Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Segundo Vygotsky, apenas a construção do eu não é mediada pelos processos sociais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.
Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.
Uma solução para as queixas de Sibele seria a dinâmica de grupo, que considera que a equipe não pode participar do processo de mudança, mas sim que cada um trabalhando, individualmente, para resolver seus problemas pessoais pode influenciar seus colegas a mudar os comportamentos que causam desarmonias.
Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de
socialização da cultura organizacional.
disfunções da cultura organizacional.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.
fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.
No que se refere às temáticas de violência e maus tratos, julgue os itens a seguir.
A violência contra crianças é um problema grave, com sequelas imediatas e a longo prazo. Os maus-tratos estão relacionados diretamente com as práticas de cuidado infantil consideradas impróprias por determinada cultura e em um período histórico específico. Os abusos físicos, sexual e emocional e a negligência são alguns exemplos incluídos nesta categoria.
No que se refere a psicopatologia, julgue os itens seguintes.
Segundo o DSM-IV, o autismo é uma síndrome de causalidade inata, puramente genética, sem nenhuma origem psicológica.
Acerca do atendimento clínico psicológico a crianças, adolescentes e idosos, julgue os itens de 73 a 77.
Uma das perspectivas de desenvolvimento da terceira idade mais aceitas atualmente pela gerontologia é a teoria do desengajamento, que considera que o envelhecimento provoca o estreitamento gradativo da esfera social da pessoa idosa. O círculo social estreita-se naturalmente à medida que os amigos morrem ou se mudam e os filhos têm suas próprias famílias. Por essa razão, a clínica da terceira idade tem enfatizado a necessidade da integração social dos idosos na medida em que são fisicamente capazes.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Para a psicanálise a palavra vem no lugar da coisa e a aquisição da linguagem marca a passagem do imediatismo para as coisas mediatas e mediadas. A aquisição da linguagem assinala a passagem do biológico para o cultural.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.
Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.
Falhas na liderança do grupo acarretam prejuízos na comunicação, na realização das metas e na promoção da harmonia entre seus membros, pois o chefe deve estar atento às relações do grupo e deve conseguir desenvolver o sentido de equipe, estimulando cada um ao respeito e à estima recíprocos.
O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social
complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.
que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho.
dinâmico, que privilegia a recompensa financeira.
sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados.
dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organização.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.
Para o psicólogo, é mais importante trabalhar o comportamento do jovem que o levou à institucionalização do que buscar entender a influência da estrutura violenta da sociedade moderna ou a violência familiar vivenciada por esses jovens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...