Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto referido no texto acima, julgue os próximos itens.
A inteligência emocional deve atuar na qualidade dos relacionamentos, no equilíbrio emocional e na capacidade da pessoa ao lidar com os conflitos, sempre procurando evitá-los para não decepcionar os outros membros da empresa.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
A adequação do trabalho para populações diversas, incluindo a questão do gênero e do envelhecimento e o reforço do processo de identificação como sujeito participante de um grupo de trabalho, constitui objeto de estudo da ergonomia.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
Segundo Lajonquière, uma das facetas do processo de psicologização do cotidiano escolar é a ilusão psicopedagógica: os professores imaginam que existem na criança e no adolescente capacidades psicológicas, em estado germinal, que devem ser desenvolvidas por práticas pedagógicas adequadas.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Diante da solicitação e após escutar a criança e os pais desta, o psicólogo deve utilizar, para o diagnóstico da criança, o teste Bender, usado para a identificação de problemas neurológicos; o TAT, para avaliar diversos aspectos intelectuais; e desenho de figura humana, para investigar aspectos emocionais.
Dentre as alternativas abaixo, o papel do psicólogo na entrevista lúdica é vivenciar
uns elementos contra-transferenciais e entender apenas os fatores psicopatológicos que configuram a queixa familiar.
uma experiência pré-moldada pelo psicólogo, já que ele necessita organizar e prever todos os passos que deverão transcorrer quando estiver com a criança.
uma experiência que deve ser tomada pelo psicólogo como útil para traçar planos de abordagem com a equipe interdisciplinar.
uma experiência nova, tanto para o psicólogo como para a criança, em que se refletirá o estabelecimento de um vínculo transferencial breve.
uma autonomia de procedimentos clínicos, já que não há materiais a serem apresentados para a criança.
O Sr. Marcelo possui a guarda de seu filho Tales, mas, entra com ação judicial para suspender as visitas da exmulher em relação ao filho. Em suas alegações, afirma que o atual namorado da genitora é pessoa desequilibrada e pouco preparada para estar em contato com uma criança de 5 anos de idade. Vilma, a genitora, inconformada, alega que Marcelo está, na verdade, agindo deste modo motivado por ciúmes do seu atual relacionamento. Como estratégia para avaliar esse caso, levando ao juiz uma análise de cunho pericial, o psicólogo poderia
aplicar testes gráficos na criança e no atual namorado da genitora, com o intuito de comparar a veracidade das informações trazidas por um e outro genitor.
focar-se apenas na análise da criança, uma vez que as colocações que a criança relata ao pai podem ser fantasiosas.
focar-se apenas no estudo do casal de pais, uma vez que as colocações devem ser analisadas sob a óptica do casal parental.
observar a criança e os pais conjuntamente, valorizando o espaço e a interlocução familiar construída.
entrevistar todos os principais envolvidos com a questão e aplicar materiais diagnósticos que o assegurem sobre possíveis distorções nos discursos manifestos.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de treinamento de pessoal, julgue os próximos itens.
A aprendizagem pela ação, caracterizada pela criação de situações de aprendizagem em que o treinando aprende para fazer alguma coisa, e não apenas para saber dizer coisas sobre determinados tópicos, é apropriada para treinamentos de adultos nas organizações.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens a seguir.
Uma das maneiras de analisar o trabalho é realizá-lo, contudo, esse método mostra-se dispendioso e pode demandar tempo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
O sentimento de justiça e de reconhecimento no trabalho, a capacitação, a aprendizagem e a inclusão no trabalho de pessoas que tenham necessidades especiais são temas que fazem parte da psicodinâmica do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...