Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
Constituem temas de estudo da ergonomia: a prevenção da fadiga; a adequação dos ambientes, das máquinas e das ferramentas; os ritmos humanos e a organização dos tempos de trabalho.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
A crença em sua capacidade preditiva é generalizada entre os professores; no entanto, não é correto afirmar que suas relações com os alunos são influenciadas por suas previsões.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Durante o primeiro contato do psicólogo com a criança, um aspecto muito importante é verificar se ela conhece o motivo de sua ida ao consultório e se concorda em participar do processo, devendo o profissional esclarecer brevemente as etapas e o número de encontros necessários.
No psicodiagnóstico clínico, a linguagem gráfica e a lúdica são valorizadas na avaliação diagnóstica porque
oferecem uma avaliação completa e sempre dispensam a aplicação de outros materiais.
são de alto impacto quando apresentadas para indivíduos sem escolaridade.
estão mais próximas das situações que envolvem o complexo edipiano.
são de alto impacto para aquelas crianças diferenciadas culturalmente.
estão mais próximas do inconsciente e do ego corporal.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do treinamento envolve o levantamento de informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os próximos itens.
O custo-hora de treinamento versus média do mercado versus melhorias conseguidas com treinamento e o índice comparativo de treinamento per capita, considerando o número de sujeitos que conseguiram melhorar seu desempenho e realizar suas funções, são exemplos de resultados de treinamento vinculados ao valor final.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de 10 psicólogos, realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos, via convênios, manifesta intenso descontentamento em relação ao baixo número de atendimentos prestados pela grande maioria do grupo, com exceções de dois ou três profissionais da equipe, os quais mantêm a agenda de seu período completa. Todos concordam em atribuir o problema aos convênios, que, além de remunerar pouco, demoram a repassar o pagamento, gerando desinteresse das pessoas envolvidas na equipe pelo trabalho.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 90 a 93, relativos ao conceito de "alianças inconscientes" como formação intermediária no trabalho em equipe nas organizações.
Uma vez que todos concordam com a causa do problema, o pacto denegatório não é mais inconsciente, constitui sim um acordo consciente de não questionar outras causas para o descontentamento, visando à preservação das pessoas envolvidas no grupo.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
Mapear e analisar a instituição escolar não é uma etapa básica do processo de intervenção institucional para o qual o psicólogo escolar deve desenvolver competências.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico com crianças tem início na entrevista com os pais, a fim de se observar a primeira impressão, detectar os vínculos que une o casal e que unem este à criança, captar aspectos de transferência e eliminar condições de contratransferência.
O uso do psicodiagnóstico constituiu-se em um interjogo de circunstâncias conjugando práticas e teorias diversas. O psicólogo atuante nas instituições deve
evitar questionamentos, análises e intervenções nas instituições em que se inserir para realizar o trabalho psicodiagnóstico, uma vez que sua entrada é sempre pontual e está desvinculada da natureza das demandas institucionais.
valorizar a utilização dos testes psicológicos, já que são a única prática exclusiva da profissão e se não utilizados poderão ser banalizados por outras áreas profissionais.
aplicar o mesmo raciocínio utilizado para o psicodiagnóstico clínico ao psicodiagnóstico solicitado pela instituição, independentemente da natureza desta.
desvincular o setor de triagem do setor que realiza psicodiagnóstico, uma vez que o profissional experiente poderá suprir os elementos trazidos por essas equipes de triagem e desburocratizar o trabalho desejado pela instituição.
considerar que a possibilidade de mudanças para a melhor adequação do emprego do psicodiagnóstico em instituições deve ser focalizada como parte de um conjunto que envolve o trabalho institucional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do treinamento envolve o levantamento de informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os próximos itens.
A avaliação da utilidade dos conhecimentos e habilidades, enfatizadas no treinamento para resolução de problemas de trabalho, refere-se aos resultados do evento de treinamento no nível da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...