Questões de Psicologia

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O Conselho Tutelar: 

I. É um órgão que compõe o eixo de defesa do Sistema de Garantias e Direitos da Criança e do Adolescente.

II. Tem suas atribuições previstas no art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

III. É um órgão de fiscalização. A ele, compete averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais que têm as crianças e os adolescentes.

IV. É composto por membros escolhidos, por eleição, pela comunidade.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    Todas.

O que tornou a Teoria de Maslow tão importante e instrutiva para a administração foi o seu reconhecimento da

  • A.

    importância das empresas investirem nas necessidades básicas de cada um dos seus colaboradores.

  • B.

    habilidade que as necessidades possuem em disseminar a satisfação pessoal.

  • C.

    inabilidade das necessidades já satisfeitas em motivar o comportamento.

  • D.

    influência dos fatores higiênicos como fonte de satisfação das necessidades humanas.

  • E.

    expectativa do colaborador para com a empresa que, se bem ajustada, trará resultados diferenciados para a corporação.

O Conselho Tutelar é um Órgão:

  • A.

    Permanente, autônomo e não jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

  • B.

    Permanente, autônomo e jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

  • C.

    Temporário, sem autonomia, dependendo da justiça para averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

  • D.

    Temporário, sem autonomia e jurisdicional, com a função de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

  • E.

    Permanente, sem autonomia e jurisdicional que julga o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

As terapias psicodinâmicas buscam a mudança

  • A.

    essencialmente por meio do insight e da relação terapêutica.

  • B.

    nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas.

  • C.

    em alguma relação interpessoal importante (divórcio, separação, início de um novo relacionamento).

  • D.

    na experiência primeva, revivida e ressignificada por meio de técnicas de ação e prescrições terapêuticas.

  • E.

    de condutas atípicas por meio de exercícios de reflexão que promovem o autoconhecimento.

A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.

A compreensão da representação social pressupõe uma análise do discurso isoladamente, pois este dará todo o substrato para a compreensão da ideologia social.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente se compõe de três eixos, são eles:

  • A.

    Política, Direitos e Cidadania.

  • B.

    Promoção de Direitos, Defesa de Direitos e Controle Social (Efetivação dos Direitos).

  • C.

    Educação, Proteção e Direitos.

  • D.

    Proteção, Mobilização social e Cidadania.

  • E.

    Vigilância, Proteção e Mobilização social.

Laura, dona de casa, participa intensamente nas atividades escolares de seu filho Marcos, que vem apresentando um baixo rendimento acadêmico, com dificuldade em leitura. A mãe decepcionada aumenta sua exigência em relação ao filho, o qual se sente frustrado em não atendê-la. A opção de trabalhar no próprio lar traz satisfação à Laura, que mesmo tendo vontade de trabalhar fora, considera uma vantagem poder acompanhar de perto a educação e desenvolvimento do filho. Zélia, secretária executiva, participa nas atividades escolares de seu filho Carlos, que apresenta bom desempenho na aprendizagem, repercutindo em sua autoestima positiva. Apesar da insatisfação com a divisão de tarefas entre trabalho e família, a necessidade financeira obriga Zélia a sair para trabalhar, mas seu cargo muito lhe agrada. Portanto, além dos benefícios financeiros, o trabalho a faz sentirse útil.

A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, a respeito da correlação entre a participação das mães nas atividades escolares e no desempenho escolar dos seus filhos.

Quanto maior for a participação da mãe nos cuidados com o filho e em suas atividades escolares, melhor será o autoconceito escolar dos filhos; portanto, não é possível correlacionar dificuldade de leitura de Marcos com autoconceito negativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carl Rogers, na perspectiva centrada no paciente, define a personalidade e a identidade como uma gestalt contínua e aponta que nossa personalidade torna-se visível a nós por meio

  • A.

    da dinâmica entre os processos conscientes e inconscientes.

  • B.

    da percepção de nossas crenças.

  • C.

    das experiências emocionais objetivas.

  • D.

    do relacionamento com os outros.

  • E.

    da percepção de nosso estilo nas vivências passadas.

A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.

A personalização é determinada pelas representações sociais, que implicam a concordância entre as posições de si e dos outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Doutrina que orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente é a:

  • A.

    Da Situação Irregular.

  • B.

    Da Prevenção.

  • C.

    Da Garantia de Direitos.

  • D.

    Da Proteção Integral.

  • E.

    Da Defesa de Direitos.

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