Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A psicologia da saúde tem-se fortalecido no reconhecimento da interferência de variáveis comportamentais, cognitivas e afetivas acerca da etiologia, do curso e do enfrentamento das doenças orgânicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo os pressupostos atualmente utilizados na psicologia da saúde, saúde e doença são concebidas como elementos essenciais do sistema de relacionamento do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a sociedade como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

avaliar, inicialmente, o desejo da equipe em sua recomposição e o interesse de cada membro em cooperar, ajudar e compartilhar com os demais colegas, para que cada um compreenda a importância de desempenhar seu trabalho de forma individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de

  • A.

    aplicação.

  • B.

    reação.

  • C.

    conhecimento.

  • D.

    resultado.

  • E.

    aprendizado.

No que concerne a teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens seguintes.

Para os behavioristas, a criança só desenvolve seu conhecimento linguístico por meio de estímulo-resposta, imitação e reforço, aprendendo a falar por conseguir memorizar as palavras ou frases da língua. Para os empiristas, a linguagem é uma convenção social, e a criança não faz parte ativa do processo de aquisição, aprendendo por memorização, razão pela qual o adulto desempenha um papel preponderante para torná-la um falante competente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos de avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

As escalas de inteligência e o exame gestáltico visomotor têm sido técnicas de uso constante na avaliação psicológica de crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diversas abordagens teóricas e metodológicas que caracterizam as psicoterapias, julgue os itens a seguir.

Pode-se chamar de psicoterapia cognitiva infantil os sistemas de atendimento psicológico a crianças que focalizam mudanças de determinados padrões de comportamentos ou cognições, que podem, ou não, fazer uso explícito de técnicas específicas de terapia cognitiva e(ou) terapia comportamental, mas compartilham objetivos de promoção de mudanças de comportamentos mal-adaptados e crenças disfuncionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

A agressão interpessoal é um comportamento contraprodutivo para a equipe, causador de depressão na vítima e naqueles que testemunham a agressão. Esse tipo de agressão ameaça a integridade física e psicológica de um colega: a pessoa intimida, faz ameaças ou ignora um colega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:

  • A.

    formação acadêmica, experiência e motivação.

  • B.

    performance, experiência e motivação.

  • C.

    performance, motivação e preferências organizacionais.

  • D.

    conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • E.

    formação acadêmica, experiência e valores.

No que concerne a teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens seguintes.

Segundo a abordagem da gestalt-terapia, os mecanismos de defesa podem ser saudáveis ou patológicos, dependendo de sua intensidade e do momento em que ocorrem, razão pela qual a ação do gestalt-terapeuta não deve ter o objetivo de atacar, vencer ou superar as resistências, mas o de torná-las mais conscientes, favorecendo, dessa forma, seu uso adaptado às situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos de avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

A hora do jogo diagnóstica pode apontar importantes indicadores para o psicodiagnóstico, como, por exemplo, a escolha dos brinquedos e das brincadeiras, as modalidades de brincadeiras, a personificação através do brincar, a motricidade, a criatividade, a capacidade sintática, a tolerância à frustração, as noções de tempo e espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...