Questões de Psicologia

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Analise as afirmativas a seguir:


I. Os grupos formados por pacientes de baixo nível de funcionamento, com alcance de atenção mais curto e que podem tolerar somente estímulos sociais limitados, exigem sessões mais curtas. Encontros de 45 a 60 minutos permitirão que esses grupos mantenham sua coesão e se focalizem sobre um número limitado de questões, sem esgotar as capacidades dos pacientes mais frágeis. Para aqueles grupos que se encontram com menor frequência ou que se centralizam em um trabalho interacional com nível de funcionamento superior, são necessários pelo menos 90 minutos de sessão, para que se obtenham resultados.

II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.

III. Para Vygotsky, as funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas. O plano interno não é a reprodução do plano externo, pois ocorrem transformações ao longo do processo de internalização que os tornam diferentes. Do plano interpsíquico, as ações passam para o plano intrapsíquico. Considera, portanto, as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem. Essa visão de Vygotsky deu o caráter interacionista à sua teoria.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A entrevista fenomenológica está baseada no trabalho de Carl Rogers. Esse tipo de entrevista está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Esta entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.

II. Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade, não é uma das finalidades da psicologia escolar.

III. Nos estados crepusculares, há estreitamento transitório do campo da consciência, afunilamento da consciência, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos. O estado crepuscular caracteriza-se por surgir e desaparecer de forma abrupta e ter duração variável, de poucos minutos ou horas a algumas semanas. Durante esse estado, ocorrem, com certa frequência, atos explosivos violentos e episódios de descontrole emocional. Geralmente ocorre amnésia lacunar para o episódio inteiro, podendo o indivíduo se lembrar de alguns fragmentos isolados.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, o profissional de psicologia deve evitar realizar medidas de acolhimento ou mesmo buscar identificar fatores que afetam o bem-estar da vítima.

II. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de choque, que ocorre muito antes da família receber a notícia de que a criança tem uma deficiência. Nessa fase de enfrentamento, é comum identificar episódios de depressão e ansiedade crônica entre os pais e familiares mais próximos da gestante.

III. O Depoimento Especial de uma criança vitimada acontece em um local apropriadamente projetado para tal fim, onde permanecem apenas o técnico entrevistador e a vítima. Esse espaço é conectado por um sistema audiovisual à sala de audiência, na qual se encontram o magistrado, o promotor de justiça, o advogado, o réu e demais operadores da justiça. O depoimento é integralmente gravado em mídia eletrônica e juntado aos autos, o que viabiliza às partes e ao magistrado revê-lo a qualquer tempo.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância

Leonardo H. C. Barros, 2015 (trecho adaptado).


Muitos dos relacionamentos interpessoais mal adaptados baseiam-se nas distorções surgidas nas experiências primordiais de desenvolvimento. Diante dessa constatação, alguns grupanalistas que refletiam sobre como ocorre a atmosfera e o clima familiar-familial proporcionados pela grupoterapia facilitam a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência. 

Ao estudar grupos, nos deparamos com a realidade grupal que remete à realidade do grupo primordial, em que os membros podem ter o mesmo tipo de comportamentos e reações que tenham tido melhor aceitação na infância, com seus familiares. 

Sabemos que a transferência traz consigo o indicador que aponta a proximidade do conflito inconsciente. Anna Freud acentuou que as fantasias transferenciais têm, amiúde, suas fontes nas relações objetais do início da vida. Essas fantasias possuem um valor incomparável como meio de proporcionar informações sobre as experiências emocionais passadas do paciente.

(JORNAL de PSICANÁLISE 48 (88), 81-94. 2015; Transferência em psicoterapia de grupo de orientação analítica. Fonte: https://bit.ly/2UMWD2n)

Leia o texto 'Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Ao refletir sobre como ocorre a transferência, alguns pesquisadores afirmam que a atmosfera e o clima familiar proporcionados pela ludoterapia tolhem a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência, conforme sugere o texto.

II. O texto procura destacar que, ao estudar os grupos modernos, nos deparamos com uma realidade que remete à realidade do grupo primordial.

