Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O trabalho em equipe pode aumentar a eficácia, a integração, a cooperação, a conjugação de habilidades e o compartilhamento da solução dos problemas, aumentando, assim, a qualidade dos serviços.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de 10 psicólogos, realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos, via convênios, manifesta intenso descontentamento em relação ao baixo número de atendimentos prestados pela grande maioria do grupo, com exceções de dois ou três profissionais da equipe, os quais mantêm a agenda de seu período completa. Todos concordam em atribuir o problema aos convênios, que, além de remunerar pouco, demoram a repassar o pagamento, gerando desinteresse das pessoas envolvidas na equipe pelo trabalho.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 90 a 93, relativos ao conceito de "alianças inconscientes" como formação intermediária no trabalho em equipe nas organizações.
O acordo inconsciente do grupo evita o sofrimento diante de algo que se supõe pior, o medo de expor-se e revelar as dificuldades individuais dos membros, o que permite a manutenção do grupo, mas mantém também as dificuldades, o descontentamento.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
A atuação do psicólogo escolar deve ser concretizada em uma dimensão preventiva, em resposta às reais e complexas demandas que a escola, como instituição sociocultural, lhe apresenta.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
Os testes podem ser psicométricos, cujos resultados são obtidos de forma quantitativa e métrica, como os testes de inteligência (WAIS, RAVEN), ou gráficos, que estimulam as projeções de conflitos internos (TAT, WISC).
Há fatores não-cognitivos que podem aumentar ou diminuir o desempenho no WAIS-III. Como fatores que podem aumentar o desempenho, podemos citar, entre outros:
ansiedade, superficialidade e pressão do tempo.
obssessividade para detalhes, perfeccionismo e flexibilidade do raciocínio.
juízo crítico, raciocínio indutivo e estado depressivo.
impulsividade, minimização da importância das regras e lentidão de raciocínio.
compulsividade, rapidez e pressão do tempo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a recrutamento e a seleção de pessoal, julgue os itens subseqüentes.
Na tomada de decisão, são recomendáveis a elaboração e o uso de planilhas de avaliação em que estejam especificados os fatores a serem avaliados.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os julgamentos acerca das pessoas são influenciados pelos erros de percepção, o que pode gerar um comportamento inadequado do servidor público e levá-lo a traçar um quadro impreciso e estereotipado da situação.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de 10 psicólogos, realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos, via convênios, manifesta intenso descontentamento em relação ao baixo número de atendimentos prestados pela grande maioria do grupo, com exceções de dois ou três profissionais da equipe, os quais mantêm a agenda de seu período completa. Todos concordam em atribuir o problema aos convênios, que, além de remunerar pouco, demoram a repassar o pagamento, gerando desinteresse das pessoas envolvidas na equipe pelo trabalho.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 90 a 93, relativos ao conceito de "alianças inconscientes" como formação intermediária no trabalho em equipe nas organizações.
O acordo entre os membros em atribuir o problema ao baixo valor e ao prazo de repasse do pagamento pelos convênios constitui uma estratégia consciente usada pela equipe para se proteger do encontro com eventuais limitações profissionais de seus componentes.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
Participar da elaboração da proposta pedagógica, tendo como referencial as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades no corpo docente e discente e à organização do currículo de forma ampliada, constitui tarefa que exige pouca atuação da psicologia escolar.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
Um dos objetivos do psicodiagnóstico é direcionar o processo terapêutico, porém existe nítida diferença entre a avaliação e a intervenção, sendo que a primeira inclui a entrevista e a aplicação de testes, enquanto que somente com a segunda obtém-se os efeitos terapêuticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...