Questões de Psicologia

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Medidas de Proteção:

I. São aplicadas de maneira isolada ou cumulativamente, bem como, podem ser substituídas a qualquer tempo.

II. Quando são aplicadas, não consideram as necessidades pedagógicas.

III. Podem ser aplicadas sem preocupações com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pois está recluso em instituição educacional.

IV. Aplicam-se apenas à criança de zero a 12 anos.

 

Está incorreto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    Todas.

  • D.

    I.

  • E.

    II e III.

A teoria que ressalta que o ser humano é portador de várias necessidades e estas aparecem organizadas em prioridades e em hierarquias, bem como, que sustenta que só será motivadora uma necessidade que não foi satisfeita é atribuída à:

  • A.

    Frederick Herzberg.

  • B.

    Burrhus F. Skinner.

  • C.

    John S. Adams.

  • D.

    Abraham H. Maslow.

Verificada a prática de ato infracional, as medidas sócio-educativas que a autoridade competente pode aplicar são:

  • A.

    Advertência, notificação, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em estabelecimento educacional.

  • B.

    Advertência, pagamento de taxas financeiras ao Estado, prestação de serviços à comunidade, prisão.

  • C.

    Notificação, restrição dos direitos de sair de casa sozinho, internação em regime de semiliberdade, internação em sistema prisional.

  • D.

    Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.

  • E.

    Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.

As medidas sócio-educativas são restritivas de direitos e aplicadas, apenas, por ordem judicial, a pessoas que tenham cometido ato infracional. Assim, aplicam-se:

  • A.

    Às crianças que estão na primeira infância.

  • B.

    Às crianças que estão na segunda infância.

  • C.

    Às pessoas que infracionam pela primeira vez. Os chamados reús primários.

  • D.

    Quando a pessoa é maior de 21 anos.

  • E.

    Nenhuma das questões anteriores.

Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada

  • A.

    instinto sexual.

  • B.

    inconsciente.

  • C.

    id.

  • D.

    energia transpessoal.

  • E.

    libido.

Sobre o Poder Familiar, no que tange às disposições gerais, está incorreto afirmar que:

  • A.

    Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.

  • B.

    Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.

  • C.

    O filho, não reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da mãe; se a mãe não for conhecida ou capaz de exercê-lo, ele terá que ser abrigado em instituição de acolhimento, mediante determinação judicial.

  • D.

    A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que, aos primeiros cabe, de terem em sua companhia, os segundos.

  • E.

    Divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é assegurado, a qualquer deles, recorrer ao juiz para solução do desacordo.

Na abordagem junguiana, o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas é denominado

  • A.

    inconsciente pessoal.

  • B.

    inconsciente coletivo.

  • C.

    arquétipo.

  • D.

    complexo.

  • E.

    superego.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 86, reza: "A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-seá através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".

Podemos afirmar então, que o artigo diz:

  • A.

    Que o Estado não pode interferir na politica de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

  • B.

    Que a sociedade é a responsável em dar a assistência para fazer cumprir a política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente.

  • C.

    Da exigência de articulação das ações governamentais e não-governamentais, mediante a contínua integração nos três níveis da administração pública do Estado para fazer cumprir a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.

  • D.

    Que não há necessidade de integralidade de ações para a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.

  • E.

    Que a estrutura da política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente deve ser transitória.

Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico de Marcela requer tratamento multidisciplinar ou, preferencialmente, interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Introversão foi um termo utilizado por Jung em 1910 para designar um "desligamento da libido

  • A.

    da esfera do superego que atua como opressor de atitudes que exigem a presença de uma ação extrovertida".

  • B.

    da esfera do id para atualizar sentimentos revividos no presente".

  • C.

    dos objetos do mundo interno e do seu resgate para o mundo inconsciente".

  • D.

    dos objetos do inconsciente coletivo para acionar o processo de individuação".

  • E.

    dos objetos do mundo externo e a sua retirada para o mundo interno do sujeito".

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