Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O fato de Marcela negar fome ou necessidade de mais alimentos pode ser verdadeiro nesse estágio de sua condição clínica, mas pelo menos no início desse transtorno ela sentia fome e evitava o alimento por medo de engordar.

  • C. Certo
  • E. Errado

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A trajetória formativa do psicólogo escolar deve continuar após a graduação, visando alternativas de formação continuada que respondam às necessidades específicas do cotidiano no qual o psicólogo está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma greve dos enfermeiros no hospital psiquiátrico onde Pichon-Rivière (1945) desempenhava suas atividades clínicas e docentes o levou a colocar os pacientes menos comprometidos para assistir aos mais comprometidos.

Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir com relação às teorias de grupo.

A greve dos cuidadores desencadeou a teoria e técnica de grupos psicoterápicos ou operativos, desenvolvida por Pichon-Rivière.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação de desempenho promove e orienta o crescimento pessoal e profissional das pessoas, desde que seja adaptada às particularidades e à cultura das pessoas e das organizações, caso contrário, passa a ser fonte de insegurança, insatisfação e sentimento de injustiça para os trabalhadores vítimas do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As chamadas teorias reducionistas de motivação mostram um modelo mecânico de homeostase, como se o ser humano tendesse sempre

  • A.

    ao equilíbrio e mais nada.

  • B.

    a buscar novos desafios.

  • C.

    a superar metas no ambiente de trabalho.

  • D.

    a satisfazer somente as suas necessidades básicas.

  • E.

    ao desequilíbrio para que pudesse reagir de forma criativa para lidar com necessidades frustradas.

Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante o tratamento, se Marcela aceitar uma dieta mais adequada às suas necessidades, será importante deixá-la à vontade para fazer as refeições sozinha, se ela assim o desejar, desde que, ao final da refeição, ela apresente o prato vazio ou com um pequeno resto de comida.

  • C. Certo
  • E. Errado

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atenção aos processos de desenvolvimento adulto possibilitados pelo acesso à educação superior se constitui em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.

Entre os recursos técnicos disponíveis para a atuação institucional do psicólogo, incluem a entrevista, o psicodiagnóstico, a psicoterapia, os testes psicológicos, a observação lúdica, a dinâmica de grupos, os grupos operativos e as técnicas corporais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.

O processo de recrutamento e seleção atual avalia o ser humano em seu potencial emocional e intelectual, suas habilidades de trabalhar em grupo, de liderança, seu carisma, seu equilíbrio emocional, porém reconhece que são primordiais para a organização a experiência e a capacidade técnica do candidato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um modelo de motivação amplamente aceito é a teoria da expectativa. Este modelo declara que a motivação é a consequência

  • A.

    da satisfação de fatores motivacionais e de manutenção.

  • B.

    dos resultados que uma pessoa busca e sua estimativa de que a ação conduzirá aos resultados desejados.

  • C.

    da satisfação das 5 necessidades básicas estabelecidas por Maslow.

  • D.

    da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como mais altas.

  • E.

    da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como elevada expectativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...