Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:

    A) Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.

    B) É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.

    C) É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.

    D) É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.

    E) Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.

Sobre a Entrevista Clínica em Psicologia (Cunha, 2000), analise as proposições e marque a alternativa correta:
I. Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social). II. Essa investigação se dá dentro de domínios específicos da psicologia clínica e leva em consideração conceitos e conhecimentos amplos e profundos nessas áreas. III. A entrevista é parte de um processo. Este deve ser concebido, basicamente, como um processo de avaliação, que pode ocorrer em apenas uma sessão e ser dirigido a fazer um encaminhamento, ou a definir os objetivos de um processo psicoterapêutico. IV. O resultado de uma entrevista depende exclusivamente da experiência, sendo secundário a habilidade do entrevistador, além do domínio da técnica. Criar um clima que facilite a interação nesse contexto e a abertura para o exame de questões íntimas e pessoais talvez seja o desafio maior da entrevista clínica, por isso a experiência ser mais importante durante a entrevista.

    A) I, II e IV estão corretas

    B) I e IV estão corretas

    C) I e II estão corretas

    D) I, III e IV estão corretas

    E) I, II e III estão corretas

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.


Em caso de intervenções psicológicas, o trabalho com Luana deverá ser de encorajamento e empoderamento, evitando-se abrir espaço para sensações de medo e angústia.

Considere uma paciente de 23 anos de idade, oriunda de um contexto de baixa renda, que mora com os pais, ambos desempregados, sendo o trabalho dela a única fonte de renda e subsistência da casa. Ela trabalha como vendedora de seguros em uma grande empresa da própria cidade. A forma de remuneração da paciente tem base no cumprimento de metas, que se tornam mais expressivas cada vez que ela consegue cumpri-las. Relata que a respectiva relação com seu chefe é pacífica e que se sente respeitada, contudo expressa fortemente o próprio desconforto quando lhe são apresentadas novas metas de trabalho. Ela trabalha na empresa há três anos e conta que, nos últimos 10 meses, tem sentido cada vez mais dificuldade em bater as metas de vendas, o que tem gerado um estado generalizado de ansiedade. Relata que, quando está no trabalho, sente-se tonta e enjoada e, quando volta para casa, não consegue se desconectar das suas obrigações com o cotidiano laboral. Expressa que o simples fato de pensar em trabalhar já lhe causa um conjunto de sentimentos e sensações desconfortáveis. Afirma não gostar da atual ocupação e caracteriza o trabalho como sendo um contexto de muita pressão e cobranças; além disso, diz que não se sente desafiada e que não vê as próprias potencialidades sendo exploradas pela organização. Não percebe incentivos mais específicos para o incremento das vendas que não o ganho financeiro, o qual acredita ser baixo para o esforço despendido. No entanto, por ser a única provedora material da própria família, sente que não há alternativas de mudanças em um curto prazo. Sonha em se formar em contabilidade e espera ter menos pressão em seu contexto de trabalho para iniciar esse sonho. 

Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Na atual conjuntura, a paciente vincula-se à organização que a emprega de maneira calculativa.

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V

    B) V – F – F

    C) F – V – F

    D) V – F – V

    E) V – V – F

Durante a adolescência, de acordo com relatos de amigos da escola, Diana tinha a reputação de gulosa. Comia em exagero e recorria várias vezes aos serviços de enfermagem do colégio por queixas gástricas. No entanto, estes comportamentos nunca foram entendidos por Diana e/ou pares como patológicos. Entre o anúncio do noivado (fevereiro de 1981) e o casamento, Diana revelava-se extremamente ansiosa. Perdeu muito peso e a sua cintura diminuiu de 72,5cm para 57,5cm no dia do casamento. Numa ocasião, quando o dia do casamento se aproximava, Carlos colocou a mão à volta da cintura de Diana e fez um comentário, alegadamente inocente, sobre as suas formas. Esta observação teve um forte impacto em Diana, sendo que, pouco tempo depois, vomitava. Sentia, com este comportamento, que libertava algumas tensões e gozava de alguma sensação de controle. A hipótese diagnóstica para o caso:

    A) Anorexia

    B) Transtorno Obsessivo Compulsivo

    C) Transtorno de Ansiedade Generalizada

    D) Bulimia

    E) A e D estão corretas

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.


As sensações de exclusão, de não pertencimento ou mesmo de abandono apresentadas por Luana desencadeiam a criação de defesas que estão comprometendo seu processo de enfrentamento da doença.

A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.


Para a teoria das representações sociais, o ato de representar é uma mera reprodução do objeto alvo da representação.

A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:

    A) O desenvolvimento humano se dá de forma cronológica e inteligível, sendo que cada etapa da vida corresponde a uma aprendizagem específica.

    B) O desenvolvimento humano se dá de forma singular, sendo que cada pessoa se desenvolve dentro de seu próprio tempo e de acordo com sua própria história.

    C) O desenvolvimento humano tem duas etapas principais, a primitiva e a humana. A primeira corresponde ao desenvolvimento dos instintos, enquanto a segunda corresponde à inserção do sujeito na cultura e ao desenvolvimento do intelecto. Ambos os períodos são influenciados, principalmente, por características hereditárias.

    D) O desenvolvimento humano obedece a etapas universais, porém a ciência não avançou a ponto de conhecê-las em sua totalidade, cabendo aos novos pesquisadores o desvendamento dessas fases.

    E) O desenvolvimento humano se divide em 3 períodos: pré-linguístico, linguístico e velhice. Porém, o que mais interessa à abordagem em questão é o período em que a criança passa da pré-linguagem à linguagem (infância), pois, ali, as aprendizagens se constituem com mais evidência.

Santos-Silva, et al (2017). Com base nos encontros com a paciente, a qual será chamada de Maria, a mesma tem 12 anos de idade. É a primogênita da família, tendo apenas uma irmã sete anos mais nova. Ao contrário dessa criança, caracterizada pela mãe como um exemplo de saúde, a paciente tem problemas somáticos desde a primeira infância, incluindo problemas respiratórios e alérgicos, sendo que dois anos antes do inicio do psicodiagnóstico apareceram as lesões dermatológicas. Maria não podia ter contato com materiais ásperos, poeira, detergentes, produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético. Pois causava um prurido na pele intenso. O médico fez o encaminhamento para o tratamento psicológico, quando confirmou em laudo o diagnóstico de:

    A) Vitiligo

    B) herpes

    C) dermatite atópica

    D) disidrose

    E) pisoríase

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...