Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 111 a 117.
A interdisciplinaridade é um recurso para ampliar as possibilidades de interação entre disciplinas e entre grupamentos de disciplinas, independentemente das características culturais e econômicas e dos âmbitos locais e regionais.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
A entrevista devolutiva do processo psicodiagnóstico é realizada tanto para a criança quanto para as figuras parentais, sendo de forma breve, no primeiro caso, e não se fornecendo, no segundo, nenhuma informação a mais do que fora solicitado em função da queixa.
As crianças que sofreram abuso sexual freqüentemente são obrigadas a não revelar para ninguém dentro da família ou fora dela. Entretanto, em casos de prolongado abuso da criança dentro do contexto familiar, a criança tenta comunicar o abuso a alguém dentro ou fora da família. As crianças mentem sobre o abuso sexual porque estão com medo de
serem responsabilizadas pelos adultos, em geral.
perder o amor dos colegas.
serem castigadas, não acreditadas e não protegidas.
serem acusadas pela equipe multiprofissional de não saberem manter segredos.
passar vergonha diante das demais pessoas.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As teorias de aprendizagem buscam explicar como as mudanças no comportamento humano ocorrem.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto referido no texto acima, julgue os próximos itens.
A inteligência emocional é a base para a tomada de decisões sensatas e a habilidade de escutar tanto as informações racionais quanto os instintos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à dinâmica de grupo (DG) no processo seletivo, julgue os itens que se seguem.
A DG é indicada quando, em um processo de avaliação, há grande número de pessoas para poucas ou apenas uma vaga e diante de candidatos qualificados de forma homogênea para o cargo.
Acerca do processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 111 a 117.
A avaliação escolar é um processo transformador que requer reflexão constante sobre as dificuldades dos alunos e visa à obtenção de maiores escores possíveis.Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Após a realização do psicodiagnóstico, o psicólogo deve elaborar o informe psicológico, que deve conter nome e idade da criança, data do laudo, solicitação, motivo da consulta e resumo dos dados apresentados na avaliação, evitando emitir uma conclusão diagnóstica, por se tratar de criança.
Ao falarmos que o diagnóstico envolvendo abusos não tem apenas finalidade terapêutica, mas também coleta de evidências para fins judiciais, queremos dizer que:
o relato da criança poderá ser dispensado, uma vez que ouve a oitiva pelo psicólogo.
a criança poderá ser solicitada a relatar os fatos da forma mais clara possível.
a avaliação da criança após o relato do abuso deverá ser legitimada por psiquiatra.
os pais deverão receber a aplicação de Medida de Segurança.
a criança e o suposto abusador deverão sofrer acareação de suas colocações.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...