Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente, apresentando a sintomatologia descrita, seja atendida primeiro pelo psicólogo, será necessário que ele faça o diagnóstico antes de decidir encaminhar a paciente para avaliação médica.
As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A atuação do psicólogo escolar na educação superior, por estar se consolidando contemporaneamente, não utiliza as formas de atuação tradicionais, que têm foco prioritário no acompanhamento e atendimento aos estudantes.
Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.
A psico-higiene não se ocupa de doenças ou de sua profilaxia, nem se restringe a estratégias técnicas de cura ou de recuperação terapêutica.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à psicologia aplicada ao trabalho e aos seus processos, julgue os itens subseqüentes.
O processo de recrutamento interno tem como desvantagem o incentivo à competição entre os trabalhadores, que, na expectativa de uma promoção de cargo e de salário, adotam atitudes hostis no ambiente de trabalho.
Uma qualidade essencial da seleção por competências é o fato de ser baseada em fatos concretos e mensuráveis como o comportamento. Esse método tem como ferramentas de avaliação a entrevista comportamental e os jogos com foco em competências. Na entrevista comportamental as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham
contexto, ação e resultado.
planejamento, análise e indicador de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
estratégia, solução e indicadores de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
percepção, ação e motivadores que indicam comportamentos futuros que o candidato adotará para solucionar problemas semelhantes no seu trabalho.
percepção, motivadores e análise de como o candidato atuará sob pressão diante de um dado problema no seu ambiente de trabalho.
Paulo, com 12 anos de idade, foi abandonado pela mãe quando nasceu e seu avô foi a única pessoa que conheceu como família. Até os oito anos de idade, Paulo dizia querer tornar-se bombeiro quando adulto. Quando seu avô foi assassinado, ele, vendo-se sozinho, começou a roubar para sobreviver, a apresentar comportamento violento e a desrespeitar as leis sociais. Acusado de roubo e tráfico de drogas, foi recolhido a um abrigo para menores infratores. O sonho de ser bombeiro foi, então, abandonado.
Acerca dessa situação hipotética e considerando a concepção da psicanálise relativa à criança e ao adolescente que cometem atos infracionais, julgue os itens de 72 a 76.
Em decorrência de uma estrutura psíquica fragilizada associada à patologia social, Paulo não experimenta um atentado ao narcisismo diante das sanções sociais diferentemente do que ocorre nos casos em que os filhos vivem a crença imaginária de ser o objeto exclusivo de amor dos pais, o que provoca a falta de limite ou a ilusão de um narcisismo ilimitado, que, por sua vez, resulta em atos antissociais.As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A educação superior, enquanto contexto de pesquisa e de atuação, é pouco explorada pela psicologia escolar.
Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, dos métodos e das técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
As condições afetivas necessárias ao psicólogo-avaliador que conduz psicodiagnósticos exigem, como imperativo ético, que o profissional evite o contato com seu próprio mundo psíquico, uma vez que a maior compreensão de si reduz a compreensão de seu sujeito-paciente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.
Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se
aprimorar as técnicas de resolução de conflitos, melhorando a habilidade em responder criativamente e preventivamente aos conflitos no contexto do trabalho, bem como nos outros meios sociais dos quais cada membro participa.
O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando
o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.
o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.
um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.
um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.
alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...