Questões de Psicologia do ano 2004

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Um profissional está interessado em ampliar a cooperação entre os membros de uma equipe de trabalho formada por indivíduos de diferentes especialidades. Dentre as opções abaixo descritas, assinale aquela que representa uma abordagem mais apropriada para promover a cooperação nesse grupo.

  • A.

    Separar da equipe os profissionais com distintas formações, mantendo um grupo mais homogêneo.

  • B.

    Eleger um líder que consiga representar todos os membros da equipe.

  • C.

    Estimular a participação de todos, com espírito de responsabilidade compartilhada.

  • D.

    Traçar uma linha comum de ação pelo exercício da autoridade de chefe, porém com bom senso.

  • E. Discutir, inicialmente, as expectativas e pontos de vista dos diversos profissionais presentes no grupo e, em seguida, traçar uma linha comum de ação para o grupo.

O funcionamento e desenvolvimento de uma equipe de trabalho têm no feedback:

  • A.

    uma fonte de tensão e de conflito.

  • B.

    um instrumento de autocontrole da eficácia do próprio grupo.

  • C.

    um instrumento de autoridade por parte dos membros mais experientes.

  • D.

    uma fonte de criatividade para a realização eficaz da tarefa.

  • E.

    um instrumento arbitrário e casuístico.

Os membros de um grupo atuam através de complexos mecanismos de atribuição e assunção de papéis. Em vista disso:

  • A. O chefe do grupo deve cuidar minuciosamente da organização dos papéis do grupo.
  • B. O chefe deve falar o suficiente para permitir e estimular que as pessoas se manifestem e encontrem seus caminhos de atuação.
  • C. O chefe deve ficar calado para que o grupo possa ser autônomo.
  • D. A atuação do chefe depende de seu estilo.
  • E. A forma de atuação do chefe dependerá do grau de liberdade oferecido pela estrutura formal do grupo.

Entende-se por coesão de uma equipe o grau de envolvimento de seus membros entre si e de dedicação a suas finalidades. A coesão é uma conseqüência:

  • A. da conformidade às tarefas programadas.
  • B. das recompensas monetárias que a empresa oferece pelo mérito coletivo.
  • C. do compromisso e das gratificações e benefícios que seus membros oferecem para si mesmos.
  • D. da responsabilidade e compromisso de seus membros com as metas.
  • E. da natureza da tarefa.

Os conflitos são situações inevitáveis numa equipe, tendo em vista a diversidade de interesses e de percepções da realidade. Diante de conflitos, o que importa é:

  • A.

    que a equipe não se envolva nos confrontos entre seus membros.

  • B.

    que a chefia resolva os confrontos.

  • C.

    que os confrontos sejam ignorados.

  • D.

    que seja indicado um mediador para resolver os confrontos.

  • E.

    que a equipe assuma a administração dos confrontos.

Considerando que os testes, as entrevistas e os questionários são métodos comuns de avaliação de características do ser humano, qual das afirmações abaixo é correta:

  • A. Os testes são instrumentos mais válidos que os questionários, porque são medidas padronizadas.
  • B. Comparando esse três instrumentos, as entrevistas são menos confiáveis, porque não podem ser padronizadas e, portanto, estão sujeitas à significativa influência da subjetividade do entrevistador.
  • C. Os testes, os questionários e as entrevistas são medidas que apresentam limitações em sua validade e, por isso, devem ser utilizados com prudência.
  • D. Os questionários não podem ser aplicados em analfabetos.
  • E. Os testes, os questionários e as entrevistas são métodos igualmente confiáveis, dependendo de quem os aplica.

Os testes psicológicos são instrumentos de medida de algum aspecto do comportamento. Eles podem ser utilizados quando apresentam certos parâmetros, a saber:

  • A. coeficientes de validade e de concordância.
  • B. coeficientes de validade, de fidedignidade e padronização.
  • C. coeficientes de fidedignidade e de validade.
  • D. coeficientes de validade e padronização.
  • E. coeficientes de concordância e de significância.

A psicologia entende o desejo como um mecanismo que afeta o desempenho. O desejo afeta o desempenho porque:

  • A. é um fator de motivação.
  • B. é um fator de competência.
  • C. é um fator de segurança.
  • D. é um fator de liderança.
  • E. é um fator de sociabilidade.

Os fatores motivadores propostos por Herzberg correspondem às seguintes necessidades propostas por Maslow:

  • A.

    necessidades fisiológicas e necessidades de segurança.

  • B.

    necessidades fisiológicas e necessidades de pertença e sociais.

  • C.

    necessidades de pertença e sociais e necessidades de segurança.

  • D.

    necessidades de auto-realização e necessidades de estima e status.

  • E.

    necessidades de auto-realização e necessidades físicas.

As pesquisas que estudam eficácia têm revelado que a relação entre a motivação e o desempenho de alta qualidade não sofre influência significativa do(s):

  • A. significado do trabalho.
  • B. sonhos e pesadelos.
  • C. sistema de recompensas e punições.
  • D. ambiente psicossocial.
  • E. valores pessoais e organizacionais.
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