Questões de Psicologia

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O role-playing é uma técnica de treinamento grupal

  • A. indicada para aquisição de conhecimentos técnicos e operacionais.
  • B. baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações hipotéticas de trabalho.
  • C. que tem como objetivo único a identificação do grau de inteligência demonstrado pelos indivíduos envolvidos em solucionar problemas lógicos.
  • D. que visa criar um ambiente adequado para que grupos em conflito no trabalho consigam encontrar soluções para seus problemas.
  • E. baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações reais de trabalho.

O Manual de elaboração de documentos decorrentes de Avaliações Psicológicas tem como objetivos orientar o profissional psicólogo na confecção de documentos decorrentes das avaliações psicológicas e fornecer os subsídios éticos necessários na elaboração qualificada da comunicação escrita. O documento que é expedido pelo psicólogo para comprovação do estado psicológico, ou outra informação referente à pessoa atendida, é

  • A.

    relatório psicológico.

  • B.

    devolutiva psicológica.

  • C.

    atestado psicológico.

  • D.

    atestado psicológico.

  • E.

    laudo.

Há diversos meios utilizados para processar o levantamento de necessidade de treinamento à luz da análise empresarial. Esses recursos devem ser elaborados em função das características de cada empresa; da filosofia operacional da organização e

  • A. do orçamento disponível para custear os treinamentos que serão desenvolvidos.
  • B. de necessidades específicas de formação de quadros.
  • C. da política de recursos humanos aplicada pela empresa.
  • D. das relações estabelecidas pela empresa e sindicato dos funcionários.
  • E. da disponibilidade dos colaboradores em estarem engajados na construção de um mapa de competências que represente efetivamente os conhecimentos e práticas que devem ser aplicados no ambiente de trabalho.

A validade de um determinado teste de seleção refere-se ao seu grau de representação da característica pessoal que leva o candidato a preencher satisfatoriamente o critério de desempenho correspondente a determinado cargo. São três os tipos de validade relacionada com os diversos objetivos de um teste: a validade de conteúdo, a validade relativa ao critério e a validade do conceito. A validade relativa ao critério é determinada pela

  • A. estimativa de quão bem o conteúdo de um teste serve como amostra do campo ou tipos de situações que o candidato será avaliado.
  • B. comparação dos resultados no teste com um ou mais critérios classificados como dependentes.
  • C. comparação dos resultados no teste com um ou mais critérios independentes.
  • D. precisão em definir características de personalidade do candidato, como por exemplo: introversão e extroversão.
  • E. demonstração estatística dos resultados apresentados por uma dada amostragem.

O autismo infantil é considerado um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado por uma síndrome comportamental específica. Acerca desse transtorno e de seu tratamento, julgue os itens a seguir.

Famílias de crianças autistas apresentam nível de estresse psicológico menor do que famílias de crianças com síndrome de Down, provavelmente porque crianças autistas costumam ser mais dóceis e demandam menos cuidados do que as portadoras de síndrome de Down.

  • C. Certo
  • E. Errado

Raymon V. Lesikar descreveu quatro fatores que influenciam a eficácia da comunicação nas organizações: os canais formais de comunicação, a estrutura de autoridade da organização, a especialização do trabalho e o que Lesikar chama de "propriedade da informação". A expressão propriedade da informação quer dizer que as pessoas

  • A. carecem apropriar-se dos resultados que apresentam.
  • B. geralmente fazem uso de comunicações entre pares para obterem dados que possam auxiliá-las no desenvolvimento dos seus trabalhos.
  • C. sentem-se abertas para expressar suas opiniões colocando em prática todo o conhecimento que possuem sobre suas áreas de atuação.
  • D. necessitam a todo momento sentirem-se "donas" dos seus trabalhos, para que possam contribuir de forma significativa com os resultados da empresa.
  • E. possuem informações e conhecimentos peculiares sobre seu trabalho.

A afetividade é a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. Compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões. Considera-se alteração da afetividade que determina estado patológico o(a)

  • A.

    angústia real.

  • B.

    alucinação cinestésica.

  • C.

    visão fantástica.

  • D.

    fobia.

  • E.

    medo.

O autismo infantil é considerado um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado por uma síndrome comportamental específica. Acerca desse transtorno e de seu tratamento, julgue os itens a seguir.

No entendimento de Melanie Klein, o autismo podia ser explicado como inibição constitucional do desenvolvimento, combinada com as defesas primitivas e excessivas do ego.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pela teoria da Liderança Situacional, desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, existem quatro estilos que norteiam o comportamento do superior em relação a cada atividade que o colaborador realiza. Tais estilos são

  • A. dirigir, persuadir, compartilhar e delegar.
  • B. ensinar, treinar, apoiar e controlar.
  • C. comandar, influenciar, apoiar e acompanhar.
  • D. comandar, influenciar, treinar e controlar.
  • E. apoiar, treinar, controlar e acionar.

Os estressores individuais, decorrentes de características comportamentais, são estressores potenciais que podem afetar substancialmente a saúde das pessoas, especialmente provocando o adoecimento cardiovascular. Esses estressores foram descritos por Friedman e Rosenman (1974) como um padrão de personalidade denominado Tipo A. Com relação a esse tema, considere as seguintes características de personalidade de uma pessoa:

I joga por prazer e não se preocupa em ganhar;

II é obcecada por números;

III anda rapidamente e come rapidamente;

IV fica sempre no meio termo quanto tem que tomar decisões;

V nunca se aborrece muito;

VI é agressiva e competitiva.

Compõem a personalidade Tipo A as características apontadas apenas nos itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e VI.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e VI.
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