III. O texto leva o leitor a concluir que, com o desenvolvimento da teoria e da técnica analítica, vários aspectos sobre a transferência foram abordados e descobertos por Freud. O texto destaca, ainda, que, inicialmente, a transferência era tida como uma resistência ao tratamento.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância

Leonardo H. C. Barros, 2015 (trecho adaptado).


Muitos dos relacionamentos interpessoais mal adaptados baseiam-se nas distorções surgidas nas experiências primordiais de desenvolvimento. Diante dessa constatação, alguns grupanalistas que refletiam sobre como ocorre a atmosfera e o clima familiar-familial proporcionados pela grupoterapia facilitam a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência. 

Ao estudar grupos, nos deparamos com a realidade grupal que remete à realidade do grupo primordial, em que os membros podem ter o mesmo tipo de comportamentos e reações que tenham tido melhor aceitação na infância, com seus familiares. 

Sabemos que a transferência traz consigo o indicador que aponta a proximidade do conflito inconsciente. Anna Freud acentuou que as fantasias transferenciais têm, amiúde, suas fontes nas relações objetais do início da vida. Essas fantasias possuem um valor incomparável como meio de proporcionar informações sobre as experiências emocionais passadas do paciente.

(JORNAL de PSICANÁLISE 48 (88), 81-94. 2015; Transferência em psicoterapia de grupo de orientação analítica. Fonte: https://bit.ly/2UMWD2n)

Leia o texto 'Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto leva o leitor a inferir que, na realidade do grupo primordial, os membros podem ter o mesmo tipo de comportamentos e reações que tenham tido melhor aceitação na infância, com seus familiares.

II. O texto leva o leitor a entender que, para o desenvolvimento do processo grupal, deve-se considerar os sentimentos e as relações estabelecidas tanto com o terapeuta como entre os elementos do grupo, caracterizando assim a importância do vínculo transferencial.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que Anna Freud acentuou que as fantasias transferenciais têm suas fontes nas relações laborais do indivíduo adulto, apenas. Assim, de acordo com essa ilustre pesquisadora, as fantasias representam uma expressão figurativa do Ego individual.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância

Leonardo H. C. Barros, 2015 (trecho adaptado).


Muitos dos relacionamentos interpessoais mal adaptados baseiam-se nas distorções surgidas nas experiências primordiais de desenvolvimento. Diante dessa constatação, alguns grupanalistas que refletiam sobre como ocorre a atmosfera e o clima familiar-familial proporcionados pela grupoterapia facilitam a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência. 

Ao estudar grupos, nos deparamos com a realidade grupal que remete à realidade do grupo primordial, em que os membros podem ter o mesmo tipo de comportamentos e reações que tenham tido melhor aceitação na infância, com seus familiares. 

Sabemos que a transferência traz consigo o indicador que aponta a proximidade do conflito inconsciente. Anna Freud acentuou que as fantasias transferenciais têm, amiúde, suas fontes nas relações objetais do início da vida. Essas fantasias possuem um valor incomparável como meio de proporcionar informações sobre as experiências emocionais passadas do paciente.

(JORNAL de PSICANÁLISE 48 (88), 81-94. 2015; Transferência em psicoterapia de grupo de orientação analítica. Fonte: https://bit.ly/2UMWD2n)

Leia o texto 'Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que a transferência traz consigo o indicador que aponta a proximidade do conflito inconsciente.

II. O texto sugere que muitos dos relacionamentos interpessoais mal adaptados baseiam-se nas distorções surgidas nas experiências primordiais de desenvolvimento.

III. O texto procura deixar claro para o leitor que as fantasias possuem pouca relevância no contexto da investigação psicológica sobre as experiências emocionais passadas de um paciente, devendo ser consideradas exclusivamente sob a ótica estruturalista ou de um modo análogo às necessidades fisiológicas do indivíduo.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A avaliação psicológica

Por Hilda R. C. Avoglia (2012). 


Todo processo avaliativo tem como finalidade categorizar, comparar, analisar ou contrastar dados quantitativos ou qualitativos, obtidos por meio de diversas técnicas. A avaliação psicológica, por sua vez, é um processo que, mediante um determinado enfoque teórico, explícito ou implícito, procura analisar um fenômeno real ou simbólico em seus aspectos manifestos e/ou latentes.

A avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Trata-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.

A avaliação psicológica deve ocupar-se em explicar o que acontece com um determinado paciente. Ela não pode restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente. Trata-se de um processo dinâmico, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, ou mesmo para se verificar os avanços terapêuticos. 

(Psicólogo inFormação ano 16, n, 16 jan./dez. 2012. Fonte: https://bit.ly/2J2n3ux).

Leia o texto 'A avaliação psicológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto permitem concluir que a avaliação psicológica representa uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.

II. As informações presentes no texto permitem inferir que a avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.

III. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, desassociando-o de qualquer quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A avaliação psicológica

Por Hilda R. C. Avoglia (2012). 


Todo processo avaliativo tem como finalidade categorizar, comparar, analisar ou contrastar dados quantitativos ou qualitativos, obtidos por meio de diversas técnicas. A avaliação psicológica, por sua vez, é um processo que, mediante um determinado enfoque teórico, explícito ou implícito, procura analisar um fenômeno real ou simbólico em seus aspectos manifestos e/ou latentes.

A avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Trata-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.

A avaliação psicológica deve ocupar-se em explicar o que acontece com um determinado paciente. Ela não pode restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente. Trata-se de um processo dinâmico, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, ou mesmo para se verificar os avanços terapêuticos. 

(Psicólogo inFormação ano 16, n, 16 jan./dez. 2012. Fonte: https://bit.ly/2J2n3ux).

Leia o texto 'A avaliação psicológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que a avaliação psicológica deve restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente e, em seguida, indicar uma metodologia definitiva de acompanhamento dos seus transtornos através de sessões de psicoterapia.

II. A avaliação psicológica é um processo estático, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, embora não possa contribuir com a verificação dos avanços terapêuticos, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.

III. Após a análise do texto, é possível concluir que a avaliação psicológica é um processo que, mediante um determinado enfoque prático, implícito ou degenerado, procura analisar um fenômeno exclusivamente simbólico em seus aspectos manifestos e latentes.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon

(UAB/UECE, 2015, adaptado)


Henri Wallon, médico francês, nasceu em 1879 e morreu em 1962. Sua teoria com forte influência do materialismo histórico e dialético investigou como o sujeito se constitui pessoa. Através do estudo da criança, Wallon descobriu o desenvolvimento do Homem. Portanto, sua teoria pode ser considerada como a psicogênese da pessoa, pois compreende o ser humano em sua totalidade, através da integração entre a razão e a emoção.

Para ele, a Psicologia da Criança é fundamental, posto que a criança possui características próprias e problemas específicos. Cada idade constitui um conjunto indissociável e original de características no plano afetivo, motor, cognitivo e social. Sua concepção de infância se insere na ideia do homem como um ser organicamente social, ou seja, um ser cuja estrutura orgânica necessita da intervenção da cultura, para permanentemente evoluir e se atualizar. 

Para Wallon, o estudo da criança é essencialmente o estudo das fases que vão fazer dela um adulto. Porém, esse estudo deve ser feito tomando a própria criança como ponto de partida e a observação como método de investigação. Desse modo, será possível compreender suas manifestações, comportamentos, atitudes no conjunto de suas possibilidades, sem censura da lógica adulta. 

Como podemos perceber, para Wallon, a criança caminha do processo de indiferenciação (ainda não se percebe como um ser separado do mundo) até a diferenciação (consciência de si, identidade). Alcança, assim, a individualização, isto é, o processo de tornar-se indivíduo equilibrando razão e emoção (R-E). Por conseguinte, o sujeito maduro deverá ser capaz manter o controle sobre suas emoções.

A teoria Walloniana constrói uma criança concreta, com um corpo cuja eficiência postural, tonicidade muscular e qualidade dos gestos fornecem as pistas sobre seus estados mentais e afetivos. Nessa visão, a Pedagogia está voltada para a expressividade do “eu” na criança, ou seja, para que a criança se expresse livremente através da fala, do corpo, do jogo etc. 

