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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A rapidez das mudanças ocorridas no mundo do trabalho tem colocado a aprendizagem em papel de destaque nos estudos organizacionais. Evitar a obsolescência profissional e criar ambientes organizacionais propícios à aprendizagem (contínua, permanente e aberta) são considerados dois dos maiores desafios enfrentados por profissionais ligados à gestão de pessoas nas organizações. Acerca da aprendizagem nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A aprendizagem em ambientes organizacionais ocorre no nível do indivíduo e pode propagar-se pelos grupos, pelas equipes e pela organização como um todo. A aprendizagem, em Psicologia, é considerada um processo psicológico individual e básico.
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A rapidez das mudanças ocorridas no mundo do trabalho tem colocado a aprendizagem em papel de destaque nos estudos organizacionais. Evitar a obsolescência profissional e criar ambientes organizacionais propícios à aprendizagem (contínua, permanente e aberta) são considerados dois dos maiores desafios enfrentados por profissionais ligados à gestão de pessoas nas organizações. Acerca da aprendizagem nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Os processos cognitivos de aprendizagem natural e induzida dependem de características dos indivíduos aprendizes e independem de condições externas (como contexto de trabalho, suporte gerencial, material).
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A rapidez das mudanças ocorridas no mundo do trabalho tem colocado a aprendizagem em papel de destaque nos estudos organizacionais. Evitar a obsolescência profissional e criar ambientes organizacionais propícios à aprendizagem (contínua, permanente e aberta) são considerados dois dos maiores desafios enfrentados por profissionais ligados à gestão de pessoas nas organizações. Acerca da aprendizagem nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
O que o indivíduo aprende em ambientes organizacionais são conhecimentos, habilidades e atitudes que se manifestam sob a forma de desempenhos ou ações humanas voltadas para metas organizacionais.
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A rapidez das mudanças ocorridas no mundo do trabalho tem colocado a aprendizagem em papel de destaque nos estudos organizacionais. Evitar a obsolescência profissional e criar ambientes organizacionais propícios à aprendizagem (contínua, permanente e aberta) são considerados dois dos maiores desafios enfrentados por profissionais ligados à gestão de pessoas nas organizações. Acerca da aprendizagem nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Nas organizações, os indivíduos aprendem o tempo todo. A aprendizagem ocorrida de maneira informal e espontânea é chamada de aprendizagem natural.
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A análise do trabalho é uma das mais tradicionais e típicas atividades do psicólogo organizacional e do trabalho. A efetividade de vários processos de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e treinamento depende fundamentalmente de informações geradas por metodologias de análise e descrição de trabalhos (cargos, ocupações, profissões). Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Há dois tipos básicos de abordagens de análise do trabalho aquelas orientadas para a pessoa do ocupante e aquelas voltadas para o trabalho. A primeira focaliza a descrição de atributos, conhecimentos, habilidades, atitudes e outras características pessoais necessárias para que uma pessoa execute com sucesso um determinado trabalho.
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A análise do trabalho é uma das mais tradicionais e típicas atividades do psicólogo organizacional e do trabalho. A efetividade de vários processos de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e treinamento depende fundamentalmente de informações geradas por metodologias de análise e descrição de trabalhos (cargos, ocupações, profissões). Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A análise do trabalho é uma metodologia que objetiva a avaliação de desempenho de ocupantes de determinadas funções, cargos, atividades ou profissões.
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Julgue os itens subseqüentes, considerando a prática psicológica institucional.
O entendimento moderno sobre a produção da subjetividade é de que ela é inerente ao organismo humano e está presente no nascimento. Isso sugere que toda iniciativa institucional deva acontecer respeitando o processo da produção subjetiva de seus membros.
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Com referência às atribuições do psicólogo organizacional e à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens que se seguem.
As intervenções organizacionais operam exclusivamente em categorias como ambiente físico, recursos humanos, tecnologia e processos.
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Com referência às atribuições do psicólogo organizacional e à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo é um agente de mudança e deve, por meio de suas intervenções, planejadas após extensa pesquisa, ajudar os indivíduos e grupos a trabalharem de modo mais eficiente e eficaz, preservando a qualidade das relações interpessoais no trabalho.
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Um psicólogo organizacional que atuou como consultor externo em uma organização, ao realizar a coleta de informações para planejar sua intervenção, tomou conhecimento de fatos que comprometiam o desempenho de um gerente daquela empresa. Ele observou necessidades dos empregados que estavam sendo negligenciadas pela administração e geravam dificuldades nas relações de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos a intervenção e ética profissional do psicólogo organizacional.
O psicólogo tem a prerrogativa de, se necessário, intervir no ambiente físico da organização, com base nas exigências do trabalho, nos requisitos de interação formal e nas necessidades sociais dos ocupantes dos postos funcionais.
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