Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.
A utilização de forma inapropriada dos recursos colocados à disposição da equipe é contraprodutiva: o sujeito desperdiça materiais, causa danos aos equipamentos e prejudica os colegas da equipe que se servem dos mesmos materiais.
É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e
diversificado.
integrativo.
coletivo.
espontâneo.
assimilado.
Acerca da psicoterapia breve, julgue os itens que se seguem.
Em terapia breve, quanto mais exaustivamente for interpretada a transferência, menor será o risco de acting-out na fase do término da terapia.
No que se refere às temáticas de violência e maus tratos, julgue os itens a seguir.
A ideia de atribuir ao adolescente a responsabilidade pelos múltiplos fatores relacionados à agressividade e à criminalidade geram soluções que retiram dele sua característica de adolescente e o veem como criminoso ou potencialmente criminoso. Essa configuração alimenta a representação social crescente da relação entre juventude e violência.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Para Piaget, os quatro processos que caracterizam a revolução intelectual do período sensório-motor são: o esquema prático do objeto, a evolução do espaço prático, a causalidade e a objetivação das séries temporais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.
A supervalorização pessoal é um comportamento produtivo, consiste em superestimar o valor do seu próprio trabalho, sem esperar o reconhecimento dos outros: a pessoa tem atitude competitiva e muito produtiva; para ela seus méritos é que trazem sucesso para a equipe.
Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo
social partilhado pelas pessoas do grupo.
carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.
na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.
na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.
na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.
Acerca da psicoterapia breve, julgue os itens que se seguem.
Os pacientes portadores de doenças graves ou crônicas não podem se beneficiar da terapia breve, que é reservada a portadores de patologias leves.
Com relação aos processos de comunicação de diagnóstico, enfrentamento e adesão a tratamento, julgue os itens a seguir.
Os grupos terapêuticos para abuso de álcool são divididos em duas categorias gerais de pacientes, aqueles que estão em início de recuperação e aqueles que já estão em franca recuperação. Nessa segunda categoria, a finalidade dos grupos é auxiliar os pacientes a permanecerem em abstinência, atingir a sobriedade e confrontar a negação, comumente apresentada, de que não são alcoolistas e não precisam de ajuda especializada.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...