpessoal.
libido.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre o Poder Familiar, no que tange às disposições gerais, está incorreto afirmar que:
Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.
Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.
O filho, não reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da mãe; se a mãe não for conhecida ou capaz de exercê-lo, ele terá que ser abrigado em instituição de acolhimento, mediante determinação judicial.
A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que, aos primeiros cabe, de terem em sua companhia, os segundos.
Divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é assegurado, a qualquer deles, recorrer ao juiz para solução do desacordo.
Na abordagem junguiana, o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas é denominado
inconsciente pessoal.
inconsciente coletivo.
arquétipo.
complexo.
superego.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 86, reza: "A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-seá através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".
Podemos afirmar então, que o artigo diz:
Que o Estado não pode interferir na politica de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
Que a sociedade é a responsável em dar a assistência para fazer cumprir a política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente.
Da exigência de articulação das ações governamentais e não-governamentais, mediante a contínua integração nos três níveis da administração pública do Estado para fazer cumprir a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.
Que não há necessidade de integralidade de ações para a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.
Que a estrutura da política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente deve ser transitória.
Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O quadro clínico de Marcela requer tratamento multidisciplinar ou, preferencialmente, interdisciplinar.
Introversão foi um termo utilizado por Jung em 1910 para designar um "desligamento da libido
da esfera do superego que atua como opressor de atitudes que exigem a presença de uma ação extrovertida".
da esfera do id para atualizar sentimentos revividos no presente".
dos objetos do mundo interno e do seu resgate para o mundo inconsciente".
dos objetos do inconsciente coletivo para acionar o processo de individuação".
dos objetos do mundo externo e a sua retirada para o mundo interno do sujeito".
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