Questões de Psicologia

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No que se refere ao papel do psicólogo na atenção oncológica, julgue o item a seguir.


O papel mais importante do psicólogo em oncologia é o apoio psicossocial diante do impacto do diagnóstico.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


No estudo do desenvolvimento humano, utilizam-se diversificados modelos de pesquisa. Exemplos deles são os estudos transversais, que se caracterizam por avaliar pessoas em diferentes idades ou estágios de desenvolvimento, em um único momento.

O acompanhamento psicológico por meio de psicoterapia de grupo é um recurso amplamente utilizado nos diferentes contextos de atuação do psicólogo em serviços públicos. A mudança terapêutica, que pode ocorrer a partir dos grupos, acontece por uma interação de experiências humanas, que Irving Yalom (2006) denomina "fatores terapêuticos". Sobre os fatores terapêuticos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A instilação de esperança é um fator terapêutico que só pode ser trabalhado individualmente, antes do grupo iniciar. II- A coesão é um fator terapêutico considerado uma precondição para que outros fatores terapêuticos funcionem no grupo. III- Na aprendizagem interpessoal, os membros do grupo, por meio do feedback dos outros, ficam impossibilitados de se conscientizarem de aspectos do seu comportamento interpessoal. IV- Quanto mais real e menos emocional uma experiência no grupo for, mais potente será o seu impacto, entretanto, quanto mais distante e intelectualizada a experiência, mais efetiva a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:

    A) II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) I, apenas.

    E) I e II, apenas.

A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:

    A) Como área de conhecimento preocupava-se apenas com os fundamentos científicos da educação e não com a prática pedagógica.

    B) Como campo de atuação profissional, realiza intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamenta-se em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela sub-área da psicologia, a psicologia da educação.

    C) Como campo de prática social, a psicologia escolar torna-se campo profissional atuando junto à seleção de profissionais para o mercado de trabalho.

    D) Como área de conhecimento desenvolveu estudos no âmbito da fábricas e dos espaços educacionais das comunidades.

    E) Como campo de prática social, a psicologia desenvolve seu trabalho utilizando testes e técnicas para controle social.

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.


Quanto à oncologia pediátrica, não é função do psicólogo estar presente na preparação do paciente para exames e tratamentos, nem no pós-operatório.

Considere um paciente de 46 anos de idade que sofreu um acidente automobilístico, o que sugere a ocorrência de trauma cranioencefálico. O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo, além de frequentemente se perguntar onde está. Relata também que, às vezes, não percebe que algum ente próximo está chamando por ele; que até escuta o som do próprio nome, mas não se reconhece nesse chamado. A família relata que, desde o acidente, o paciente tem dificuldade de se lembrar de eventos cotidianos, como o que comeu no café da manhã ou o que fez no dia anterior. Atualmente, o paciente encontra-se em reabilitação neuropsicológica. 

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No caso apresentado, é correto afirmar que há a instalação de um quadro de desorientação abúlica.

Para Ferreira (2014), as necessidades da comunidade se configuram pela necessidade de cada indivíduo, pelas suas igualdades e suas diferenças perante a comunidade. A respeito do trabalho do Psicólogo na comunidade, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- O diagnóstico de necessidades é uma estratégia para atingir resultados, visando auxiliar a satisfação da comunidade, do grupo, melhorando a qualidade de vida do indivíduo, e outras melhorias para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de todos. II- O trabalho a ser desenvolvido é o de amenizar, minimizar as diferenças, visando à mudança da realidade em cada indivíduo vivente na comunidade. III- São trabalhos que precisam que o profissional deixe seu espaço tradicional e incorpore os trabalhos de campo e as dinâmicas em que os indivíduos vivem ou atuam; além de também serem práticas dirigidas a grupos e relações coletivas e grupais.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) I e III, apenas.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Diversos autores consideram o brincar como uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento humano, principalmente no período infantil. Na psicologia histórico-cultural, trabalhos como os iniciados por Vigotski apontam para questões sobre o modo como a própria brincadeira surge ao longo do desenvolvimento, o aparecimento da brincadeira, sua gênese; e sobre o papel que essa atividade desempenha no desenvolvimento. Frente a isso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Do ponto de vista do desenvolvimento, a brincadeira não é uma forma predominante de atividade, mas, em certo sentido, é a linha principal do desenvolvimento na idade pré-escolar.
II. A essência da brincadeira é que ela é a realização de desejos, mas não de desejos isolados e sim de afetos generalizados.
III. Qualquer brincadeira com situação imaginária é, ao mesmo tempo, brincadeira com regras e qualquer brincadeira com regras é brincadeira com situação imaginária.
IV. Na brincadeira, a criança opera com objetos como sendo coisas que possuem sentido, opera com os significados das palavras, que substituem os objetos.

    A) I e IV estão corretas.

    B) I, II, IV estão corretas.

    C) II e IV estão corretas.

    D) I, II, III e IV estão corretas

    E) Apenas a IV está correta.

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.


Os cuidados paliativos ocorrem somente no momento da terminalidade, por isso não envolvem o processo de evolução de doenças crônico-degenerativas.

Considere um paciente de 46 anos de idade que sofreu um acidente automobilístico, o que sugere a ocorrência de trauma cranioencefálico. O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo, além de frequentemente se perguntar onde está. Relata também que, às vezes, não percebe que algum ente próximo está chamando por ele; que até escuta o som do próprio nome, mas não se reconhece nesse chamado. A família relata que, desde o acidente, o paciente tem dificuldade de se lembrar de eventos cotidianos, como o que comeu no café da manhã ou o que fez no dia anterior. Atualmente, o paciente encontra-se em reabilitação neuropsicológica. 

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No caso desse paciente, verifica-se que há comprometimento na respectiva orientação alopsíquica.

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