Questões de Psicologia do ano 2002

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Existem diferentes níveis de avaliação das atividades de treinamento. Um deles é a avaliação de resultados, que se caracteriza por

  • A.

    verificar o que foi assimilado pelas pessoas treinadas durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do mesmo.

  • B.

    compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o módulo de treinamento foi realizado.

  • C.

    efetuar uma comparação entre os períodos pré e póstreinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo, etc.

  • D.

    analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, conseqüentemente, na cultura organizacional.

  • E.

    comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

Todo sistema de avaliação tende a apresentar algum tipo de problema que pode prejudicar o alcance dos objetivos desejados. No que diz respeito ao aspecto psicológico daquele que avalia, um problema comum é o efeito de halo, que trata de

  • A.

    avaliar um empregado, deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente de trabalho.

  • B.

    valorizar demasiadamente as qualidades potenciais, ou seja, aquelas que poderão ser requeridas para o desempenho em outras funções.

  • C.

    forçar a avaliação em classificações centrais ou medianas, para não se comprometer ou para não enfrentar situações constrangedoras.

  • D.

    privilegiar alguma característica marcante do avaliado, o que dificulta interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

  • E.

    levar em conta apenas os fatos acontecidos num curto espaço de tempo anterior ao processo avaliativo.

Seria incorreto afirmar que, ao pesquisar a personalidade, o psicólogo deve

  • A.

    focalizar não apenas um processo psicológico em particular, mas também a interação de diferentes processos.

  • B.

    não apenas estudar o processo da percepção, mas sim, como os indivíduos diferem em suas percepções e como essas diferenças se relacionam.

  • C.

    estudar um todo integrado, por envolver freqüentemente mais que uma compreensão de cada uma das partes.

  • D.

    estudar as características dos indivíduos que são observáveis através do comportamento, ou características tais como processos inconscientes, que são inferidos desse comportamento.

  • E.

    estudar apenas a percepção do indivíduo em seu cotidiano, bem como os aspectos fisiológicos e genéticos, que permitem a adequada pesquisa da personalidade.

Os testes projetivos oferecem ao examinando uma situação pouco estruturada que serve de estímulo à manifestação das suas vivências emocionais, dinamismo psíquico e mecanismos de ajustamento. Os inventários visam à identificação de traços predominantes da personalidade e envolvem um autojulgamento por parte do examinando. As técnicas expressivas procuram investigar as características da personalidade por meio de ações padrões, movimentos corporais e ritmo. Com relação ao exposto, é correto dizer que

  • A.

    os testes projetivos não são estruturados e não apresentam respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.

  • B.

    os inventários não têm respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.

  • C.

    as técnicas expressivas não apresentam padronização. Trata-se de uma investigação objetiva.

  • D.

    os estímulos dos testes projetivos são estruturados, embora não ofereçam uma situação estruturada para o examinando.

  • E. somente os inventários possibilitam uma situação estruturada e subjetiva, que permitem ao examinador realizar o julgamento.

Tensões, pressões ou outros aspectos num ambiente de trabalho, podem afetar o rendimento, mas o efeito real sobre o indivíduo difere segundo o grau do seu treino e sua técnica. Sendo assim, pode-se afirmar que

  • A.

    o funcionário mais qualificado mantém o seu ritmo de trabalho em situações de tensão e pressão de forma mais fácil que aqueles funcionários especializados há pouco tempo.

  • B.

    suportar as condições de tensão e pressão depende também de treino. Contudo, afeta a saúde dos funcionários.

  • C.

    tanto aquele funcionário que adquiriu a técnica há pouco tempo, como aquele que a desempenha há mais tempo, não serão afetados pelas tensões e pressões do ambiente.

  • D.

    o desempenho do trabalhador em condições de tensão e pressão trará prejuízos para a produção em pouco tempo.

  • E.

    aquele funcionário que não recebeu treinamento adequado à função tenderá a apresentar um desempenho rebaixado sob condições tensas e de pressão.

