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Geraldo, com 76 anos de idade, acaba de ficar viúvo, após ter vivido 31 anos de relacionamento conjugal, no qual se via muito dependente da esposa, que cuidava de todas as coisas, chegando a determinar, diariamente, a roupa que ele deveria usar. Para ele, essa relação estreita foi a continuidade da ligação que tinha com sua mãe, da qual só pôde se separar após a morte dela, quando se encontrava com 45 anos, e quando decidiu se casar. Ele relata passar o dia todo trancado no quarto, revendo fotos e alimentando as lembranças dos bons momentos que passou com sua mulher, com quem não teve filhos. Chora muito, recusa alimentar-se e a sair, mesmo que o convite seja de sua irmã ou de amigos.
A partir do relato hipotético acima, julgue os itens seguintes quanto aos objetivos de uma intervenção em psicoterapia psicanalítica breve para GeraldoNo processo psicoterápico breve para Geraldo, é fundamental adotar procedimentos extra-sessões, como indicações de leituras, incentivo para participar de atividades sociais e entrevistas com familiares.
O enquadramento no psicodiagnóstico refere-se, EXCETO
ao esclarecimento sobre as estratégias utilizadas no processo.
ao esclarecimento dos papéis respectivos - psicólogo/cliente.
à definição do lugar em que será realizado o psicodiagnóstico.
à definição de horários e duração do processo psicodiagnóstico.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo deve orientar a mãe para que busque junto à coordenação da escola todas as informações a respeito do filho no ambiente escolar, bem como junto à professora, sobre comportamentos da criança em sala de aula.
Analise as características enunciadas abaixo, considerando a entrevista não-diretiva.
Analise as características enunciadas abaixo, considerando a entrevista não-diretiva.
I. Incorpora elementos não-verbais.
II. Facilita a análise quantitativa do conteúdo.
III. Incita o entrevistado a falar sobre os problemas pessoais.
IV. Evita o envolvimento dos aspectos afetivos.
V. Reserva ao entrevistado a estruturação do campo de investigação.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de itens que
melhor caracteriza aentrevista não-diretiva.
I, III, V
II, III, IV
I, II, IV
III, IV, V
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Na avaliação lúdica de crianças inibidas, o psicólogo deve adotar uma atitude passiva e acolhedora para promover na criança um sentimento de aceitação e garantir que esta retorne para a sessão seguinte, quando, então, deverá iniciar o processo para colocar limites para a criança.
Tomando por referência o entendimento de GRINBERG, segundo o qual o conceito operativo de identidade está formulado a partir das noções dos vínculos de integração espacial, temporal e social do sentimento de identidade, identifique a alternativa correta:
I. O vínculo de integração espacial está relacionado com a imagem corporal;
II. O vínculo de integração temporal seria a capacidade de seguir sentindo-se o mesmo ao longo da vida ( "Sentimento de mesmidade" );
III. O vínculo de integração social diz respeito as inter-relações pessoais com as figuras parentais e com as figuras afetivas relevantes de sua existência.
Para compreender e explicar o comportamento de um aluno, em sua natureza psicológica, torna-se necessário o conhecimento de princípios teóricos da psicologia como ciência e sua aplicação no processo ensino / aprendizagem. O psicólogo, na sua prática, constata situações em que educadores procuram entender e solucionar incidentes ocorridos na sala de aula. Quando esse incidente pela premência de tempo é analisado de forma objetiva sem aprofundamento e sem uma visão global dos fatos constata-se que serão considerados apenas os princípios da teoria:
Behavorista
Gestaltista
Psicanalista
Humanista
Existencialista
Com relação ao uso de atividades como recurso terapêutico, julgue os itens seguintes.
A metodologia da Escola do Tratamento Moral, baseada na filosofia positivista, utiliza-se de recursos como as atividades de vida diária para reabilitar o doente mental.
Teste é um procedimento cientificamente elaborado e que por isso exige a observância de uma série de requisitos e qualidades. Um dos requisitos indispensável para sua veracidade é a
homogeneidade.
sensibilidade.
simplicidade técnica.
rapidez na aplicação.
padronização.
Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:
Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).
Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.
A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.
O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.
A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.
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