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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A escolha e o desenvolvimento de uma carreira profissional deixou de ser uma decisão momentânea, para se tornar um processo reflexivo contínuo, em que o jovem (ou o trabalhador) deverá conscientizar-se do compromisso que tem consigo mesmo e com o contexto social em que está inserido. Com relação à orientação profissional na perspectiva sócio-histórica, julgue os itens seguintes.
Há uma diferenciação entre a reorientação profissional e a orientação profissional, que se traduz nos limites entre o aconselhamento de carreira e o aconselhamento pessoal.
Laura, dona de casa, participa intensamente nas atividades escolares de seu filho Marcos, que vem apresentando um baixo rendimento acadêmico, com dificuldade em leitura. A mãe decepcionada aumenta sua exigência em relação ao filho, o qual se sente frustrado em não atendê-la. A opção de trabalhar no próprio lar traz satisfação à Laura, que mesmo tendo vontade de trabalhar fora, considera uma vantagem poder acompanhar de perto a educação e desenvolvimento do filho. Zélia, secretária executiva, participa nas atividades escolares de seu filho Carlos, que apresenta bom desempenho na aprendizagem, repercutindo em sua autoestima positiva. Apesar da insatisfação com a divisão de tarefas entre trabalho e família, a necessidade financeira obriga Zélia a sair para trabalhar, mas seu cargo muito lhe agrada. Portanto, além dos benefícios financeiros, o trabalho a faz sentirse útil.
A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, a respeito da correlação entre a participação das mães nas atividades escolares e no desempenho escolar dos seus filhos.
A intensa participação de Laura nas atividades escolares de Marcos e a alta exigência em relação a ele podem provocar dificuldade de leitura, pelo fato de o filho não conseguir corresponder às altas expectativas da mãe.
Acerca da psicologia institucional e desenvolvimento de atividades multidisciplinares e interdisciplinares, julgue os itens a seguir.
Na situação em que psicólogos, psiquiatras, neurologistas, orientadores educacionais e assistentes sociais são solicitados a avaliar o processo de desenvolvimento de uma criança institucionalizada e cada profissional executa sua avaliação, baseada em modelo próprio para, em seguida, integrarem dados interdependentes e elaborarem um único relatório, tem-se um exemplo de atividade multiprofissional.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.
A linguagem, como produto da coletividade, reproduz, por meio do significado das palavras, os valores associados às práticas sociais que se cristalizaram.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A escolha e o desenvolvimento de uma carreira profissional deixou de ser uma decisão momentânea, para se tornar um processo reflexivo contínuo, em que o jovem (ou o trabalhador) deverá conscientizar-se do compromisso que tem consigo mesmo e com o contexto social em que está inserido. Com relação à orientação profissional na perspectiva sócio-histórica, julgue os itens seguintes.
No processo de orientação profissional, é prescindível analisar como as mudanças relacionadas ao trabalho e à economia produzem impactos sobre os indivíduos, na medida em que a constituição da subjetividade é o fator central na identificação das necessidades individuais em relação ao trabalho.
Os elementos que caracterizam uma criança com dificuldade de aprendizagem incluem
hiperatividade, dificuldade de coordenação e baixa autoestima.
O processo de ensino-aprendizagem, assim como o conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário para os profissionais que atuam em interface com a educação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Ambientes escolares, com instalações adequadas ao pleno exercício de suas atividades curriculares não se constituem no pressuposto condicionante ao sucesso da aprendizagem.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da linguagem, do pensamento e das representações sociais, julgue os itens de 111 a 116.
A linguagem se originou na espécie humana como consequência da necessidade de transformar a natureza, por meio da cooperação entre os homens, por meio das atividades produtivas que garantissem a sobrevivência do grupo social.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.
A psicologia institucional se caracteriza por ser uma prática na qual o psicólogo, na condição de empregado, se limita a executar tarefas determinadas pela própria instituição.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Regulamentação de visitas, negatória de paternidade, regulamentação de guarda e visita, dissolução de união estável, separação litigiosa e modificação ou revogação de guarda são alguns temas que motivam solicitação de intervenção psicológica, emitida pelo juiz da vara (de)
Penitenciária.
Família.
Criminal.
Infância e Juventude.
Policial/Militar.
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