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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
A avaliação de treinamento, etapa essencial nas ações de T&D, tem como função mais relevante fornecer indicadores sobre a reação dos treinandos à capacitação, o que impossibilita a coleta de informações que possam subsidiar decisões de natureza estratégica.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para alguns, é essencial, no trabalho do psicólogo em uma escola, a aplicação de testes. Entre estes, os testes de QI para avaliar o nível de inteligência do aluno. Patto, em Introdução à psicologia escolar, escreve sobre a "mitologia do QI". Segundo a autora: "Por que estamos preocupados com inteligência? ... não descobrimos nenhuma relação entre QI e a capacidade para funcionar em nossa sociedade... O comportamento não é determinado unicamente pelo computador formal situado entre ouvidos do indivíduo. ... nossa sociedade deveria ter preocupações maiores que produzir gênios. Nossa sociedade tem tanta necessidade de bons pedreiros, bons mecânicos e bons atletas quanto de físicos nucleares." Após lido o trecho anterior, conclui-se que
a autora afirma a necessidade do psicólogo em uma escola aplicar testes de QI junto a todos os alunos.
para a autora, só se conhece um aluno a partir do conhecimento do seu nível de inteligência.
a autora não dá uma preocupação fundamental ao nível de inteligência do aluno no trabalho de um psicólogo em uma escola.
para a autora, o que caracteriza a identidade de um psicólogo em uma escola são os testes de QI.
Assinale a opção correta acerca de intervenção junto a famílias com filhos e em processo de separação.
Assistência escolar reforçada para crianças e adolescentes é essencial, porque a separação do casal é um dos principais responsáveis pelo fracasso escolar entre filhos de pais divorciados com história de bom rendimento no passado.
Um trabalho de mediação pode assegurar o bem-estar do casal e dos filhos ao reduzir conflitos e orientar os pais a respeito do estabelecimento de normas para visitação e oferta de presentes aos filhos, da responsabilidade por custos de educação e lazer, de viagens conjuntas e do modo como os pais vão-se relacionar após a separação, quando assumirem suas novas rotinas.
Pais em processo de separação devem ser orientados a dar uma educação flexível a seus filhos, ampliando limites e oferecendo pequenas concessões, de modo a compensar, pelo menos emocionalmente, a ruptura familiar e a ausência de um dos pais.
O comprometimento emocional dos filhos depois do divórcio é definido e limitado pelo tempo de convívio com os pais, pela dor da separação e pelo processo de luto, que começa quando a separação é anunciada e cujo fim é imprevisível.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
Nas ações de recrutamento e seleção de pessoal, cada vez mais, os testes psicológicos são utilizados, abandonando-se a tendência à adoção de novos instrumentos de avaliação.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No volume XI da Standard, escreve Freud, em Contribuições para uma discussão acerca do suicídio: "A escola nunca deve esquecer que ela tem de lidar com indivíduos imaturos a quem não pode ser negado o direito de se demorarem em certos estágios do desenvolvimento e, mesmo em alguns, um pouco desagradáveis. A escola não pode adjudicar-se o caráter de vida: ela não deve pretender ser mais do que uma maneira de vida." O psicólogo, em uma escola, trabalha com alunos nos mais diversos perfis, sendo alguns alunos considerados maduros, outros alunos considerados imaturos pela comunidade escolar. Na concepção do texto acima, é correto afirmar:
Todos os alunos são iguais e não devemos atentar para as diferenças entre eles.
Freud nada entende de escola, então este comentário dele não deve ser levado a sério.
Não cabe a um psicólogo, em uma escola, ocuparse da preocupação de que cada aluno possui seu ritmo e suas diferenças, pois o psicólogo deve apenas pensar na maioria nunca em um aluno individualmente.
Cada aluno possui seu ritmo e devemos estar atentos a essa observação para não julgarmos todos alunos como iguais ou acharmos que obrigatoriamente todos alunos têm de ser iguais.
A análise funcional do comportamento de um adolescente diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo não inclui a identificação e descrição de
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
objetivo do recrutamento e seleção de pessoal é combinar as características dos candidatos, ou seja, seus conhecimentos, habilidades e atitudes, com os requisitos do cargo (incluídas as tarefas a serem executadas e as condições de trabalho).
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Freud, em: Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar, Volume XIII, da Standard, escreve: "É nessa fase do desenvolvimento de um jovem que ele entra em contato com os professores, de maneira que agora podemos entender a nossa relação com eles. Estes homens, nem todos pais na realidade, tornaramse nossos pais substitutos. ... Transferimos para eles o respeito e as expectativas ligadas ao pai onisciente de nossa infância e depois começamos a tratá-los como tratávamos nossos pais em casa. Confrontamo-los com a ambivalência que tínhamos adquirido em nossas próprias famílias, e, ajudados por ela, lutamos como tínhamos o hábito de lutar com nossos pais em carne e osso. A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável." Sobre esse trecho, pode-se afirmar que
fala da sempre boa relação entre o professor e o aluno.
fala de sempre péssima relação entre o professor e o aluno.
fala da ambigüidade, dialética e trocas na relação profesor-aluno.
não aborda a relação professor-aluno.
Com relação ao teste do desenho da família, assinale a opção incorreta.
A aplicação pode ser individual ou coletiva e o resultado do teste é confidencial.
O tempo de duração do referido teste é variável, mas idealmente não deve ultrapassar 60 minutos.
A interpretação do desenho tem enfoque dinâmico e é atribuição privativa do psicólogo.
É um teste projetivo que pode ser aplicado a crianças, adolescentes e adultos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
No processo seletivo, o recrutamento é uma etapa cuja função única é tornar pública a necessidade da organização em contratar novos funcionários.
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