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Em um processo seletivo pode-se optar por várias estratégias. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que representa a melhor estratégia para a realização de um processo de seleção de executivos.
A técnica de entrevista aberta e o teste das Matrizes Progressivas de Raven-Especial
O teste Zulliger para avaliação da personalidade, combinado a um teste de fator G, como o D70.
O Psicodiagnóstico Miocinético e o teste Columbia para investigação da habilidade mental.
Para o adequado desenvolvimento de uma coleta de informações, a entrega de questionários fechados é uma estratégia utilizada quando se pretende
obter informações sobre um pequeno grupo, por ser mais eficiente que a entrevista.
identificar aspectos comportamentais e emocionais de qualquer população.
obter informações subjetivas de uma população carente.
verificar os aspectos inconscientes de qualquer população.
A partir do modelo teórico que define motivação como constituída por fontes de necessidades, entende-se que
a motivação desencadeia um estado de tensão desagradável.
a motivação depende exclusivamente de estímulos do meio e envolve a necessidade de saciedade.
as necessidades podem gerar um estado de tensão agradável ou desagradável.
a motivação não é a manifestação das necessidades que o indivíduo apresenta.
as necessidades insatisfeitas poderão diminuir o estado de tensão desagradável.
Assinale a alternativa, que apresenta quatro diferentes métodos de avaliação do desempenho humano nas organizações.
Escalas gráficas; comparação grupal; escolha forçada; 90 graus.
Incidentes críticos; escolha forçada; avaliação por resultados; 360 graus.
Comparação aos pares; escalas gráficas; escolha aleatória; 360 graus.
Avaliação por resultados; incidentes críticos; comparação grupal; 90 graus.
Comparação grupal; escolha forçada; incidentes críticos; 90 graus.
Em geral, o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas adquirem, conhecimentos, desenvolvem atitudes e habilidades em função de objetivos diretamente relacionados à execução de tarefas, refere-se a atividades de
formação.
desenvolvimento.
especialização
aperfeiçoamento.
treinamento.
A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é incorreto afirmar que
não existem técnicas melhores ou piores em qualquer circunstância, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.
princípios universais de aprendizagem são válidos para situações de sala de aula convencional e para situações de treinamento, resguardados os ajustamentos exigidos pelas condições de aprendizagem e finalidades do programa.
para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método) e procurar utilizar procedimentos (técnicas) coerentes com essa postura.
a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis, etc.) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.
trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates, jogos, são diferentes meios ou técnicas que podem ser utilizados em situações de treinamento.
A análise de cargos geralmente se concentra em quatro áreas de requisitos, quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo. São eles:
mentais; físicos; responsabilidades envolvidas; condições de trabalho.
formação escolar; responsabilidades envolvidas; saúde; riscos ambientais.
físicos; experiência anterior; atribuições; ambiente de trabalho
mentais; aptidões; atribuições; condições de trabalho.
instrucionais; saúde; responsabilidades; ambiente de trabalho.
As chamadas organizações complexas possuem determinadas características. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma característica desse tipo de organização.
Geralmente são organizações com grande número de integrantes.
Apresentam considerável diferenciação vertical em sua estrutura.
Possuem rotinas pouco padronizadas devido à quantidade de áreas existentes.
Costumam ter também uma organização informal que muitas vezes revela poder e eficácia.
O processo produtivo coloca ênfase sobre as tarefas e não sobre as pessoas.
Freqüentemente as organizações não se modificam de forma a atender às demandas de auto-realização e autoexpressão de seus membros; mantêm-se, em geral, dentro de padrões autocráticos, ou seja,
as pessoas encontram um ambiente favorável à discussão dos problemas organizacionais.
os indivíduos tendem a ficar mais motivados para o trabalho devido à clareza dos objetivos organizacionais.
passa a existir significativo nível de insatisfação entre esses membros, uma vez que os limites de competência não são bem definidos.
os membros da organização ficam menos propensos a responder corretamente ao sistema de punições e recompensas.
o direito de pensar, criar e assumir responsabilidades fica centralizado nos dirigentes da organização.
A entrevista estruturada caracteriza-se, principalmente, por
ser utilizada preferencialmente pela área de RH.
controlar o tempo de duração rigidamente.
apresentar um roteiro previamente definido.
oferecer a oportunidade de o entrevistado expressarse livremente.
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