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A Psicologia entende que a linguagem consiste num dos mais importantes instrumentos de gerenciamento, porque, através da linguagem:
A Psicologia entende que o diálogo no ambiente de trabalho tem como obstáculos:
A liderança é um processo observado nos grupos:
Entende-se por liderança a influência eficaz sobre o desempenho dos outros. O mecanismo responsável por tal influência procede:
A liderança é um mecanismo necessário na busca do desempenho de qualidade, porque:
os indivíduos são incompetentes para agir por si mesmos.
o trabalho coletivo organizado somente é eficaz quando há alguém no comando.
o trabalho organizado demanda integração e sinergia das ações.
os indivíduos desempenham melhor, quando comandados.
sem líder direcionando a equipe, esta tende a perder sua unidade.
O clima organizacional é generalizadamente reconhecido como uma variável significativa das condições de trabalho.
Tal reconhecimento é justificado e explicado:
pelo prazer (desprazer) de trabalhar.
pelo humor da autoridade gerencial.
pelo conteúdo da cultura organizacional.
A cultura organizacional é um sistema cognitivo e como tal:
é o resultado da criação acumulativa de mentes diferenciadas.
é um sistema de conhecimento desenvolvido e compartilhado pelo grupo.
é um conjunto de mecanismos de controle disciplinar.
Segundo a maioria do teóricos dedicados à compreensão das organizações, a cultura organizacional é um padrão estável de subjetividades que:
pode ocorrer num grupo de trabalho.
permite a interpretação compartilhada do desempenho de todos os indivíduos.
é um instrumento definido e implementado pela gerência de pessoal.
funciona quando os indivíduos desejam.
é reproduzido pela eficácia do desempenho das pessoas em suas tarefas.
O movimento denominado genericamente de desenvolvimento organizacional consistiu na descoberta:
de novas formas de racionalização das tarefas.
de novas técnicas de controle da qualidade.
de maior firmeza no exercício da autoridade gerencial.
de melhores critérios para o fortalecimento das estruturas.
de formas de participação dos indivíduos no desenho das tarefas.
A escola das relações humanas, que teve Elton Mayo como um de seus fundadores, é caracterizada pela proposta da:
autonomia do empregado controlada pela liderança e comunicação.
autonomia do empregado controlada por clara divisão de tarefas.
autoridade centralizada e dinâmica grupal.
autoridade centralizada, clara divisão do tarefas e dinâmica grupal.
autoridade burocrática e reconhecimento do trabalhador como ser social.
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