Os acidentes de trabalho podem ser atribuídos à maior experiência do trabalhador e a algumas características do próprio indivíduo. Sendo assim, as pessoas que exercem a mesma atividade ocupacional há muito tempo, estarão mais propensas a acidentes de trabalho, que aquelas que atuam na função há pouco tempo. Considerando que isso seja verdadeiro, é correto afirmar que

  • A.

    a experiência é um fator de risco profissional e, por essa razão, o trabalhador deve passar por rodízio de atividades constantemente, bem como por reciclagem em prevenção de acidentes

  • B.

    a idade do trabalhador está diretamente relacionada com a possibilidade de risco de acidentes de trabalho.

  • C. deve-se preferir, independentemente da função, os trabalhadores mais jovens por apresentarem maior capacidade para controlarem os acidentes de trabalho.
  • D.

    para se evitar acidentes de trabalho, deve-se desenvolver constantes treinamentos.

  • E.

    o número de acidentes de trabalho depende, além da salubridade do trabalho e do sistema de produção empregado, do fator tempo de experiência.

A qualidade de um teste psicológico depende da sua

  • A.

    nstrução/aplicação.

  • B.

    fundamentação teórica/validade.

  • C.

    aplicação /tempo de execução.

  • D.

    construção/escore.

  • E.

    elaboração/interpretação.

A análise de função busca identificar qualidades pessoais que contribuem para o adequado desenvolvimento ou limitam o sucesso no desempenho de uma dada função. Faz parte desse processo:

  • A.

    entrevistar os funcionários, a eleição de testes de habilidades e de personalidade entre outras estratégias

  • B.

    verificar as habilidades dos funcionários e as exigências da organização para o adequado desempenho da função e aumento de produção.

  • C.

    identificar, junto aos gestores, aqueles funcionários que produzem muito e têm melhores resultados em suas tarefas.

  • D. elaborar um questionário que verifique o grau de satisfação dos funcionários com as tarefas desenvolvidas, bem como o seu ritmo de produção.
  • E. fazer observação direta, colher informações cedidas por superior e funcionários da área, identificando as habilidades e capacidades exigidas pela função.

Cultura organizacional é um conjunto de fenômenos resultantes da ação humana, observável dentro das fronteiras de um sistema que se compõe de vários elementos. Assinale a alternativa que melhor descreve uma cultura organizacional.

  • A.

    A tecnologia, o caráter e os preceitos que envolvem autoridade e o conjunto de regulamentações e valores, explícitos e implícitos, que regem a vida organizativa.

  • B.

    As manifestações afetivo-volitivas como alegria, medo, tensão, entusiasmo, carinho e ação.

  • C.

    A produção e o lucro, que visam ao crescimento da organização, bem como o envolvimento da equipe de trabalho nas mais diversas dimensões.

  • D.

    sistema de tecnologia disponível para o processamento da produção, assim como as expectativas frente às metas traçadas.

  • E.

    A formação de uma estrutura que permita a felicidade na relação de trabalho, envolvendo a cooperação entre os funcionários e a qualidade do produto.

Há fatores que concorrem para o ajustamento no trabalho, tais como, condições ambientais adequadas e remuneração compatível com as funções. Entre as afirmações abaixo, assinale a que, ao contrário, promove o desajustamento.

  • A.

    Compreensão e aceitação dos empregados pelos empregadores ou supervisores, bem como pela equipe.

  • B.

    Adequação dos funcionários à função onde possam utilizar seus conhecimentos e habilidades, além de sua criatividade.

  • C.

    Adequado estímulo à competitividade, que enfatize e valorize a superprodução e a contínua orientação de cada funcionário.

  • D.

    Espírito de equipe, que estimula o trabalho, bem como planejamento adequado e cooperação.

  • E.

    Maturidade profissional, que responde pela segurança e serenidade, além de habilidade com que realiza sua tarefa.

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