Suas contribuições são fundamentais no campo da formação docente, no sentido de possibilitar conhecimentos e análises reflexivas sobre os fatores implicados nos conflitos vivenciados pelos alunos, principalmente crianças nas quais o poder das emoções é muito maior.

(Psicologia do desenvolvimento / Alessandra Silva Xavier e Ana Ignez Belém Lima Nunes. 4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza : EdUECE, 2015. Fonte: http://bit.ly/2Og3O05)

Leia o texto 'O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma das ideias presentes no texto é a de que o estudo da criança deve ser feito tomando a própria criança como ponto de partida e a observação como método de investigação.

II. A teoria de Wallon constrói uma criança concreta, com um corpo cuja eficiência postural, tonicidade muscular e qualidade dos gestos fornecem as pistas sobre seus estados mentais e afetivos, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

III. O texto sugere que a teoria de Henri Wallon possui forte influência do psiquismo retórico e análogo, o que o levou a investigar como o sujeito se constitui pessoa e como os adultos desenvolvem um modelo mental distinto das crianças.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon

(UAB/UECE, 2015, adaptado)


Henri Wallon, médico francês, nasceu em 1879 e morreu em 1962. Sua teoria com forte influência do materialismo histórico e dialético investigou como o sujeito se constitui pessoa. Através do estudo da criança, Wallon descobriu o desenvolvimento do Homem. Portanto, sua teoria pode ser considerada como a psicogênese da pessoa, pois compreende o ser humano em sua totalidade, através da integração entre a razão e a emoção.

Para ele, a Psicologia da Criança é fundamental, posto que a criança possui características próprias e problemas específicos. Cada idade constitui um conjunto indissociável e original de características no plano afetivo, motor, cognitivo e social. Sua concepção de infância se insere na ideia do homem como um ser organicamente social, ou seja, um ser cuja estrutura orgânica necessita da intervenção da cultura, para permanentemente evoluir e se atualizar. 

Para Wallon, o estudo da criança é essencialmente o estudo das fases que vão fazer dela um adulto. Porém, esse estudo deve ser feito tomando a própria criança como ponto de partida e a observação como método de investigação. Desse modo, será possível compreender suas manifestações, comportamentos, atitudes no conjunto de suas possibilidades, sem censura da lógica adulta. 

Como podemos perceber, para Wallon, a criança caminha do processo de indiferenciação (ainda não se percebe como um ser separado do mundo) até a diferenciação (consciência de si, identidade). Alcança, assim, a individualização, isto é, o processo de tornar-se indivíduo equilibrando razão e emoção (R-E). Por conseguinte, o sujeito maduro deverá ser capaz manter o controle sobre suas emoções.

A teoria Walloniana constrói uma criança concreta, com um corpo cuja eficiência postural, tonicidade muscular e qualidade dos gestos fornecem as pistas sobre seus estados mentais e afetivos. Nessa visão, a Pedagogia está voltada para a expressividade do “eu” na criança, ou seja, para que a criança se expresse livremente através da fala, do corpo, do jogo etc. 

Suas contribuições são fundamentais no campo da formação docente, no sentido de possibilitar conhecimentos e análises reflexivas sobre os fatores implicados nos conflitos vivenciados pelos alunos, principalmente crianças nas quais o poder das emoções é muito maior.

(Psicologia do desenvolvimento / Alessandra Silva Xavier e Ana Ignez Belém Lima Nunes. 4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza : EdUECE, 2015. Fonte: http://bit.ly/2Og3O05)

Leia o texto 'O desenvolvimento do indivíduo na teoria de Wallon' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Em sua obra, Wallon reprisa a distinção entre opressores e oprimidos e diferencia entre as posições em uma sociedade injusta: o opressor e o oprimido, declara o texto.

II. Na perspectiva de Henri Wallon, alega o texto, o desenvolvimento intelectual é determinado apenas pelo conjunto de relações sociais não familiares aos quais a criança está exposta a partir do final do período denominado de segunda infância.

III. Através do estudo da criança, Henri Wallon descobriu que o desenvolvimento dos adultos obedece a uma simples, clara e imutável hierarquia de prioridades relacionada com suas necessidades sociais mais básicas (as quais são popularmente denominadas de instintos), conforme sugere o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

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