Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A análise do trabalho é uma das ferramentas mais utilizadas pelos psicólogos organizacionais. As informações para a análise do trabalho têm diversos objetivos e podem ser utilizadas pelos psicólogos para:
1. desenvolvimento de estratégias para um maior controle das tarefas no trabalho.
2. avaliação de desempenho.
3. seleção e treinamento
4. desenvolvimento de carreira de colaboradores.
5. questões legais, como garantir justiça nas ações dos colaboradores.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2, 3, 4 e 5
2, 3, 4 e 5,
1, 3 e 4
1, 3 e 5
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da evolução do trabalho e suas conseqüências para o ser humano, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a abordagem da psicodinâmica do trabalho proposta por Dejours, a doença mental não pode ser produzida pelo trabalho. Admite-se, contudo, que possa ocorrer uma descompensação, havendo sofrimento quando o trabalho não permite forma alguma de sublimação.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em Psicologia educacional, de Ausubel; Novak; Hanesian, encontramos: "Assim sendo, deve a educação forçosamente interessar-se pelos problemas que a juventude considera importantes. Se os jovens percebem a escola como não estando interessada em tais problemas, reagem, ou perdendo o interesse pelas áreas acadêmicas que a escola valoriza ou sentindo-se culpados por se interessarem por assuntos supostamente triviais." Conforme os autores, é correto afirmar que é importante a escola
não mostrar sintonia com os problemas de interesse dos alunos, pois assim vai forçá-los a mais se preocuparem com os estudos.
estar em sintonia com os problemas de interesse dos alunos, pois isto faz com que eles fiquem mais calmos e rendam mais.
não mostrar sintonia com os problemas de interesse dos alunos, pois ela deve fazer com que os jovens só se interessem pelos temas de interesse dos adultos, assim a escola estará preparando o aluno para a vida adulta.
estar em sintonia com os problemas de interesse dos alunos pois, isso trará ganhos no estímulo dos alunos pelas áreas acadêmicas.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A temática relacionada à cultura organizacional é relevante porque permite compreender o comportamento humano no trabalho, haja vista que os valores influenciam o sentir, o pensar e o agir. Com relação a essa temática, julgue os itens subseqüentes.
A cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de significados compartilhados e elaborados durante a história da organização pelos seus diferentes atores. Ela transcende o conjunto de normas, planos, regras e valores que regem o comportamento.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os enfoques situacional e contingencial de liderança, é correto afirmar:
1. Liderança é um fenômeno que depende do líder, dos seguidores e da situação.
2. Os estilos de liderança podem ser eficazes em certas situações e não ser eficazes em outras.
3. Existe um modo ótimo de ser um líder, que combina com toda e qualquer situação, mas ele deve ser adequado ao perfil do líder e dos seus seguidores.
4. A teoria líder-membro defende que os líderes, em geral, tratam de maneira igual todos os seus membros, de forma democrática, de modo a motivar a equipe.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2 e 3.
1, 2, e 4.
1 e 2.
3 e 4.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da evolução do trabalho e suas conseqüências para o ser humano, julgue os itens subseqüentes.
O termo trabalho, em sua origem, está associado a termos latinos ligados à tortura: tripalium e trabicula. Essa associação reflete uma concepção negativa do trabalho que foi hegemônica e perdura até hoje.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No livro Psicologia educacional, de Ausubel; Novak; Hanesian, temos: "A relação entre ansiedade e aprendizagem é complicada pelo fato de que, embora os indivíduos portadores de alta ansiedade exibam uma motivação mais alta do que a média, isto é, embora tendam originalmente a manifestar um excesso de impulso de engrandecimento do ego (que tende a ser facilitador), e sejam levados necessariamente a realizar (como único meio prático de reduzir a ansiedade), seu alto grau de ansiedade tende também a ter um efeito perturbador sobre a solução do problema novo." Conforme os autores, a relação entre aprendizagem e ansiedade é:
complicada por apresentar só malefícios.
complicada por apresentar um efeito motivador e um efeito perturbador.
simples pois só possui benefícios.
simples pois ansiedade só gera cada vez mais ansiedade.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
O trabalho psicológico em relação à dependência química em regime de liberdade é mais adequado que o tratamento em regime fechado, exceto quando as condições do próprio paciente definirem a necessidade clínica de internação.
Acerca da ética profissional, é correto afirmar que
o ato médico outorga ao profissional de psicologia o direito de realizar psicodiagnóstico.
os terapeutas devem proteger apenas o interesse dos seus clientes, por isso esperase que as informações permaneçam confidenciais.
a maioria dos estudos que envolvem animais consiste em observações naturalísticas, ou experimentos de aprendizado, que utilizam mais recompensa do que punição.
aconselhamentos em rádio ou TV são desaprovados por limitarem a avaliação precisa dos problemas.
o relatório devolutivo com os objetivos e resultados da pesquisa ao final do experimento é opcional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere às características interpessoais que são próprias das equipes de trabalho, é correto afirmar que equipes eficazes:
apresentam constantes trocas de papéis, além de utilizarem meios construtivos para expressar o conflito.
apresentam coesão e confiança entre seus membros, além de constantes trocas de papéis.
manifestam altos níveis de comunicação e utilizam meios construtivos para expressar o conflito.
compartilham igualdade no modo de pensar, agir e sentir e manifestam altos níveis de comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...