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Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Conselho Tutelar:
I. É um órgão que compõe o eixo de defesa do Sistema de Garantias e Direitos da Criança e do Adolescente.
II. Tem suas atribuições previstas no art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
III. É um órgão de fiscalização. A ele, compete averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais que têm as crianças e os adolescentes.
IV. É composto por membros escolhidos, por eleição, pela comunidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Todas.
O que tornou a Teoria de Maslow tão importante e instrutiva para a administração foi o seu reconhecimento da
importância das empresas investirem nas necessidades básicas de cada um dos seus colaboradores.
habilidade que as necessidades possuem em disseminar a satisfação pessoal.
inabilidade das necessidades já satisfeitas em motivar o comportamento.
influência dos fatores higiênicos como fonte de satisfação das necessidades humanas.
expectativa do colaborador para com a empresa que, se bem ajustada, trará resultados diferenciados para a corporação.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Conselho Tutelar é um Órgão:
Permanente, autônomo e não jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Permanente, autônomo e jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Temporário, sem autonomia, dependendo da justiça para averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Temporário, sem autonomia e jurisdicional, com a função de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Permanente, sem autonomia e jurisdicional que julga o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
As terapias psicodinâmicas buscam a mudança
essencialmente por meio do insight e da relação terapêutica.
nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas.
em alguma relação interpessoal importante (divórcio, separação, início de um novo relacionamento).
na experiência primeva, revivida e ressignificada por meio de técnicas de ação e prescrições terapêuticas.
de condutas atípicas por meio de exercícios de reflexão que promovem o autoconhecimento.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.
A compreensão da representação social pressupõe uma análise do discurso isoladamente, pois este dará todo o substrato para a compreensão da ideologia social.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente se compõe de três eixos, são eles:
Política, Direitos e Cidadania.
Promoção de Direitos, Defesa de Direitos e Controle Social (Efetivação dos Direitos).
Educação, Proteção e Direitos.
Proteção, Mobilização social e Cidadania.
Vigilância, Proteção e Mobilização social.
Laura, dona de casa, participa intensamente nas atividades escolares de seu filho Marcos, que vem apresentando um baixo rendimento acadêmico, com dificuldade em leitura. A mãe decepcionada aumenta sua exigência em relação ao filho, o qual se sente frustrado em não atendê-la. A opção de trabalhar no próprio lar traz satisfação à Laura, que mesmo tendo vontade de trabalhar fora, considera uma vantagem poder acompanhar de perto a educação e desenvolvimento do filho. Zélia, secretária executiva, participa nas atividades escolares de seu filho Carlos, que apresenta bom desempenho na aprendizagem, repercutindo em sua autoestima positiva. Apesar da insatisfação com a divisão de tarefas entre trabalho e família, a necessidade financeira obriga Zélia a sair para trabalhar, mas seu cargo muito lhe agrada. Portanto, além dos benefícios financeiros, o trabalho a faz sentirse útil.
A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, a respeito da correlação entre a participação das mães nas atividades escolares e no desempenho escolar dos seus filhos.
Quanto maior for a participação da mãe nos cuidados com o filho e em suas atividades escolares, melhor será o autoconceito escolar dos filhos; portanto, não é possível correlacionar dificuldade de leitura de Marcos com autoconceito negativo.
Carl Rogers, na perspectiva centrada no paciente, define a personalidade e a identidade como uma gestalt contínua e aponta que nossa personalidade torna-se visível a nós por meio
da dinâmica entre os processos conscientes e inconscientes.
da percepção de nossas crenças.
das experiências emocionais objetivas.
do relacionamento com os outros.
da percepção de nosso estilo nas vivências passadas.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.
A personalização é determinada pelas representações sociais, que implicam a concordância entre as posições de si e dos outros.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A Doutrina que orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente é a:
Da Situação Irregular.
Da Prevenção.
Da Garantia de Direitos.
Da Proteção Integral.
Da Defesa de Direitos.
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