Questões de Psicologia

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A psicoterapia breve é considerada uma forma de intervenção terapêutica frequentemente utilizada em instituições de saúde. Em sua obra clássica, intitulada ‘Psicoterapia Breve Integrada’, Vera Lemgruber (1997) utiliza de um tripé conceitual para indicar essa técnica de trabalho, que se baseia em:

    A) Aliança terapêutica, atividade e planejamento.

    B) Foco, abordagem direta e planejamento.

    C) EEC, planejamento e insight.

    D) EE, transferência e atividade.

    E) Foco, atividade e planejamento.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Correlacione os teóricos com as afirmações abaixo e assinale a alternativa com a indicação correta:
1 – Piaget 2– Vigotski 3 – Wallon
(____) Buscando compreender o psiquismo humano, sua atenção está voltada para a criança, pois através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
(____) A originalidade do seu estudo do pensamento infantil tem como base o princípio metodológico segundo o qual a flexibilidade e a precisão da entrevista "em profundidade", que caracterizam o método clínico, devem modular-se mediante a busca sistemática dos processos lógico-matemáticos subjacentes aos raciocínios expressados; além disso, para realizar esse tipo de entrevista, é preciso referir-se às diversas etapas de elaboração pelas quais passou o conceito que se examina no curso de sua evolução histórica.
(____) Considera-se que por volta dos dois anos, a criança apresenta grande evolução da linguagem, dando início a uma forma totalmente nova de comportamento, exclusivamente humana. Inicia-se a formação da consciência e a diferenciação do "eu" infantil. O pensamento da criança evolui em função do domínio dos meios sociais do pensamento, quer dizer, em função da linguagem.

    A) 1, 2, 3

    B) 3, 2, 1

    C) 3, 1, 2

    D) 2, 3, 1

    E) 1, 3, 2

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.


Os programas de cuidados paliativos são agrupados em cinco domínios: físico, psicológico, cultural, espiritual e estrutural.

Considere um paciente de 46 anos de idade que sofreu um acidente automobilístico, o que sugere a ocorrência de trauma cranioencefálico. O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo, além de frequentemente se perguntar onde está. Relata também que, às vezes, não percebe que algum ente próximo está chamando por ele; que até escuta o som do próprio nome, mas não se reconhece nesse chamado. A família relata que, desde o acidente, o paciente tem dificuldade de se lembrar de eventos cotidianos, como o que comeu no café da manhã ou o que fez no dia anterior. Atualmente, o paciente encontra-se em reabilitação neuropsicológica. 

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Pode-se observar que, no caso desse paciente, há comprometimento na respectiva orientação autopsíquica.

Conforme a classificação que se baseia nas ações das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) Como consequência da ação das drogas estimulantes do SNC, há tendência de ocorrer uma diminuição da atividade motora, da reatividade à dor e da ansiedade. ( ) O ecstasy, a mescalina e a maconha são exemplos de drogas perturbadoras do SNC. ( ) Drogas perturbadoras são capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração do funcionamento cerebral. ( ) Cocaína e crack são exemplos de drogas estimulantes do SNC. ( ) Drogas depressoras do SNC possuem como efeito principal provocar aceleração no funcionamento cerebral que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – V – F – V.

    B) F – F – V – V – F.

    C) V – V – F – F – F.

    D) F – V – F – V – F.

    E) F – F – V – V – V.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Sobre o tema do fracasso escolar, leia as afirmativas abaixo e assinale a correta.

    A) Discussão iniciada ao final dos anos 1980, mas sem força de desenvolver-se, o tema do fracasso escolar passa a centralizar questões que envolvem os estudos sobre a escola, tanto no campo da Psicologia quanto no campo da Educação.

    B) A partir das discussões e críticas presentes na Psicologia em sua relação com a Educação, inaugura-se, na primeira década do século XXI, uma série de pesquisas que se voltam para o novo objeto de estudo da Psicologia: o fracasso escolar

    C) Os fatores traduzidos em faltas — falta de formação do professor, falta de interesse da família, falta de atenção do estudante, falta de uma infraestrutura que ofereça condições para o desenvolvimento de práticas que promovam a apropriação do conhecimento —, não devem ser considerados na avaliação do fracasso escolar, visto que deve-se centrar ora na criança, ora na equipe educadora.

    D) O fracasso escolar, caracteriza-se por diversos fenômenos educacionais, tais como: dificuldades na leitura, escrita e matemática, baixo rendimento, reprovação, repetência, defasagem idade-série, evasão, analfabetismo, entre outros.

    E) No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno com foco nas suas ações passadas, responsabilizando-o, e não se restringir àquilo que o aluno consegue realizar, sem reflexões sobre a produção social do fracasso escolar.

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.
Um dos fatores mais importantes para a superação do câncer é a tríade do cuidado paciente-família-psicólogo.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Considere que foram apresentadas três varetas a uma criança: uma amarela, uma verde e uma azul. Foi exposto a ela que a amarela é mais comprida que a verde, e que a verde é mais comprida que a azul. Sem comparar fisicamente as varetas amarela e azul, a criança afirma, imediatamente, que a amarela é mais comprida que a azul. A esse efeito, Piaget chamou de inferência transitiva.

De acordo com Jurema Alcides Cunha, no clássico livro Psicodiagnóstico V (2007), o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos, sendo que a testagem pode ser parte importante nesse processo. Sobre o psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As estratégias de avaliação psicológica aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação. II- Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. III- O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas, ou infirmadas, através de passos predeterminados e com objetivos precisos. IV- Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, de forma que o exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
É correto o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) II e IV, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) I, III e IV apenas.

Refere-se à capacidade das pessoas de reconhecerem a si mesmos, percebendo seus sentimentos, motivações e desejos. Está ligada à capacidade de identificar seus hábitos inconscientes, transformar suas atitudes, controlar vícios e emoções.
Sobre as inteligências múltiplas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Inteligência verbo-linguística.

    B) Inteligência intrapessoal.

    C) Inteligência naturalista.

    D) Inteligência corporal-cinestésica.

    E) Inteligência interpessoal.

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